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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Como vender seus serviços nas redes sociais

Entenda as diferenças entre a venda de um produto e de um serviço e confira dicas para potencializar seus resultados nas redes sociais.

· 31/01/2023 · Atualizado em 21/02/2023
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As estratégias de vendas de produtos são diferentes das de serviços. Vender serviços nas redes sociais pode parecer mais complexo, mas, na verdade, existem técnicas e abordagens específicas para esse tipo de negociação.

Em primeiro lugar, é preciso compreender a diferença entre produto e serviço. O produto é resultado de uma atividade humana. Ele pode ser um bem durável ou não-durável; e, ainda, de consumo ou de comércio. Já o serviço é a realização de uma atividade, como educar, transportar ou cozinhar.

Existem três diferenças básicas: tangibilidade, preço e propriedade. Com relação à tangibilidade, os produtos são tangíveis, ou seja, podem ser tocados. E os serviços são intangíveis. Sobre o preço, os produtos podem ser cobrados com base em métricas de quantidade, como tamanho ou volume. E os serviços são cobrados por unidades de tempo, como hora de trabalho ou diária. Por fim, a posse do produto passa de quem vende para quem compra. No caso do serviço, não ocorre essa transferência de posse, mas de direito de uso ou de acesso.

Mas, qual é a importância de divulgar os serviços nas redes sociais? Atualmente, as redes sociais fazem parte do nosso cotidiano e hábitos de consumo. Não é possível fugir dessa realidade. Além disso, promover seus serviços nas redes sociais traz vantagens como: 

  • Aumenta o seu alcance e as chances de ser encontrado por um cliente;
  • Demonstra profissionalismo e segurança;
  • Gera proximidade, conexão e fortalece o relacionamento com o cliente; 
  • Oportunidade de receber feedbacks e de conhecer melhor o perfil do seu público;
  • Diminui os custos e investimentos em propagandas de mídias tradicionais, como panfletos. 

Separamos algumas dicas para você compreender as principais diferenças entre as duas vendas, serviços e produtos, e aplicá-las no seu negócio.

Venda de serviços é consultiva

Conheça a técnica spin selling, que envolve os seguintes fatores: situação, problema, implicação e necessidade de solução. Saiba lidar com o envolvimento emocional do seu cliente e desconstruir suas objeções, para que ele tenha segurança na hora da compra. As redes sociais podem ser utilizadas para fortalecer o relacionamento com o seu cliente e, assim, surgirem mais vendas. 

Crie conteúdo de valor 

Crie conteúdos mostrando o valor agregado e não apenas o preço do seu serviço. O cliente precisa enxergar valor no que você está oferecendo.

Para agregar valor, é preciso, antes de tudo, apresentar ao seu cliente uma solução a um problema, algo que ele realmente necessita. Conheça as necessidades e desejos do seu cliente para alinhar na hora da divulgação e da oferta. 

Identifique os canais em que seu cliente está mais presente. O perfil da sua empresa deve estar nesses canais. Aproveite o potencial de cada rede social e os formatos de conteúdo disponibilizados.

Faça vídeos e mostre os bastidores

Envolva o cliente na sua rotina e mostre o cuidado que você tem com cada etapa de desenvolvimento do seu trabalho. Como os vídeos estão em alta, aproveite o formato para mostrar os detalhes do seu dia a dia. Isso aproxima o cliente, gera identificação e conexão, além de envolvimento com a sua marca.

Foque na manutenção do cliente

Para quem vende serviços, o mais comum é que a compra seja recorrente. Por exemplo, serviços de manicure, faxinas e limpezas, aulas particulares, personal trainer, entre outras. Por isso, conquistar o cliente é essencial para que ele seja fidelizado. Além de um bom atendimento, você pode oferecer um cupom de desconto, um programa fidelidade, enviar mensagens em datas especiais, como aniversário e Natal. 

Utilize a opinião dos seus clientes para melhorar os seus serviços

Peça feedbacks dos seus clientes a respeito do seu serviço. Lembre-se de pedir autorização para publicar depoimentos nas redes sociais. Essa estratégia serve como gatilho da prova social na hora de atrair mais clientes.

Veja que vender serviços não é tão complicado quanto parece. O principal é compreender o perfil do seu cliente e a solução de negócio que você está propondo para ele. Mantenha o foco no relacionamento nas redes sociais e atue com profissionalismo para ter mais sucesso. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais

Últimas tendências das redes sociais


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