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Inovação | INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
A venda on-line de cosméticos está em alta, mas requer cuidados

Como o setor de cosméticos no Brasil cresce a cada dia, a chance de se dar bem com as vendas on-line também aumentou.

· 21/10/2022 · Atualizado em 26/03/2023
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A indústria da beleza está cada vez mais on-line. Espera-se que as compras de beleza no comércio eletrônico mundial representem 25% de todas as vendas no varejo de beleza em 2023, acima dos 11% em 2019, segundo Relatórios da Insider Intelligence.

O e-commerce no Brasil cresceu 2% em 2022, de acordo com relatório produzido pela NielsenIQ EBIT. E o setor campeão das vendas foi o de Beleza, já que a venda de  Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento de 21,2%. Para o pequeno empresário, essa é uma grande oportunidade para se dar bem, pois contar com o meio virtual para divulgar e vender seus produtos não exige grandes investimentos, somente muito esforço e responsabilidade. 

Para trilhar esse caminho e obter sucesso, é recomendado contar com uma boa estratégia de vendas e procurar saber melhor sobre como vender on-line. Assim, a médio prazo, o seu negócio ganha destaque e começa a se expandir. 

As vendas on-line aumentaram, e os consumidores cada vez mais adquirem cosméticos no e-commerce. O Desenvolvimento do setor envolve inovação, tecnologia, compras sociais (social selling) e iniciativas sustentáveis.

Pela internet 

Quando o consumidor compra on-line, no e-commerce, ele busca principalmente 3 coisas: preço, praticidade e promoções. Ao mesmo tempo que o mundo virtual permite que seu produto chegue a um enorme número de pessoas com pouco investimento, ele também possibilita que os consumidores comparem preços e localizem as melhores ofertas e promoções. Por isso, quem quer atender esse consumidor e alcançar o sucesso tem que se destacar.  

Hoje o consumidor está mais exigente, ele quer ter boas experiências no seu processo de compra e quer uma venda mais personalizada. De acordo com a McKinsey & Company, 71% dos consumidores esperam que as empresas forneçam interações personalizadas e 76% ficam frustrados quando isso não acontece.

Aos poucos, redes sociais, como o Facebook e o Instagram, se tornaram verdadeiras vitrines. E, nesse universo, o que conta é a aproximação com a realidade, ou seja, quanto mais você conseguir demonstrar a qualidade e os efeitos do seu produto, maior a chance de fechar a venda.  

Para ter sucesso no e-commerce, é preciso desenvolver uma estratégia digital, para atrair clientes. Os ambientes digitais, em especial as redes sociais, estimulam o culto à beleza e a promoção da imagem e, consequentemente, o consumo de produtos cosméticos. 

Se você tem dúvidas sobre o que postar, confira algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo:  

  • Desenvolva uma identidade visual atraente para o seu negócio nos perfis das redes sociais. 
  • Planeje os temas relacionados ao seu negócio, como beleza e autocuidado, com antecedência. Tenha um bom conteúdo e use hashtags.
  • Fale sobre assuntos atuais e também dê atenção às datas sazonais, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia da Mulher e Natal, pois elas são grandes propulsoras de vendas.
  • Determine uma regularidade para postar e faça as suas publicações respeitando a periodicidade escolhida.  
  • Use fotos de qualidade e faça vídeos, tutoriais e lives. 
  • Capriche nas descrições dos produtos. 
  • Responda rapidamente e de forma gentil às perguntas, aos comentários, às críticas e às sugestões, mesmo se tiverem cunho negativo. 
  • Organize promoções, disponibilize combos de produtos, ofereça descontos e use cashback. 
  • Aprenda a fazer o monitoramento e a manutenção de sua página, pois ela contém informações importantes para o direcionamento de seu negócio. 

WhatsApp 

Quando se fala das redes sociais, não se deve deixar de fora o WhatsApp Business, específico para negócios. Para usufruir desse importante canal de vendas, você precisa abrir uma conta comercial, preencher todos os dados solicitados, elaborar um catálogo de produtos e divulgar o número para contato. Desse modo, você poderá contar com mais uma forma rápida de atender às necessidades dos seus clientes.  

Outro bom caminho para o pequeno empreendedor ampliar as possibilidades de comercializar seus produtos é marcando presença nos marketplaces conhecidos, como Amazon, Magalu, Mercado Livre. Estes, além de oferecerem toda a logística exigida, ainda levam seu produto mais longe, para mais pessoas. 

Mas atenção: comercialize apenas produtos regulamentados e legalizados. Lembre-se de que cosméticos, por serem ligados à saúde e ao bem-estar, são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fique de olho e se informe sempre sobre o que vai disponibilizar em seu negócio. Tanto os fabricantes que não cumprem as normas vigentes sobre os produtos cosméticos, quanto quem os comercializa cometem crime e são responsáveis pelos danos que podem eventualmente causar. 

No caminho para um negócio de sucesso, não vale a pena correr riscos com cosméticos de origem duvidosa, sem regulamentação. Andar na linha é sempre a melhor opção para fidelizar clientes e crescer no segmento.

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