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Sat Jul 09 01:32:55 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
10 fatores-chave de sucesso no varejo de materiais de construção

Veja dicas de como se destacar no mercado de planejamento para a sua loja, e conheça a ferramenta criada pelo Sebrae para melhorar a sua gestão.

· 27/06/2022 · Atualizado em 09/07/2022
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Os fatores de sucesso

Pra você que tem uma loja no comércio varejista de material de construção, confira alguns fatores que são essenciais para o sucesso do seu negócio. O Sebrae elaborou uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção. São recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do empreendimento e aumentar as vendas.

Faça pesquisas de mercado e defina bem seu público-alvo e, então, implemente estratégias de preço e promoções para os clientes, de acordo com o perfil. 

Organize os produtos por categoria, analise as necessidades dos clientes e faça um controle rígido do estoque de mercadorias. A gestão por categotias amplia as possibilidades de aumentar vendas, melhorar as margens e fidelizar clientes.

O coração de qualquer empresa é o caixa. A partir dele, e da correta gestão financeira é que todas as outras ações poderão ser viabilizadas. Planeje os investimentos necessários para aperfeiçoar os resultados do negócio e mantenha o registro do fluxo financeiro da loja.

Ofereça uma boa localização, e acesso à loja sem complicação, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes. Agora que seu cliente aprendeu a fazer compras on-line, mais do que nunca a comodidade se faz necessária.

Tenha um bom relacionamento com fornecedores e profissionais e empresas de produtos e serviços complementares.

Relacionamento e experiências são as palavras mais atuais do varejo! Conheça as necessidades e as expectativas de compra dos clientes,  e desenvolva uma estratégia genuína de relacionamento que leve em conta os objetivos do negócio.

Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja, e mantenha um controle dos indicadores do negócio para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.

Mantenha um registro dos fornecedores e produtos do estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.

Deixe a circulação pela loja a mais fluida possível, organize os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas devem ficar em pontos estratégicos, para que o cliente possa visualizá-los com mais facilidade. 

É preciso entender para atender! Certifique-se de que seus funcionários conheçam o perfil de seus clientes e desenvolva na sua equipe habilidades de relacionamento. Capacite continuamente os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra. 

Acesse a ferramenta
  • A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento.  
  • Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.  
  • Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave.  
  • Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator. 
  •  Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:

 


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