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Mon Nov 07 17:54:09 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
A importância da liderança no varejo: o que é liderança?

Saiba como a liderança pode ser usada para melhorar os resultados desejados pela empresa por meio da gestão de pessoas.

· Atualizado em 07/11/2022
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Gerenciar equipes é, sem dúvida, desafiador e imprescindível em um mundo em que o trabalho de forma colaborativa é cada vez mais necessário. Por isso, aquele velho conceito de que liderança é a capacidade de comandar a partir de uma posição de autoridade caiu por terra para dar lugar à concepção de que o líder tem a capacidade de influenciar e inspirar pessoas, contribui para um ambiente de trabalho mais humanizado e participa ativamente para atingir as metas e objetivos da organização.

O artigo que o Sebrae traz para você faz parte da série A importância da liderança no varejo, e neste texto, você vai saber quais são as principais características de um líder, bem como as diferenças entre ser líder e ser chefe.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que, em uma organização, as lideranças não necessariamente precisam estar ocupando cargos de direção. Pessoas com capacidade de liderança podem estar em vários níveis de uma organização. No entanto, para efeito do que queremos trazer neste conteúdo, vamos trabalhar com a ideia de liderança de equipe. 

Os conceitos mais modernos de liderança apontam no sentido de que o líder é aquele que consegue motivar a sua equipe para o sucesso e, para isso, utiliza-se de suas habilidades de transformar o espaço de trabalho em um ambiente produtivo e de satisfação da equipe, empregando estratégias como: apostar no potencial dos colaboradores, aplicar suas experiências e conhecimento, treinar novos colaboradores, recompensar a equipe, incentivar habilidades individuais e grupais.

Como se vê, o líder é um motivador da equipe, daí a importância de treinar a liderança para uma boa gestão de equipe. É o líder quem vai incentivar a equipe a perseguir um propósito, bem diferente do conceito de chefe, o qual nem sempre é um líder… O chefe, muitas vezes, coloca-se em uma posição autoritária de poder: ele manda, e os funcionários obedecem - a posição de comando e controle existe para o alcance de resultados da empresa, não havendo uma preocupação maior com a satisfação da equipe.

Entre as atribuições de um líder, muito além de delegar tarefas, está o desafio de engajar os colaboradores, participando de forma ativa da execução das atividades. Outro aspecto importante é conhecer os pontos fortes e fracos da sua equipe e manter uma comunicação clara e objetiva com os funcionários, além de estar atento às mudanças do mercado no que se refere ao seu setor. Para tanto, entre as principais características de um bom líder estão a sua proatividade, criatividade e ética, sem as quais dificilmente será respeitado em sua função.

Quer saber mais? Acesse o conteúdo Como criar uma cultura de execução na minha empresa e acompanhe os outros artigos da série. Se precisar do Sebrae, ligue para o 0800 570 0800.


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