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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
8 dicas para vender artesanato pela internet

Saiba como empreender no e-commerce, sem dispensar a loja física e ganhando em ambos.

· Atualizado em 01/07/2022
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O mercado digital é uma vitrine para o mundo e uma ótima maneira de aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro da empresa. O e-commerce é um mecanismo dinâmico para efetuar vendas, onde os produtos são vistos 24 horas por dia, todos os dias.

O cliente quer receber o produto em casa, sem precisar sair dela.

Neste conteúdo, falaremos sobre a venda de artesanato pela internet.

Pensando em auxiliar cooperativas, associações e artesãos individuais a ampliarem suas vendas e alcançarem o mercado nacional e internacional, o portal Aprendendo a Exportar Artesanato - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - publicou várias dicas de como introduzir o artesanato no e-commerce.

Vamos às dicas?

8 dicas para vender artesanato no e-commerce

  1. Formas de pagamento

No mercado online, são várias as formas possíveis de pagamento e envio. Cada empresa, ao criar sua loja online, define as possibilidades que serão dadas ao cliente e, na hora da compra, o cliente faz a escolha. O processo é rápido e eficaz e não depende da localização geográfica ou do fuso horário do comprador.


  1. Escolha de embalagens

Opte por embalagens resistentes para o envio dos produtos. Afinal de contas, elas garantem que o produto chegue inteiro e intacto nas mãos do cliente. Em se tratando de artesanato, a proteção deve ser mais resistente ainda. E, dependendo do local da compra, a viagem pode ser longa.


  1. Contrate um seguro

A contratação de um seguro na hora do frete é uma decisão não só importante, mas que também pode evitar muita dor de cabeça.


  1. Invista em um site confiável

Garantir um site seguro, livre de vírus e de outros riscos ao consumidor, com design e informações atraentes para agilizar a compra, também é essencial para ele não desistir de fazer sua aquisição.


  1. Aprenda a mostrar o produto

A compra de artesanato pela internet é mais delicada, assim como, o próprio produto. Pois, lembre-se de que pela internet o cliente não pode tocar na peça. O cliente só tem acesso visual ao produto. Então faça do seu site uma verdadeira vitrine. Abuse de fotos bem produzidas, em diferentes ângulos, com recurso de zoom e informações detalhadas sobre cada produto. Tudo para que o cliente não tenha dúvidas na hora de dar o “ok” para a compra.


  1. Concretize a venda de forma satisfatória

Mais do que uma possibilidade de compra, ofereça ao seu cliente, uma boa experiência de compra. É assim que você deve se posicionar perante o consumidor também no mercado digital. Por isso, além de segurança e funcionalidade, procure garantir a efetivação dos negócios digitais. Não adianta realizar a venda e não ter como concretizá-la ou fazê-la de maneira que não satisfaça o cliente. Lembre-se, cumprir o prazo para envio do produto é fundamental. Ou melhor, vital para seu negócio.


  1. Crie campanhas promocionais

Aproveite as datas específicas como dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, natal, entre outras. São ótimas oportunidades para criar campanhas promocionais, que alavancam suas vendas e podem servir também para atrair novos clientes. As campanhas podem ser criadas com base no produto, no preço e são estratégias para criar engajamento.


  1. Aprenda a se divulgar

Há inúmeras maneiras de chamar a atenção na rede. Existem muitos cursos online com dicas para você conseguir se posicionar no mercado digital. Absorva e coloque em prática todos esses conteúdos: é assim que você conseguirá mostrar que chegou para ficar no comércio eletrônico.


E, claro, não desanime, pois é inegável que as compras pela internet não só são tendência, como aumentam cada vez mais. E para o artesanato é uma ótima oportunidade, pois uma das maiores dificuldades dos artesãos, sempre foi dar visibilidade ao trabalho e fazer com que suas produções chegassem até os clientes.

Uma sugestão é aprimorar dia a dia suas estratégias e, claro, o seu produto. Não é porque você vende os produtos online que precisará dispensar a loja física. Também, lembre-se de que a participação em feiras e rodadas de negócio é sempre uma boa oportunidade para os clientes conhecerem de perto seu produto.

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Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Primeiro, você aprenderá sobre a influência da internet nos negócios. Depois, você estudará o planejamento para vender pela internet  e como os pilares: PRODUTO, PREÇO, PRAÇA e PROMOÇÃO agem nos resultados. Por fim, você conhecerá os canais de comunicação e de vendas pela internet.

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