this is an h1

this is an h2

Thu Mar 09 21:00:00 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como as comunidades digitais impulsionam a inovação?

As comunidades digitais promovem a troca de experiências e conhecimentos, o que possibilita o desenvolvimento de uma cultura de inovação.

· 10/01/2023 · Atualizado em 09/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As comunidades digitais são ambientes que ajudam a criatividade e a inovação. Isso porque são grupos de pessoas que se relacionam no ambiente on-line, compartilhando experiências e interesses em comum. Ao realizar essa troca, surgem novas ideias que ajudam a inovar.

Por exemplo, um grupo de empresários pode se reunir no Telegram para falar sobre empreendedorismo. Ou estudantes que estão se preparando para entrar nas universidades e conversar em uma comunidade do Facebook.

As comunidades digitais podem estar em diferentes canais, como redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas digitais e fóruns on-line.

Nesse contexto, existem também as comunidades de inovação, que são pessoas interessadas em trocar metodologias e estratégias, além de experiências. 

Algumas empresas buscam construir comunidades de inovação com seus colaboradores, outras com os feedbacks dos clientes e, ainda há aquelas que se reúnem com outras organizações para discutir temas em comum.

Todos saem ganhando, porque, nessas comunidades, podem surgir soluções inovadoras e estratégicas para as empresas.

Mas, na prática, como as comunidades podem ajudar a inovar seu negócio? Vejamos algumas vantagens que as comunidades digitais podem trazer para o seu empreendimento!

Para construir uma comunidade digital de inovação, pense em 3Cs: Captar, Capacitar e Converter. O primeiro C, Captar, diz respeito às pessoas que farão parte da sua comunidade. Verifique quem tem o perfil ideal para participar de uma comunidade de inovação, pesquisando os interesses e dores das pessoas. 

Capacitar, nesse caso, significa fornecer aos participantes um sentido e mostrar as vantagens de estar atuante na comunidade. Por fim, Converter, quer dizer se sentir parte. Os integrantes da sua comunidade de inovação precisam se sentir importantes e ativos dentro do grupo. 

Construa uma relação de confiança recíproca. Como? Escutando e acolhendo feedbacks, respondendo a todos os comentários e dúvidas e colocando em prática sugestões do grupo.

O Sebrae já possui comunidades temáticas no Telegram. Empreendedores se reúnem e recebem informações por áreas de atuação. Participe das Comunidades do Sebrae no Telegram.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Comunidades digitais podem fortalecer sua presença digital

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?