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Mercado e Vendas | CONTROLE DE VENDA
Como monitorar as vendas antes que seja tarde demais

Entenda a importância de monitorar as vendas para obter os resultados desejados.

· 13/02/2023 · Atualizado em 16/03/2023
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Você sabe quando é hora de ajustar a estratégia? O monitoramento de vendas é fundamental para tomar essa decisão corretamente. Acompanhando as vendas, você saberá o que precisa ser redirecionado para obter os resultados esperados. Acompanhe estas dicas, inspiradas no post do Varejo + Sebrae Minas, para monitorar o desempenho das vendas – antes que seja tarde demais!

Em uma empresa, só é possível gerenciar o que se mede. Mas, só podemos medir a partir da definição daquilo que é importante para a empresa crescer. Compreender a importância da gestão das vendas é o primeiro passo para explorar outros indicadores para sua empresa. O monitoramento das vendas é um grande aliado dos empreendedores, pois mostra a situação atual e permite o ajuste na estratégia para alcançar a situação desejada.

Se você acompanha suas vendas dia a dia, a demanda não se acumula e o monitoramento traz muito mais eficiência para a sua gestão. Vale a pena tentar! Às vezes, pequenas mudanças na rotina e alguns registros de informações básicas, como a quantidade de vendas e de clientes atendidos no dia, já podem trazer informações muito importantes para o seu diagnóstico de problemas e estratégias possíveis.

O monitoramento é fundamental para que você possa colher melhores resultados. Ter metas mensais de vendas é muito importante, mas também é importante dividir essas metas em pequenos objetivos diários. O controle diário de vendas te ajudará a identificar se sua estratégia está funcionando ou se você precisará pensar em uma nova estratégia antes do fechamento do mês.

Por exemplo, se no dia 15 você ainda não alcançou pelo menos 50% de sua meta, certamente, não a baterá até o final do mês, a não ser que você faça alguma ação promocional para alavancar as vendas. Também é muito importante mensurar indicadores como o número de itens por vendas e o preço médio de cada um dos itens vendidos por vendedor. Isso te ajudará a mensurar o esforço da sua equipe de vendas, e esse esforço fará toda diferença no fechamento do mês.

Além de informar sobre o processo de vendas, o monitoramento é uma forma de você estar em contato com a equipe para escutar as dificuldades e ideias para aprimorar os processos. Não deve ser encarado como uma cobrança, mas como uma assessoria. Aliás, esta postura de cobrar metas deve ceder lugar à formação de uma equipe verdadeira. 

É fundamental que os vendedores entendam os valores e objetivos da empresa para gerar engajamento de todos. Definir os objetivos com clareza e antecipação torna mais fácil para os membros agirem como uma unidade. Quando a equipe tem metas claras e mensuráveis desde o início, é mais fácil alcançar o sucesso. Se você quer que seus colaboradores cuidem bem de seus clientes, você deve cuidar bem deles primeiro. O encantamento do cliente começa com o encantamento da equipe.

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