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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
5 recursos do WhatsApp para aumentar suas vendas

WhatsApp Business é um canal de atendimento estratégico para os pequenos negócios.

· Atualizado em 18/07/2022
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Entre os canais digitais, o WhatsApp é um dos mais relevantes, porque ele possui uma penetração massiva, alcançando pessoas de quase todos os tipos de faixas etárias, classes sociais e regiões. Trata-se do aplicativo de mensagens favorito dos brasileiros. 

Uma pesquisa da Opinion Box, com quase 2 mil usuários do aplicativo no Brasil, mostrou que 98% dos entrevistados possuem WhatsApp no celular e 86% usam diariamente. Além disso, 76% conversam por mensagem com empresas e 64% já fecharam compras pelo canal.(Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil). 

O Facebook estima 140 milhões de empresas ativas, por mês, nos seus aplicativos e serviços. E a versão WhatsApp Business foi desenvolvida especialmente para os pequenos negócios e tem mais recursos que o aplicativo tradicional. Por isso, é preciso baixar, especificamente, o Business na loja de aplicativos. O ideal é não cadastrar um telefone pessoal, mas o da empresa, pois se trata de uma conta comercial. 

Com essa conta, você define um perfil completo do seu negócio, cadastrando o horário de abertura e fechamento, endereço, e-mail e site. Você também tem a possibilidade de integração dos anúncios veiculados nas outras plataformas da Meta (Facebook e Instagram).

Abaixo, listamos os cinco principais recursos do WhatsApp Business para os pequenos negócios: 

  •  Mensagens de ausência

Sabemos que uma boa parte do público é ansioso e deseja uma resposta imediata. As mensagens de ausência são importantes para diminuir essa ansiedade e, eventualmente, alinhar as expectativas de retorno por um atendimento humanizado. Se o seu cliente enviar uma mensagem fora do seu horário de atendimento, por exemplo, você pode programar a mensagem dizendo que em breve irá atendê-lo e dizer o seu horário de funcionamento. 

  • Mensagens de saudação

Assim como as mensagens de ausência, as de saudação podem reduzir a ansiedade do cliente e já estabelecer uma primeira comunicação com ele. Você consegue colher informações iniciais e importantes para a jornada de compra. Por exemplo, você pode dar as boas-vindas, apresentar-se, perguntar o nome e qual produto o cliente quer ter informações.

  • Etiquetas

Com as etiquetas é possível gerenciar o volume de conversas e categorizá-las da maneira mais adequada. Você consegue classificar os contatos e mensagens, individuais ou de grupos, por cores. É uma maneira de filtrar, por exemplo, os pedidos que já foram pagos, entregues ou que estão em negociação.  

  • Catálogo

Com esse recurso, os empreendedores podem fazer catálogos com seus produtos ou serviços. Por isso, lembre-se de colocar fotos de qualidade, uma boa descrição e os preços. O catálogo é uma vitrine virtual, que facilita e agiliza o atendimento do cliente. 

  • WhatsApp Pay

Esse recurso é voltado para pessoas físicas. Os seus clientes podem fazer pagamentos por meio dele, pois funciona como uma transferência em dinheiro. Para usar o WhatsApp Pay, o usuário adiciona o cartão de débito na conta do aplicativo, cria um PIN de seis dígitos (ou a biometria) e coloca os dados financeiros. O pagamento é habilitado pelo Facebook Pay. 

Essa forma de pagamento pode facilitar o cotidiano do empreendedor, mas é preciso atenção e cuidado, já que as compras estão sendo transacionadas online.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Semana do Marketing Digital - Use o WhatsApp para impulsionar o seu negócio

Venda mais com o WhatsApp Business

E aproveite os cursos do Sebrae:

 

Up Digital Marketing 




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