this is an h1

this is an h2

Fri Dec 02 23:19:22 BRT 2022
Mercado e Vendas | PROMOÇÃO
5 dicas infalíveis para aumentar as vendas

Atraia mais clientes com promoções especiais em datas comemorativas.

· Atualizado em 02/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Promoções e criatividade sempre podem ajudar a movimentar datas comemorativas no varejo.

Uma das áreas mais sensíveis de qualquer negócio varejista certamente é a área de vendas. Sobre ela, recai grande parte da responsabilidade sobre o resultado do negócio. 

Não é à toa que muitos empresários se perguntam qual é a solução para aumentar as vendas, depositando todas as fichas nessa área. E, muitas vezes, perdem-se em buscar soluções para o aumento de vendas, desenvolvendo estratégias muito complicadas, quando a receita do sucesso pode estar em pequenos ajustes simples que podemos realizar no nosso dia a dia. 

Aqui, gostaríamos de conversar com vocês sobre algumas dicas simples, porém, muito práticas para que os resultados das suas vendas possam melhorar. Leia esse material que preparamos, baseado no post do Sebrae Piauí, e inspire-se nas dicas!

A primeira delas é a utilização do calendário promocional do varejo. O varejo oferece inúmeras datas para que possamos ativar promoções especiais. As datas comemorativas impulsionam o setor, pois elas acolhem momentos importantes da vida dos consumidores. É uma ótima oportunidade para criar conexão emocional com os clientes. 

Há uma vastidão de datas já pré-determinadas no calendário do varejo como, por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, que já são extremamente conhecidas. Além destas tradicionais, há muitas alternativas, como por exemplo: Dia do Advogado, Dia da Secretária, Dia do Amigo, Dia Internacional da Mulher... E há, ainda, as datas festivas, como Natal, Páscoa e Carnaval. Muita informação, não é mesmo? Só que o importante é filtrar as datas que serão comemoradas na sua empresa, conforme o seu público.

Além disso, você ainda pode, com muita criatividade, desenvolver o seu calendário específico. Então, se você tem um restaurante, por exemplo, que tal comemorar o Dia da Gastronomia Italiana ou o Dia da Cerveja. Ou, se você tem uma loja de caminhões, que tal utilizar a data do Dia do Caminhoneiro ou o Dia da Segurança no Trânsito. É neste sentido! 

Utilize as redes sociais para estar sempre perto do seu cliente

O calendário personalizado da empresa poderá servir de ferramenta para criar conexão com os consumidores. Também precisamos adicionar nesta conexão as ferramentas digitais. Hoje, podemos criar uma comunicação rápida e direta com os clientes utilizando as redes sociais. Coisa que, pouco tempo atrás, não tinha este alcance tão grande. Hoje, as redes sociais permitem-nos criar um caminho mais curto para nos relacionarmos com os clientes. 

Entretanto, para que esta comunicação aconteça da melhor forma e traga os resultados que precisamos, ela tem que ser criativa e fazer sentido para o cliente. Afinal de contas, as redes sociais bombardeiam as pessoas com mensagens o tempo todo. Então, preste atenção para que a sua mensagem tenha um conteúdo relevante, e o seu cliente queira acompanhar e desenvolver uma conversa com você por meio destes canais. Utilize com inteligência e estratégia as suas redes sociais.

Busque os marketplaces para seu negócio ser visto por mais pessoas

As redes sociais podem ser o primeiro degrau da empresa no varejo digital. E, se você já domina esta estratégia e quer dar os passos seguintes, o marketplace pode ser o caminho. Ele funciona bem para quem está iniciando e ainda não se sente seguro para o e-commerce.

É uma estratégia bem interessante usar os marketplaces disponíveis no mercado para aumentar as suas vendas. O marketplace pode ser a vitrine perfeita para o seu empreendimento acompanhar a jornada do consumidor que, sem qualquer dúvida, passa pelo digital. Afinal, nem que seja apenas para pesquisar, o consumidor dá uma espiada no varejo on-line. Com o marketplace, a empresa acessa clientes diversificados expandindo sua visibilidade para um público diferente dos próprios canais digitais da empresa.

É como aquela parceria que você consegue fazer com uma loja da sua cidade, só que na internet. Você entra com os seus produtos numa vitrine muito maior e tem mais chances de ser visto por outras pessoas. Entretanto, é necessário que você cuide da imagem para que o seu cliente possa te encontrar num mar de vitrines de um meio digital. 

Encante o cliente com um atendimento de qualidade

Uma outra dica muito importante, apesar de bastante antiga, refere- se ao encantamento do cliente. Cada vez mais, o atendimento e o encantamento vão estar em pauta. 

A verdade é que as pessoas não precisam mais ir às lojas. Hoje, elas já conseguem tudo a um clique de distância. Então, qual é o motivo que as fazem ir até uma loja? É a experiência no ponto de venda que pode personalizar as escolhas do cliente. É quando o vendedor vibra com aquele produto e com o cliente, aquela emoção por ter feito uma boa curadoria de produtos para aquela pessoa. Com carinho, com emoção! O relacionamento sempre terá seu lugar. Entretanto, para que um cliente se disponha a estar no varejo físico, é essencial que ele faça parte da rotina da loja.

Então, essa receita antiga continua funcionando cada dia mais! E pode ser o diferencial num mundo onde as relações estão cada vez mais digitais e superficiais. Por isto, encante o seu cliente, entenda o que é importante para ele para que você consiga estar na vida dele por muito tempo.

Desenvolva constantemente a sua equipe – o aprendizado precisa ser contínuo

Outro ponto de atenção é a sua equipe. Ela é o ELO que vai entregar a experiência que você deseja ao seu cliente final. Então, fique de olho e faça do aprendizado contínuo um hábito da sua empresa. E quando falamos em aprendizado contínuo, não estamos nos referindo somente aos treinamentos formais, mas sim às oportunidades de aprendizado e à evolução que ocorrem no dia a dia da sua empresa. 

Estimule um clima favorável entre os seus funcionários para que eles possam criar a cultura de troca de melhores práticas. Nada melhor do que uma equipe que se apoie mutuamente em seu desenvolvimento. Cabe a você como líder mostrar que este é um comportamento que a empresa deseja e estimula. Por isso, faça reuniões rápidas de 15 minutos, estimule as boas práticas e traga ao final do dia qual foi o aprendizado. Quando nós orientamos o nosso olhar para o aprendizado, a nossa equipe, com certeza, irá nos seguir, e este é um hábito que pode ser desenvolvido. 

Se ligue no feedback dos clientes

Por último, e como a melhor forma de fazer a sua empresa vender mais, está o hábito de ouvir o seu cliente. É importante deixar sua marca na vida do cliente. E isto traduz-se pela forma como sua empresa ouve e atende os clientes, a maneira que busca sempre solucionar todos os problemas e se comprometer com o sucesso deles.

Quando ouvimos o nosso cliente com atenção e mostramos, por meio de atitudes, que aqui a opinião dele é importante, ele certamente continuará fazendo parte do nosso negócio. Ao estabelecer um bom diálogo com o cliente e oferecer produtos ou respostas que realmente tenham a ver com ele, você criará uma conexão. 

A opinião do cliente aponta para oportunidades de melhoria. Então, tenha uma comunicação sintonizada e afiada com o seu cliente para que ele possa te apontar para onde a sua empresa precisa ir. Aproveite essa comunicação e faça do seu cliente um consultor do seu negócio. Afinal de contas, nós só damos opiniões onde gostaríamos de ver as melhorias. E quem não gosta de ver as suas opiniões valorizadas? Portanto, ouça e demonstre por meio de atitudes que a opinião do cliente é importante para você! Boas vendas!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?