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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como a inteligência emocional pode aumentar suas vendas

A inteligência emocional aumenta a produtividade, promovendo relacionamentos saudáveis entre colaboradores e clientes.

· Atualizado em 17/11/2022
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A inteligência emocional envolve a construção de relacionamentos humanos e, por isso, é uma das soft skills mais relevantes para a área de vendas. O termo tornou-se conhecido com o livro de Daniel Goleman, em 1995, que dizia que a consciência das emoções possibilita um maior controle e desenvolvimento da inteligência. 

Assim, ela é entendia como a capacidade de compreender e saber lidar com as emoções, próprias e dos outros. Ela traz vantagens para o setor de vendas, na medida em que permite um melhor relacionamento entre colaboradores e com os clientes. Isso é feito a partir de cinco pilares:

  1. Autoconhecimento emocional: é preciso conhecer suas habilidades, dificuldades, reações, entre outras emoções.
  2. Controle emocional: é possível compreender seus limites e antecipar reações a determinadas situações. 
  3. Automotivação: ajuda no alcance de metas profissionais e pessoais.
  4. Reconhecimento das emoções: habilidades como empatia, conexão e respeito podem ser desenvolvidas. O que leva à redução de conflitos e uma melhor convivência entre a equipe e as demais pessoas. 
  5. Relacionamentos interpessoais: promove a interação e construção de relações saudáveis entre colaboradores, o que tem impacto direto nos resultados da empresa. 

No segmento de vendas, a inteligência emocional está relacionada à consciência e ao gerenciamento das situações. Ou seja, os sentimentos e as emoções devem ser administrados para que você esteja no controle da negociação e garanta o fechamento do negócio. 

Um profissional consegue fazer uma gestão eficiente das suas relações com colegas e clientes. Além disso, ele consegue destacar-se por suas atitudes em situações de estresse, demonstrando equilíbrio. 

Esses benefícios são constatados facilmente no aumento da produtividade, melhor qualidade de vida e fortalecimento das relações interpessoais. O empreendedor passa a ter empoderamento na tomada de decisões, autoconfiança, otimismo e desenvolve uma maior capacidade de liderança.

Como desenvolver a inteligência emocional 

Existem outros três níveis de inteligência para os negócios:

  • Inata: está relacionada ao nível de inteligência de cada um e não pode ser desenvolvida com experiências.
  • Adquirida: é a que adquirimos ao longo da vida com as nossas experiências e aprendizados.
  • Tecnológica: é aquela que alcançamos com os avanços da tecnologia e suas ferramentas.

A inteligência emocional potencializa o desempenho dos vendedores na medida em que promove o autoconhecimento, a automotivação, o controle emocional e a capacidade de construir e manter relacionamentos interpessoais. Separamos algumas dicas para você desenvolvê-la. Confira!

  • Conheça a si mesmo, suas forças e fraquezas. Lembre-se que não se trata de reprimir suas emoções, mas de saber lidar com elas em momentos de conflito ou estresse. Faça uma autoavaliação e autocrítica depois de situações de fortes emoções.
  • Conheça seus clientes, escutando atentamente suas necessidades. Ao observar e entender o que o cliente deseja, você pode oferecer a solução mais adequada e facilitar o relacionamento. 
  • Seja empático. Coloque-se no lugar do outro para entender diferentes pontos de vista e conseguir resolver conflitos de maneira saudável. Esteja aberto ao diálogo e valide o sentimento do seu cliente.
  • Conheça os diferenciais competitivos do seu negócio e os detalhes dos produtos que você vende. Estude e domine as técnicas de cada etapa do atendimento e do funil de vendas para desenvolver sua autoconfiança. 
  • Mantenha a constância. O desenvolvimento é constante, e você precisa estar atento aos seus sentimentos. Além do autoconhecimento, aceite feedbacks e veja possíveis críticas como uma forma de crescimento.

Desenvolver a inteligência emocional requer esforço e tempo, assim como outras soft skills, que são habilidades comportamentais de difícil avaliação. No ambiente corporativo, as soft skills são tão importantes quanto a capacidade técnica. Habilidades como comunicação, flexibilidade, trabalho em equipe e proatividade fazem diferença tanto para o profissional quanto para os resultados da empresa. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como elaborar um plano de marketing

Saiba como potencializar as suas vendas


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