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Mercado e Vendas | RELACIONAMENTOS COM CLIENTE - CRM
Como a sua empresa pode usar um CRM

Usar um software CRM ajuda a organizar todas as informações da sua empresa, melhorar os processos e otimizar o relacionamento com seu cliente.

· 28/02/2023 · Atualizado em 07/03/2023
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A sigla CRM significa customer relationship management, ou gerenciamento do relacionamento com o cliente. Em uma definição simples, o CRM é um sistema oferecido por muitas empresas (como a Salesforce), que permite a gestão inteligente de dados relacionados aos clientes.

Em um CRM, é possível salvar informações referentes a contatos e prospects, contas, leads, oportunidades de venda – tudo em um só lugar. O sistema é on-line e acessado por todos os membros da equipe.

Usar um CRM é fundamental, especialmente para negócios de crescimento rápido, ou que já tenham muitos clientes. O sistema evita a desorganização dos dados e permite alinhamento mais aperfeiçoado entre os integrantes das equipes de vendas e de marketing.

Cada colaborador de sua empresa gera grande quantidade de dados por dia quando liga para um prospect, faz follow up de um lead ou consegue uma reunião.

Em um modelo tradicional, essas informações geradas diariamente iriam para documentos do Word, agendas ou planilhas. Mas, esta não é a melhor forma de gerenciar os dados, pois é fácil perder algum detalhe sobre o cliente e, consequentemente, uma oportunidade de venda.

Um bom CRM ajuda sua empresa a melhorar o relacionamento com o cliente, planejar ações mais assertivas e também a aumentar o lifetime value – a métrica que determina o valor de um cliente para a empresa e anota o quanto ele gasta, em média, com seu produto ou serviço enquanto estiver fazendo negócio com você.

O que um CRM oferece

O CRM é focado no relacionamento com o cliente, mas também ajuda a otimizar conversas com várias pessoas, como colegas, fornecedores e outros prestadores de serviços essenciais para a sua entrega.

Isso porque o CRM é um local central de armazenamento das informações coletadas. Se você possui outro tipo de programa destinado a gerenciar fornecedores, por exemplo, deve ficar atento à capacidade de integração do sistema para não perder integração.

Na plataforma do CRM, os colaboradores da empresa podem catalogar ligações feitas, e-mails e apresentações enviadas, além de solicitações atendidas – tudo com detalhe e histórico. Se um vendedor não puder seguir com um lead, por exemplo, outro poderá continuar o trabalho.

Além disso, ao conhecer melhor o cliente, oportunidades de upselling e cross-selling tornam-se possíveis, aumentando o tempo de vida do cliente e a quantidade de recompras.

Up selling tem relação com um upgrade, um ganho, quando o vendedor oferece ao cliente a possibilidade de melhorar o que está levando para casa, apoiado por uma boa condição. O cross selling, ou venda cruzada, é oferecer um produto ou serviço complementar à oferta que o cliente adquiriu. Estas duas oportunidades são facilitadas pelas informações do CRM.

Em termos práticos, a fim de conseguir realizar tudo isso, um bom CRM possibilita:

  • Compartilhamento de arquivos e conteúdos.
  • Previsão de vendas.
  • Mensagem instantânea entre funcionários.
  • Integração com e-mail (como Gmail e Outlook).
  • Análises organizadas em dashboards.

Com a sofisticação dos serviços, o mercado oferece planos com diversas funcionalidades, como envio de e-mails customizados, upload de insights das redes sociais e dados sobre a saúde geral do negócio em tempo real.

Estas informações são especialmente importantes para empresas que atendem a solicitações de suporte em grande quantidade. O ideal é oferecer ao consumidor várias opções de contato, seja por rede social, por e-mail, mensagens ou por telefone, por exemplo. Gerenciar tudo isso é um desafio e deixar as coisas desorganizadas é um risco.

Benefícios

Ter um CRM pode melhorar as operações da sua empresa. Pode até mesmo ser o ingrediente que faltava para o seu crescimento.

Claro, é um investimento e, dependendo da empresa contratada, pode impactar o orçamento. Ainda assim, a conta, muitas vezes, é positiva. Considere a seguir alguns dos benefícios de adotar um CRM.

Gerenciamento extensivo de leads e contatos

Ter um cuidado especial com os clientes é um diferencial. Fazendo com que o gerenciamento seja mais efetivo e sem estresse, você pode ser mais detalhista ao atender os clientes.

O CRM permite que você conheça melhor o seu consumidor e possa criar experiências customizadas.

Campanhas de marketing mais efetivas

O CRM também centraliza processos do marketing para que você tenha acesso a todas as informações necessárias na hora de lançar uma campanha. É possível entender as preferências dos consumidores e ter insights conforme as análises detalhadas.

Custos reduzidos

Se a implementação do CRM for feita da forma correta e quando toda a equipe estiver alinhada, não será necessário perder tempo com a busca de informações e follow ups desnecessários. Dessa maneira, a equipe pode realizar novas tarefas, sem atrasar suas funções.

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