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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
10 fatores-chave de sucesso no varejo

Veja dicas de como destacar-se no mercado de planejamento para a sua loja e conheça a ferramenta criada pelo Sebrae para melhorar a sua gestão.

Logotipo do Sebrae

Claudia Schirmbeck Peixoto

· 04/12/2020 · Atualizado em 20/10/2022
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Os fatores de sucesso

Cada segmento possui fatores-chave que são essenciais para o sucesso do negócio. Com o ramo de material construção, funciona dessa mesma forma. Conhecer estes fatores possibilitará a você ganhos na elaboração das suas estratégias comerciais. O Sebrae elaborou uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção. São recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do empreendimento e aumentar as vendas.

O posicionamento de mercado funciona como uma espécie de impressão digital. Precisa ser único! Para definir essa etapa, faça pesquisas de mercado e defina bem seu público-alvo e, então, implemente estratégias de preço, produto e promoções para os clientes, de acordo com o perfil deles. Lembre-se sempre de que quem quer falar com todo mundo acaba não falando com ninguém!

A boa venda começa pela compra. Defina critérios para a composição do mix de produto. Organize os produtos por categoria, analise a variedade e o sortimento, levando em consideração as necessidades e o perfil de compras dos clientes. Cuidado para não exagerar no sortimento (opções de cada tipo de produto).

Faça um controle rígido do estoque de mercadorias.

Gestão de compras e estoques

O lucro não é apenas um dos objetivos de um empreendedor, mas também um dos elementos fundamentais para a sobrevivência do negócio. Sem lucro, não há sobrevivência. Planeje os investimentos necessários para aperfeiçoar os resultados do negócio e mantenha o registro do fluxo financeiro da loja.

O comportamento do consumidor atual pede cada vez mais por comodidade. Essa é a palavra do momento. Então, faça uma análise criteriosa do seu ponto de venda, da jornada de compra do seu cliente e dos serviços que fazem parte da experiência, juntamente com os produtos que você vende. Ofereça uma boa localização, acesso à loja sem complicação, estacionamento, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes.

Tenha um bom relacionamento com fornecedores e com profissionais e empresas de produtos e serviços complementares. A oferta de serviços é o novo desconto. Quanto mais serviços você consegue agregar ao seu processo, mais você consegue se diferenciar da concorrência.

Sem um público fiel, os desafios de uma empresa tornam-se ainda maiores. Em segmentos de alta competitividade, o relacionamento com o cliente pode ser o elemento que possibilitará à sua empresa destacar-se das demais. Então, conheça as necessidades e as expectativas de compra dos clientes, foque em uma estratégia de relacionamento com eles e que leve em conta os objetivos do negócio.

Revolucione o seu relacionamento com o cliente.

Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja e mantenha um controle dos indicadores do negócio para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.

Mantenha um registro dos fornecedores e produtos do estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.

Deixe a circulação pela loja a mais fluida possível, organize os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas devem ficar em pontos estratégicos para o que cliente possa visualizá-los com mais facilidade. 

Capacite continuamente os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra.

Pra você que tem uma loja no comércio varejista de material de construção, confira alguns fatores que são essenciais para o sucesso do seu negócio. O Sebrae elaborou uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção. São recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do empreendimento e aumentar as vendas.

Acesse a ferramenta
  •  A ferramenta elaborada pelo Sebrae destina-se a empresários que tenham negócio no segmento.  
  • Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.  
  • Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave.  
  • Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator. 

Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:

 

 


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