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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Como utilizar a psicologia do consumidor de forma estratégica

O que você precisa saber sobre psicologia do consumidor para aumentar as suas vendas.

· 28/07/2022 · Atualizado em 23/08/2022
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Muitos processos mentais influenciam a decisão de compra do cliente, daí a importância de compreender os comportamentos de consumo do seu público-alvo. Nesse sentido, uma estratégia importante é trabalhar a psicologia do consumidor, que permite utilizar as técnicas de vendas mais adequadas e ser mais assertivo na aplicação dos gatilhos mentais para aumentar as conversões no seu negócio.

A psicologia do consumidor permite entender as motivações de compra do cliente, sejam elas racionais e/ou emocionais, porque ela analisa seu comportamento durante a jornada de compra. Essa análise traz benefícios como: a criação de estratégias de experiência personalizada, por meio de ações de marketing ou de atendimento ao consumidor;  aumento nas vendas, direcionando o cliente para os produtos que mais geram valor para ele; e fidelização dos clientes, tendo em vista que existe maior conexão e identificação da sua empresa com eles. 

Estudos apontam alguns fatores que influenciam na compra do consumidor e, entre eles, podem ser citados: a cultura, a classe social, o estágio de vida em que a pessoa se encontra, o papel social que ela exerce ou mesmo o mercado e a economia, além de outros, como medos e necessidades, novas tendências e opinião de outros consumidores.

Conhecer os hábitos e as necessidades do seu consumidor é fundamental para promover uma conexão entre a sua marca e o público, afinal, para se tornar um cliente em potencial, a pessoa precisa se identificar com os valores e as soluções de uma empresa. Por isso, é importante criar experiências que atendam às expectativas do cliente e que enfatizem a proposta de valor do seu negócio nas comunicações.

Gatilhos mentais

Você já deve ter ouvido falar em gatilhos mentais. São técnicas de persuasão que estimulam o cérebro do consumidor na tomada de decisão e que podem ser aplicadas nas estratégias de marketing. 

Elencamos a seguir alguns dos gatilhos mais utilizados:

  • Reciprocidade: presentear o cliente com um cupom, um brinde, entrega de conteúdos personalizados e de qualidade e programas de fidelidade.
  • Autoridade: compartilhamento de conteúdos sobre o segmento em que atua, como empresas de moda, podendo trazer conteúdos sobre tendências, composição de looks, lifestyle, erros e acertos no uso de peças, moda e tipos de corpo, entre outros.
  • Escassez e urgência: desperta no consumidor a necessidade de comprar antes que a oportunidade acabe. A escassez trabalha com um número determinado de produtos ou promoções, ao passo que a urgência explora um limite de tempo para aproveitar uma oferta. Assim, podem ser realizadas promoções relâmpagos e descontos exclusivos, mas tenha o cuidado de cumprir o que promete.
  • Exclusividade: faça campanhas exclusivas para públicos específicos nas redes sociais ou e-mail marketing. 

Agora que você já conhece algumas formas de impactar de maneira mais assertiva o consumidor e levá-lo à ação desejada, acesse os conteúdos que o Sebrae preparou para complementar este assunto em Saiba mais e planeje estratégias e práticas inteligentes para conquistar o seu cliente.

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