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Thu May 04 22:10:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | TÉCNICA DE VENDA
Ciclo de vendas: como diminuir o seu

Investir em qualificação dos prospects e nutrir os contatos que ainda não estão prontos para uma abordagem comercial, são maneiras de reduzir o ciclo de vendas.

· Atualizado em 04/05/2023
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O ciclo de vendas corresponde ao período de tempo que envolve a relação da empresa com um cliente, desde o primeiro contato de prospecção até o pós-venda. As etapas do ciclo de vendas representam as fases necessárias para vender um produto ou serviço. Em geral, o ciclo de venda tem relação direta com o Custo de Aquisição de Clientes, o CAC. 

Desde o começo até o fim do período entendido como o ciclo de uma venda, muitas etapas são compreendidas. Mas, elas variam de mercado para mercado e, até, de empresa para empresa. As etapas podem ser separadas em duas partes: a primeira, antes do fechamento; e a segunda, no fechamento e depois.

A primeira parte envolve:

Prospecção: é o momento do contato inicial, realizado entre empresa e prospect. Aqui são incluídas todas as etapas de mapeamento dos decisores.

Contato de conexão: é o momento em que um ou vários decisores puderam ser contatados e a estratégia de persuasão e engajamento terá início.

Qualificação do prospect: aqui é o momento para entender o cenário da empresa e a aderência do processo de vendas dela, com a solução que você está oferecendo. A partir desse processo de qualificação, são identificados os produtos ou serviços que serão ofertados (no caso de companhias com amplo portfólio), de acordo com a demanda do lead.

Formalização da proposta: este é o momento em que a proposta é enviada ao prospect.

Avaliação do decisor: hora da decisão final. Aqui acontece a avaliação do material que foi enviado por parte dos decisores de compra.

Já a segunda parte envolve:

Fechamento da venda: é o marco do ciclo de venda, por ser “o começo do fim” desta série de ações compreendidas por esse indicador.

Pós-venda: é a etapa do ciclo de venda em que o negócio se consolida. Nesta etapa, estão compreendidos os seguintes processos:

  • Implementação (no caso de um novo processo, setor ou ferramenta);
  • PoC (no caso de um SaaS);
  • Setup (que é o período de referência ou, ainda, benchmarking) ou
  • Rampeamento (como é chamado o período de adaptação).

A nomenclatura acima pode variar de acordo com a sistemática e a realidade de cada empresa e mercado em que atua.

Como diminuir o ciclo de vendas

Existem algumas estratégias para diminuir o ciclo de vendas:

  • Entenda o valor agregado entregue 

Faça estudos para entender como o seu produto/serviço pode entregar valor para o seu prospect. Saber quais são as principais melhorias que ele proporciona e entender, exatamente, em qual cenário ele desempenha da forma esperada, faz com que você saiba em quais situações consegue garantir o resultado. No final, tudo isso significa conhecimento sobre o seu produto e sobre o mercado para o qual você está querendo vender a solução. 

  • É preciso conhecer o pitch 

Muitas empresas não conseguem atingir um bom nível de alinhamento do time com o pitch. Isso pode acontecer por várias razões, que vão desde o turnover no time de vendas e da falta de treinamento e capacitação para os vendedores, até a falta de alinhamento de discurso de venda e os apelos em nível C-Level e diretoria. O resultado disso é que o vendedor, que está na linha de frente do time de Negócios, vai para a reunião despreparado, inseguro, e suas métricas de desempenho despencam. 

  • Ferramentas de gestão

Além dos processos e treinamentos, contratar ferramentas que facilitem o dia a dia dos profissionais dos times comerciais é um passo fundamental. Isso faz com que a execução das tarefas previstas no playbook tenha mais assertividade e eficiência. Essas ferramentas podem ser automação de leads (para o Marketing), LRM (para a gestão do time de BDR e SDR), CRM (para a gestão das oportunidades que estão sendo trabalhadas). Implementar um processo de qualificação de listas (com os LDRs), é algo imprescindível para garantir que os leads que passam para abordagem e para Vendas serão os perfis certeiros para a sua estratégia.

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