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Mercado e Vendas | FERRAMENTA DE VENDA
5 passos para usar o WhatsApp Business corretamente

Aproveite o WhatsApp Business, uma das principais ferramentas de vendas on-line, e alcance resultados positivos.

· 07/08/2022 · Atualizado em 13/01/2023
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Criado para atender às necessidades da pequena empresa, o WhatsApp Business facilita e agiliza o atendimento ao cliente. Trata-se de um aplicativo de mensagens com diversas funcionalidades para os negócios, como programação de mensagens e catálogo. 

Uma pesquisa da consultoria Analysis Group mostrou que um em cada três usuários do WhatsApp se comunicam com lojas e profissionais liberais por meio do aplicativo. Já o estudo da Morning Consultant, O impacto econômico do WhatsApp no Brasil, revelou que 87%  das pequenas empresas acreditam que o aplicativo ajuda na comunicação com o cliente, e 81%, que ele contribui para o crescimento da empresa (Introdução ao WhatsApp Business).

O WhatsApp Business é gratuito e você precisa criar um perfil comercial, com informações básicas, como horário de funcionamento; endereço físico e do site, redes sociais e e-mail e descrição da empresa. Além de atender o cliente, o aplicativo também pode ser utilizado para vendas e estratégia de marketing digital. 

Uma das suas funcionalidades é a criação de relatórios com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas. Com isso, é possível ajustar sua estratégia de marketing e de vendas. Além disso, é possível colocar etiquetas nas conversas para organizar melhor o fluxo da negociação e do atendimento. Você pode, por exemplo, fazer uma etiqueta "Pago" ou "Pagamento Pendente". 

Para utilizar o WhatsApp Business do jeito certo e alavancar suas vendas, separamos cinco passos. Confira!

1. Não seja o spam do seu cliente

Criar grupos não é uma estratégia boa porque você pode incomodar seu cliente. Faça listas de transmissão, respeitando a posição em que o cliente está no funil de vendas. Procure não enviar muitas mensagens sem propósito para não correr o risco de ser bloqueado ou colocado como spam.

2. Faça um planejamento de ações

Sua estratégia de relacionamento com o cliente precisa ser planejada. Não adianta enviar várias mensagens sem um objetivo claro. Se você for enviar promoções, verifique em que ponto do funil de vendas aquele contato está. Pode ser que ele já tenha fechado negócio, e a promoção já não sirva para ele. Mas, pode ser que ele esteja perto da tomada de decisão, e um desconto pode ser o gatilho que faltava. 

3. Responda de forma ágil 

Aproveite a automatização do WhatsApp Business para criar mensagens instantâneas e agilizar o seu atendimento. Por exemplo, se o cliente entrar em contato para pedir um orçamento do seu serviço, já tenha a mensagem programada solicitando os dados que você precisa para enviar, em seguida, o orçamento. Também é possível programar mensagens de ausência, com horário de atendimento e avisando que assim que possível você responderá, caso seu cliente entre em contato fora do horário comercial, por exemplo.

4. Monte um catálogo relevante 

O catálogo serve como uma vitrine virtual. Assim que seu cliente entrar em contato, você já pode enviar o seu catálogo, facilitando e agilizando o atendimento. Lembre-se de colocar fotos e imagens de boa qualidade, descrição detalhada, valores, formas de pagamento e entrega.

5. Convide o cliente a salvar o seu contato

Esse passo é importante para você conseguir fazer contato com seu cliente. Se você não estiver na agenda dele, pode ser que você seja bloqueado ou confundido com spam. Divulgue seu telefone de WhatsApp nas suas redes sociais e site para facilitar o contato do seu cliente com a sua empresa. 

O WhatsApp Business é uma ferramenta estratégica de atendimento ao cliente, de marketing digital e de vendas. As pequenas empresas que sabem aproveitar esse instrumento de comunicação alcançam resultados positivos e mantêm um relacionamento mais próximo com seus clientes. 

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Venda mais com o WhatsApp Business

Como vender mais pelo WhatsApp Business


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