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Mercado e Vendas | CLIENTE
Experiência do cliente exige conexões autênticas com a marca

Realidade híbrida, que mistura mundo real e virtual, leva à necessidade de conexões autênticas com os consumidores, além de canais tradicionais de atendimento.

· 16/01/2023 · Atualizado em 13/02/2023
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A partir de 2020, quando as pessoas tiveram que ficar em suas casas, os consumidores modificaram seus costumes. E, agora, mesmo podendo voltar a circular, eles favorecem ofertas que unam o mundo físico e o digital, de uma forma que não ocorria anteriormente. Uma dinâmica que os especialistas chamam de conexões autênticas.

Esta realidade híbrida é cada vez mais intensificada pelo uso de canais digitais, o que nos leva a pensar: qual a conexão entre os consumidores, as marcas e as empresas neste mundo que se consolida?

Solemar Andrade, CEO da Plusoft - empresa especializada em software de relacionamento com o cliente - afirma que o que as pessoas buscam são conexões autênticas. De acordo com ele, o consumidor exige cada vez mais experiências que permitam combinar o mundo digital com o físico, proporcionando afinidades reais com as marcas.

Nível de exigência e empatia

O CEO da Plusoft diz que o nível de exigência subiu muito após a pandemia do novo coronavírus, devido aos impactos da digitalização na vida das pessoas. Isso dificultou para as marcas o trabalho de “desenhar” o perfil dos consumidores, processo que direciona a conexão e o relacionamento da marca com seus clientes.

Andrade pontua que existem aqueles que “digitalizaram” por completo seu estilo de vida, trabalhando, consumindo e se divertindo em casa, por meio de serviços digitais; há os que estão no meio termo, com trabalhos na modalidade híbrida e/ou consumo tanto em lojas físicas quanto virtuais; e os que ainda exerçam relações primordialmente presenciais, trabalhando em escritórios fora de casa e comprando, principalmente, em estabelecimentos comerciais físicos.

Para a Plusoft, as pessoas querem, acima de tudo, relações autênticas, em que as marcas expressem valores e propósitos alinhados a elas. “Não estamos falando só de canais de atendimento. Há um interesse muito grande, por exemplo, no alinhamento social da marca, na sua reputação, mais do que nunca”, diz. 

Andrade também ressalta que houve um escalonamento de consumo de meios digitais, mas que o ser humano busca proximidade, calor humano e afeto, e isso precisa ser transferido para as marcas. “A pandemia não trouxe nada de novo, ela só acelerou. Existe uma mudança já estabelecida. O que temos de fazer é trabalhar nesta adaptação. E, claro, a palavra-chave para chegar lá, para mim, é empatia: da marca com as pessoas, com os consumidores, e isso é recíproco. O cliente, se ele tem amor à marca, existe também empatia pelo lado dele com a marca”, ressalta.

Mantenha contato verdadeiro

Compreender as demandas de seus clientes e entregar a eles a experiência real que desejam, de modo a criar conexões autênticas entre marcas e consumidores, não é uma tarefa tão simples. Entretanto, você não está sozinho na elaboração destas estratégias.

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Além disso, este conteúdo orienta sobre práticas que proporcionam um bom relacionamento com seus clientes e também vale a pena conferir o curso do Sebrae sobre comunicação e bom relacionamento com eles

O mundo virtual é um ótimo espaço para empreender por ser um lugar ainda em desenvolvimento. E, com a ajuda do Sebrae, você tem tudo para destacar-se entre os internautas consumidores. Vem com a gente!

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