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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aprenda a precificar os produtos no e-commerce

A precificação no e-commerce é um desafio constante que exige análise de concorrência, margem de lucro e estratégias de marketing para aumentar as vendas.

· 24/04/2023 · Atualizado em 27/04/2023
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Para te fornecer mais informações sobre a precificação de produtos no e-commerce, selecionamos as dicas da especialista Natalia Dianno, do canal NuvemShop. 

O preço que você cobra pelos seus produtos está totalmente relacionado com a maneira como os seus clientes enxergam o seu varejo e com a mensagem que deseja querer passar para eles. Hoje, vamos conhecer pontos super importantes que você precisa ter em mente para fazer a precificação dos seus produtos. 

Bom, para começar, vamos analisar uma pergunta: o que te parece mais vantajoso, vender dez produtos por R$ 30 cada um ou vender um só por R$ 300? Quando falamos em colocar uma precificação justa e inteligente nos seus produtos, a primeira coisa que precisamos pensar é: aquele valor está realmente compensando todos os gastos de tempo e de dinheiro que a sua empresa tem com cada venda? 

E aqui, nos referimos sobre o salário dos funcionários das contas de consumo da sua loja, do tempo que leva para atender um cliente que pergunta sobre aquele produto no Instagram, e por aí vai. Ou seja, todo e qualquer tipo de investimento para que aquele produto chegue de fato até o cliente não é uma conta tão simples de fazer, e a grande maioria das pessoas ignora tudo isso que eu trouxe aqui e acaba parecendo errado mesmo. 

Considerando só o custo de produção e o de logística, por exemplo, fazendo uma conta extremamente básica, a conta não é básica, envolve vários fatores, como alguns citados até agora. Então, nesses casos, quando decide-se vender peças muito baratas na nossa loja, provavelmente a margem de lucro também não vai ser das mais altas e, se bobear, todo aquele volume de vendas no final do mês, na hora de colocar na balança mesmo, nem tá compensando.

Outro ponto é o branding, ou seja, o reconhecimento do mercado por seu varejo. O nome pode até ser difícil, mas o que está por trás dele é obrigatório que todo bom empreendedor entenda e aplique nos seus negócios. Por exemplo, quando tratamos do mundo da moda, existem muitas marcas que escolhem vender peças mais baratas para atrair um volume maior de clientes, mas a sua ideia é atingir um público mais selecionado que preza pela qualidade dos produtos que usa no dia a dia. A sua estratégia de precificação precisa refletir isso. 

Portanto, toda a sua comunicação com aquele público, a sua identidade visual, as suas cores, tudo precisa ser pensado de maneira estratégica para atingir essas pessoas. É só dar uma pesquisada pela internet para encontrar marcas que, mesmo oferecendo um preço mais alto, fazem muitas e muitas vendas por mês. Por que será que isso acontece? Simplesmente porque elas criam uma narrativa que desperta o desejo de compra do cliente.

E aí, tem várias pessoas que estão dispostas a pagar qualquer preço para ter um produto daquela loja. Isso é fácil de conseguir, é tranquilo construir essa narrativa bem feita, não é? Mas, a longo prazo, costuma valer muito a pena. É só você acreditar no valor do seu produto mesmo e fazer um trabalho consistente. 

Você encontrar fornecedores mais ou menos e querer cobrar caríssimo por cada peça, tudo isso é uma construção. Então, se seu produto realmente valer aquilo, não tem problema nenhum você ir por essa estratégia de ter peças em valores mais altos. Ainda nessa linha do branding, de despertar o desejo de compra nos seus clientes, junto com o produto, você precisa agregar algum tipo de valor à vida de cada pessoa que compra do seu negócio, para você não ter que ficar na mão de outros concorrentes. Então, esse é o "a mais" que você pode oferecer. 

O próximo ponto de atenção para ser avaliado na hora que você for montar sua precificação: será que você realmente está atraindo o público certo para o seu negócio? Você até pode colocar outro produto com ticket médio mais baixo, mas se esse não for o objetivo principal do seu negócio, não for o produto principal que você quer ser conhecido, por isso vai acabar te atrapalhando muito mais na construção da sua estratégia no geral do que te ajudando. Portanto, você precisa conhecer de verdade a persona que quer atingir, e é só assim que você vai conseguir atrair o público certo e condizente com o produto que você quer vender. 

E aí, por fim, galera, depois de entender quem é a persona do seu negócio, você também precisa se questionar: será que as minhas estratégias de negócios estão direcionadas para esse público que, de fato, pagaria esse preço que eu quero? Então, não basta encontrar o público. Como você está se comunicando com ele? Criando estratégias para quais canais? 

Tudo isso é uma construção, tudo isso faz parte da precificação. Então, não faça nada só porque a concorrência também está fazendo. Que é um exemplo? Vamos supor que você queira atingir um público mais maduro, com poder aquisitivo mais alto e mais disposto a gastar dinheiro para se vestir bem. Será que são essas pessoas que vão se interessar por conteúdos de dancinhas do Tik Tok? Você precisa se adequar para produzir conteúdos e transmitir uma mensagem que tem a ver com seu público. 

Claro que vale buscar por referências, estar sempre de olho no que acontece na internet e até estudar os concorrentes. O único ponto que abordamos aqui é para você se perguntar se tudo isso que viu nessa pesquisa também faz sentido para você, para as pessoas que quer ter como clientes e também comprar imagem da sua marca.

E aí, o que te parece mais vantajoso agora: vender dez produtos por R$ 30 cada ou vender um só produto que custa R$ 300? Tudo bem se você realmente quiser investir em uma estratégia de precificação mais baixa, não tem problema nenhum, mas o principal ponto aqui é que você precisa se questionar e ter consciência de tudo isso que abordamos aqui.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Preço também é marketing: você está certo do seu? 

A definição dos preços de produto ou serviço é uma tarefa desafiadora para empresas de todos os portes. Afinal, o preço certo gera bons resultados e o preço errado ameaça a sobrevivência do negócio no mercado. Independentemente do tamanho do seu negócio, é fundamental dar atenção a essa etapa. Aprender sobre esse pilar básico de marketing, saber como calcular o preço adequadamente e conhecer as principais estratégias de precificação farão a diferença. Nesse material, você mergulhará nesses aspectos do marketing e saberá o que fazer para encontrar o preço ideal para as soluções que a sua empresa oferece.

Estratégias de vendas para comércio eletrônico. 

Essas foram algumas das principais informações sobre a precificação de produtos no e-commerce. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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