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Thu Sep 01 11:05:50 BRT 2022
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
A satisfação do cliente é garantia de sucesso do seu negócio

Conhecer o cliente coloca em suas mãos a possibilidade de satisfazê-lo e, claro, de retê-lo. E isso é cada vez mais importante em uma economia supercompetitiva.

· Atualizado em 01/09/2022
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Você certamente ouve o tempo todo que é preciso encantar o cliente, mantê-lo e atender às suas expectativas. Na verdade, esses pontos sempre foram fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, em qualquer lugar do mundo, mas eles se tornaram muito mais importantes na sociedade hipercompetitiva em que vivemos.

Não é o ideal, mas alguns negócios específicos até podem colocar a qualidade do atendimento ao cliente em segundo plano. Uma loja de souvenires no centro de Roma ou Paris, por exemplo, pode se dar ao luxo de tratar mal um turista, porque vai receber uma legião de outros a seguir. Uma empresa de coleta de lixo que seja a única em determinada cidade e esteja desagradando os cidadãos talvez não fique muito preocupada - afinal, ela não tem concorrência.

Mas esses casos são exceções com prazo determinado de duração. Quer ver? Há alguns anos, uma das maiores empresas aéreas do mundo danificou a guitarra de um compositor durante uma viagem. O rapaz pediu ressarcimento, a companhia não deu bola, e ele compôs um jingle que viralizou nas redes sociais. Resultado: as ações da empresa despencaram e ela teve que negociar um acordo que saiu bastante caro.

Hoje, com a democratização do acesso à informação, há centenas de sites que abrem espaço às reclamações dos clientes, como o Reclame Aqui. Além disso, entidades como o Procon pegam no pé da indústria, comércio e prestadores de serviço quando se trata da defesa do consumidor. Se as reclamações sobre o seu trabalho forem constantes, terão impacto negativo nos mecanismos digitais de busca, como Google ou Yahoo, utilizados quase automaticamente no momento de comprar um produto ou contratar um serviço. Agora imagine qual o efeito disso sobre o cliente. 

Da mesma forma, uma pontuação negativa ou positiva em rankings de portais segmentados, como o Booking.com, representa a diferença entre o céu e a Terra - neste caso, no ramo da hotelaria.   

Mais recentemente, no Brasil, uma startup da área de compras coletivas que se transformou, em apenas um ano, em unicórnio, isto é, em uma empresa avaliada em mais de US$ 1 bilhão, organizou mal o seu crescimento e começou a atrasar demais as entregas. O resultado foi a sua queda, tão rápida quanto à sua ascensão, e sua marginalização no mercado.

Esses relatos querem dizer: ou você e seu negócio focam a satisfação - e, consequentemente, a retenção - dos clientes ou vão perder dinheiro e mercado. Até porque, seja qual for o seu segmento (produção, comércio ou serviços), o fato é que, com raríssimas exceções, sempre haverá um concorrente capaz de oferecer o que você produz ou faz - às vezes, com a mesma qualidade, ou até melhor, e cobrando o mesmo preço, ou menos.

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O caminho: conhecer o cliente

Não existe fórmula mágica para manter seu cliente, mas um bom ponto de partida é o eixo da atual transformação digital que vivemos: reunir o máximo possível de dados sobre ele, ou seja, saber como ele se informa, do que gosta e, principalmente, do que não gosta. Existem inúmeras ferramentas que podem ajudar você a fazer isso - desde os softwares especializados no relacionamento com o cliente até o bom e velho bate-papo por celular.

O passo seguinte é olhar para dentro de sua empresa e saber se ela está ou não fazendo o necessário para fidelizar o cliente. Será que reduzimos o número semanal de e-mails, que o cliente já disse detestar? Será que entendemos a dica, quando o cliente insinuou que não gostava do profissional que o atendia diretamente? Será que estamos lembrando que um ótimo cliente adora receber uma mensagem de futebol sempre que seu time ganha? 

Não se trata, é claro, de um exercício simples: você vai precisar dedicar tempo, pensar bastante e, muitas vezes, convencer sua equipe a fazer uma autoanálise, que quase sempre é incômoda. Mas o prêmio é excelente: manter o cliente comprando com você. Hoje, as opções são ilimitadas: as pessoas podem comprar roupas do brechó, da loja no shopping ou de um aplicativo da China. Com tantas opções, como é que você pode garantir a fidelização do seu cliente? Como assegurar que esse bom atendimento possa ampliar suas vendas? E, então, o mais importante: como fazer com que ele indique você e sua empresa a outros clientes? 

Lembre-se: não há mecanismo de busca ou ferramenta de marketing que funcione melhor do que a indicação boca a boca, considerada uma declaração explícita de confiança. 

Bora oferecer a seu cliente o que só você e sua empresa podem fazer?

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