this is an h1

this is an h2

Fri Mar 17 02:32:22 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Aprenda a aumentar o movimento da sua loja

Saiba aplicar quatro truques importantes para aumentar o movimento da sua loja.

· Atualizado em 17/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Sua empresa anda com poucas visitas ou seus clientes pararam de ir até o seu negócio? Nesse artigo, inspirado no post do Sebrae Paraná, separamos quatro truques de grandes empresas para manter as lojas sempre bombando de clientes e visitas.

No disputado cenário atual de mercado, mais do que oferecer produtos, serviços e um bom atendimento, é necessário conhecer bem o cliente e suas necessidades. A atenção no público-alvo e na sua jornada de compra é fundamental para não perder de vista as oportunidades de vendas. Este interesse verdadeiro pelas dificuldades do cliente promove um relacionamento genuíno. A ideia é que o valor da empresa se expresse por meio da interação com o consumidor, adiantando e resolvendo necessidades e problemas que ele nem sabe que tem.

Conhecer bem o seu público-alvo direciona todas as estratégias para aumentar o movimento na sua loja. É desta forma que você estará preparado para as datas mais importantes para seus clientes, conseguirá uma comunicação assertiva, falando a língua deles e criará uma cultura de interesses comuns.

Depois de entender bem o seu cliente, você pode utilizar estas quatro estratégias para atrair e envolver ainda mais o seu público:

1- Experiência de consumo

Não há como negar, a internet mudou muito a forma como consumimos produtos ou serviços. Ela, sem dúvida, tornou tudo mais conveniente, rápido e prático. Porém, o virtual não substitui o contato físico e, apesar de também oferecer experiências impactantes, em geral, não é capaz de gerar as mesmas sensações e sentimentos que a vida real consegue.

A experiência no espaço de contexto da marca, que pode ser uma loja física por exemplo, torna-se uma poderosa ação de fidelização de clientes e atração de novos consumidores. Invista em uma fachada atraente, um ambiente interior acolhedor e confortável para o seu cliente. Treine seus funcionários para prestarem atenção e um atendimento excepcional. Preocupe-se em cada detalhe, da música à iluminação. Faça com que a ida do seu cliente até a sua loja valha cada minuto do tempo passado ali.

2 – Ações

O segundo truque, provavelmente, já até passou pela sua cabeça. Eu estou falando de você promover ações na sua loja. Se você possui uma loja de alimentos orgânicos, ofereça uma tarde de degustação. Se você possui uma loja de cosméticos, proporcione uma tarde de beleza, demonstrando produtos e maquiagem. Esses eventos pontuais são importantes para apresentar o seu espaço para os seus clientes, e por que não criar o hábito de visitar o seu negócio? Não se esqueça de pensar também na experiência de consumo. Pense na família do cliente e como ela também pode se encaixar neste evento.

3- Gatilho da reciprocidade

Quando o seu objetivo é aumentar as vendas, você deve olhar para além do cliente isolado. Essa pessoa pode se tornar um embaixador da sua marca por meio do gatilho mental da reciprocidade. Esse gatilho mental da reciprocidade gera no seu cliente o desejo de devolver um bem recebido que, nesse caso, pode se tornar uma indicação, um elogio nas redes sociais ou até um retorno à loja com amigos e familiares.

E como conseguir essa reciprocidade? Além da experiência de consumo, ofereça algo a ele - os famosos mimos. É uma ótima opção e forma de despertar a necessidade de dar algo em troca à sua empresa. Mas, em vez de oferecer um produto qualquer, um desconto, que tal um presente exclusivo? Se você vende roupas, ofereça um acessório personalizado. Se você tem uma lanchonete, uma sobremesa especial. A ideia aqui não é gastar dinheiro, é demonstrar carinho e cuidado com o seu cliente. Pense sempre nisso!

4- Usar as redes sociais

Na era da internet as lojas presenciais precisam inovar para manter o fluxo de clientes a todo vapor. Já falamos aqui de três formas que podem te ajudar a sair na frente da concorrência. Mas, quem disse que para esse objetivo a internet não pode ser um aliado? É isso mesmo: para fazer a sua loja bombar, você deve usar bem as suas redes sociais. Mostre seus produtos, sua loja, suas embalagens, os seus clientes e seus eventos. Ofereça descontos para seguidores, exclusividade para clientes presenciais. Mostre os mimos que você dá aí na sua loja. Mostre para o seu cliente que valerá a pena visitar o seu negócio.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar a alavancar suas vendas. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?