this is an h1

this is an h2

Thu Mar 16 00:43:46 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Account-based marketing: estratégias de vendas para grandes empresas

Estratégias de account-based marketing são direcionadas para leads com alto potencial de conversão e que exigem personalização.

· Atualizado em 16/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Seguimos com a série de artigos sobre as tendências discutidas no Startup Summit, um dos eventos mais importantes para o ecossistema de inovação brasileiro. Você sabe o que é account-based marketing (ABM)? É um tipo de marketing personalizado para contas de alto valor, que combina marketing de conteúdo, tecnologia e ação comercial.

No ABM, a comunicação é totalmente direcionada para potenciais clientes. Assim, é possível relacionar estratégias de ABM com inbound marketing. Este pode gerar leads, que não foram convertidos, mas que apresentam alto potencial, para o funil de vendas do ABM. Já no funil do ABM, os leads são nutridos com campanhas customizadas, construindo relacionamento e gerando oportunidades de negócio. 

Uma das vantagens do ABM é a redução ou eliminação de desperdícios, já que a estratégia visa a um grupo específico e com alto potencial de negócio. Outro benefício é a velocidade do funil de vendas, que passa a ser maior com o ABM. A pré-seleção de leads e as campanhas baseadas no perfil do cliente ideal ou ideal customer profile (ICP) têm o objetivo acelerar o processo e levar o consumidor para a próxima etapa do funil o mais rápido possível. 

O account-based marketing vale a pena para empresas B2B, com foco em grandes empresas. Isso porque o ticket médio e as variáveis LTV, CAC e ROI costumam ser mais altos. Além disso, grandes empresas possuem um ciclo de vendas mais longo e exigem personalização no atendimento e entrega estratégica, antes de tomar uma decisão.

Separamos algumas dicas para seu negócio prospectar, aplicando estratégias ABM. Confira! 

Escolha e pesquise o público

O primeiro passo é montar o perfil ideal de clientes. Faça muitas pesquisas e entenda as dores e necessidades do seu público. Se você está tratando com empresas de grande porte, identifique o comitê decisor e quem pode influenciar na decisão. 

Customize a oferta para cada público

A personalização é ponto chave numa estratégia ABM. Entregue customização do seu produto ou serviço para as necessidades específicas de cada cliente. O formato e o canal também devem ser planejados de acordo com o perfil de cliente ideal. Você pode distribuir conteúdo por meio de e-mails, blogs, mídias sociais, eventos, webinars, entre outros.

Fidelize

Fidelize o seu cliente e mantenha o interesse dele pelo seu produto ou serviço. Pequenas ações, como cumprir horários e facilitar processos, podem ajudar na fidelização do cliente. Tenha atenção aos fluxos de e-mails e ao compartilhamento de informações relevantes.

Monitore e mensure

Mantenha sua base de dados atualizada. Além disso, é preciso que as equipes de marketing e vendas trabalhem de forma integrada para nutrir as informações a respeito da estratégia ABM. 

O monitoramento dos seus clientes e das oportunidades de negócio deve ser frequente. Ter objetivos claros e acompanhar resultados ajuda a corrigir rotas e melhorar procedimentos. 

Experimente

No dia a dia, você pode verificar se sua estratégia ABM está no caminho certo. Por isso, teste hipóteses e faça os ajustes necessários. Uma ação pode parecer boa no início e se mostrar desastrosa no futuro. Avalie o que precisa ser mudado para manter o interesse do seu cliente.

O Startup Summit é um evento relevante, porque traz discussões atuais, como as estratégias de account-based marketing, e outras tendências de mercado. Fique atento às próximas edições!

Conheça o Sebrae Like a Boss, competição de inovação para startups em busca de capacitação e aceleração. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como elaborar um plano de marketing 

Entenda o que é o metaverso

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?