this is an h1

this is an h2

Wed Dec 21 13:51:13 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como utilizar o WhatsApp no atendimento ao cliente

Conheça algumas funcionalidades e boas-práticas do WhatsApp Business para criar relacionamento com seus clientes.

· 14/10/2022 · Atualizado em 21/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O WhatsApp Business é uma ferramenta estratégica para interagir com o cliente, acelerar vendas e gerar melhores resultados. Para isso, é preciso conhecer as funcionalidades do aplicativo e implementar suas ações a partir de um planejamento. 

Muitos empreendedores acabam utilizando o WhatsApp Business de maneira equivocada, enviando muitas mensagens ao cliente, com textos longos e confusos. Evite essa prática. Planeje suas ações promocionais de maneira que não canse o consumidor. 

Ser claro e direto é fundamental. Suas mensagens não podem ser muito longas. Você precisa ser criativo e atrair a atenção do seu cliente para que ele leia toda a sua mensagem. Você pode utilizar emojis para passar um tom de informalidade e diversão. Mas, lembre-se que é preciso conhecer o seu cliente. 

Esse é o primeiro passo em qualquer estratégia de marketing digital: entenda o perfil do seu cliente, suas dores e desejos. Por exemplo, se o WhatsApp é o canal que ele mais utiliza, é interessante estar disponível ou colocar um colaborador no atendimento via WhatsApp. 

Crie relacionamentos duradouros

O WhatsApp possui mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, é um dos aplicativos mais utilizados. Trata-se de um canal de comunicação que chega a uma grande quantidade de pessoas e que facilita o acesso do seu cliente ao seu negócio e vice-versa.

Aproveite a função "etiquetas" para organizar e encontrar, com facilidade e rapidez, as conversas e mensagens trocadas com o seu cliente. É possível criar etiquetas com diferentes cores ou nomes e adicioná-las a conversas ou mesmo nas mensagens dentro de uma conversa.

Quando uma pessoa entrar em contato com o seu negócio, você pode verificar se é o primeiro contato ou se vocês já conversaram antes. Se for um segundo contato e já estiver etiquetado, você pode direcionar melhor o atendimento. Chamar a pessoa pelo nome ou saber se ela já recebeu os valores dos produtos, por exemplo. 

O aplicativo permite a criação de até 20 etiquetas. Basta acessar sua conta Business, tocar e segurar na conversa e, em seguida, clicar em etiquetar. Após selecionar as etiquetas que você deseja usar, salve. 

Com as etiquetas, você também consegue visualizar a etapa da jornada do consumidor. Por exemplo, você consegue classificar os atendimentos como primeira demonstração de interesse, pagamento efetuado, pagamento pendente, encomenda entregue e assim por diante. 

Boas-práticas

É importante ressaltar que você precisa da permissão do seu cliente para enviar mensagens de WhatsApp. Em caso de promoções, certifique-se de que ele aceitou receber, seja por meio de formulário on-line ou físico. Caso o cliente não queira, você corre o risco de ser ignorado ou bloqueado.

Para não ser identificado como spam, complete todas as informações do seu perfil. Coloque uma foto do seu negócio ou da logomarca, o nome, telefone, endereço, site, horário de funcionamento e descrição. Assim, quando o consumidor recebe uma mensagem, já sabe que se trata da sua empresa.

Também é importante escolher o melhor horário para envio de mensagens. Evite horários muito cedo ou tarde. O ideal é manter o horário comercial. Se você tem um restaurante, por exemplo, pode enviar mensagens um pouco antes do almoço para ser lembrado e gerar interesse no cliente. 

Outro ponto de atenção é a mensagem de áudio, muito utilizada atualmente. Seu cliente pode não gostar dessa ferramenta ou não poder escutar no momento em que você enviar. 

Com o WhatsApp Business, você pode organizar demandas e planejar seus atendimentos. Além disso, é possível criar estratégias de vendas com foco no cliente. Aproveite o WhatsApp Business para personalizar o atendimento e aumentar o faturamento da sua empresa.

Quer saber mais? Solicite a sua Consultoria de WhatsApp Business e descubra as melhores técnicas de atendimento que vão te diferenciar da concorrência!

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Utilize o WhatsApp Business para manter as vendas

Como usar de forma estratégica a lista de transmissão do WhatsApp


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora