this is an h1

this is an h2

Fri Feb 17 03:02:00 BRT 2023
Inovação | AUMENTO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA
Benefícios do foodtechs no segmento de alimentos e bebidas

É hora de impactar o mercado com novas tecnologias de transformação digital no segmento de alimentos e bebidas. Conheça os foodtechs.

· 01/02/2023 · Atualizado em 17/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não é difícil de compreender o que é foodtech. O termo vem do inglês e faz referência às palavras comida (food) e tecnologia (tech). A partir daí, não é difícil compreender que se trata de uma inovação que merece a atenção especial dos restaurantes: trata-se da aplicação das tecnologias no setor de alimentação, e são muitas as modalidades que podem se beneficiar delas, como, por exemplo, brunch, delivery, fast-food, comida saudável e muitas outras tendências.

Em resumo, as foodtechs são tecnologias que apresentam soluções para o setor de alimentos as quais se incorporam a técnicas que acompanham todo o processo, desde a produção, distribuição, venda, consumo, serviço e retorno. Assim, preocupa-se com a maneira como os alimentos são produzidos, servidos e distribuídos, disponibilizando diversas formas de os consumidores se alimentarem.

A experiência positiva do cliente é um dos principais impactos que essas novas tecnologias promovem, por isso, a seguir, apresentamos alguns dos recursos digitais mais utilizados no segmento de alimentos e bebidas, que podem inspirar os empreendedores a impactar o mercado com novas tecnologias de transformação digital.

  • Inteligência artificial: o modelo de inteligência artificial amplia a eficiência e rendimento de todos os processos da cozinha. Com a tecnologia, é possível reduzir erros, desperdícios e prestar um atendimento ágil aos clientes com chatbot e cardápio digital, por exemplo.
  • Aplicativos mobile: são aplicativos desenvolvidos para atender as necessidades do administrador e dos clientes.
  • Criação de sites: o site indica a segurança profissional da empresa. Pode ser utilizado de diversas formas, desde a divulgação até a apresentação de cardápios e controle de pedidos e reservas.
  • Big data: possibilita marketing personalizado; cozinhas inteligentes;  informações coletadas nos sistemas de marketing, contabilidade, estoque e agendamento de restaurantes podem ajudar a reduzir custos e maximizar o retorno de investimento. Os dados são reunidos de forma inteligente para a gestão.

Benefícios

Com a internet das coisas, mais aparelhos e ferramentas de cozinha podem conectar-se e transformar em ferramentas de coleta de dados. Essa tecnologia de cozinha inteligente pode monitorar inventário e preparação de alimentos para melhorar a eficiência e a precisão do pedido. Além disso, os insights de dados coletados podem melhorar as informações, aprimorar a experiência e promover a fidelidade do cliente.

Veja o que pode ser analisado: tempo médio de espera; experiência da entrega; registro de reclamações ou elogios; atendimento ao cliente; opções de menu. Outra grande vantagem dessas novas tecnologias no setor de alimentos e bebidas é que elas ajudam na redução do desperdício de alimentos; otimizam a cadeia logística; ajudam a promover o aumento nas vendas e fidelização do cliente. Saiba mais sobre essas inovações no nosso artigo O que são foodtechs.

Gostou das informações? Procure o Sebrae e fique por dentro.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?