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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Compras de Natal: Uma experiência marcante para o seu cliente

Quanto melhor for a experiência do seu cliente mais chance será o vínculo de fidelização com sua empresa

· Atualizado em 08/11/2021
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As festas de fim de ano já estão chegando! E com elas, o tão aguardado Natal, a época que gera maior volume de vendas e rentabilidade para o varejo. Após um ano difícil para o comércio, por causa da pandemia, a expectativa positiva pelas compras nesse tempo tem crescido para os empreendedores.

Aqui no Brasil, o período é muito satisfatório, uma vez que a maioria dos consumidores estão capitalizados, com o 13º terceiro. Além disso, a data mexe bastante com o emocional do consumidor, que procura nos presentes uma forma de demonstrar afeto por amigos e familiares.

Pensando nisso, o varejo está se preparando para bombar as vendas. Contudo, também é hora de aperfeiçoar outro elemento fundamental para os negócios: a experiência do cliente.

A experiência do cliente

A experiência do cliente pode ser definida como as interações e os experimentos que um indivíduo vivencia com uma empresa. Esse processo deve ocorrer em toda a jornada do consumidor, desde o primeiro contato até a finalização da compra/contratação, visando a sua fidelização.

Fidelização de clientes

A experiência do cliente é fundamental para que ele crie um vínculo de fidelização com sua empresa. Quanto melhor for essa vivência na sua loja mais chances você terá de ter aquele cliente novamente consumindo seus produtos ou serviços e certamente divulgará a sua marca para outras pessoas, fazendo, assim, o famoso e poderoso marketing boca a boca.

Aumento na vantagem competitiva

Os períodos natalinos agitam todo o comércio. Com isso, diversos negócios passam a apostar em ações para vender mais. Oferecer um atendimento de qualidade, um bom pós-venda e outros benefícios ao consumidor acaba se tornando um grande diferencial em relação aos seus concorrentes.

O período natalino é o momento ideal para firmar uma boa relação com seu cliente e fidelizá-lo. Para lhe auxiliar nesse processo, listamos como você pode fazer isso presencialmente e no digital. Veja a seguir!

Como oferecer uma boa experiência ao cliente presencial?

  1. Saiba bem o que o seu cliente espera neste período

Sua equipe de atendimento precisa se comunicar, efetivamente, com seus clientes, compreendendo seus perfis e a criando uma conexão com eles. Assim, você saberá o que esperam do seu negócio neste período e entenderá como alcançá-los depois que as compras natalinas passarem.

  1. Crie condições especiais de Natal

A implementação de uma ótima experiência ao cliente deve passar pelo atendimento personalizado e de alta qualidade. Nesse sentido, é importante criar ofertas personalizadas para quem já tem um relacionamento com a sua marca, ou enviar um brinde, como um presente natalino. Isso incentiva os clientes a continuarem a comprar da sua empresa.

  1. Crie canais de contato efetivos

Trate seus clientes de maneira mais personalizada. Você pode contar com a tecnologia para isso! Estude o seu público para entender os meios de comunicação que ele utiliza e a forma como isso precisa ser feito. O ideal é que você utilize quantos canais de comunicação forem necessários para que a sua audiência seja totalmente abrangida por todos os meios disponíveis. Além disso, treine seus colaboradores para criarem um contato efetivo com o cliente durante o atendimento presencial. É importante que transmitam confiança, que estejam atentos à necessidade da clientela e que ofereçam um atendimento personalizado.

 Como oferecer uma boa experiência ao cliente digital?

Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos e o retorno do atendimento presencial, a expectativa é de que, neste ano, as compras de Natal ainda sejam realizadas, em grande parte, pela internet. Sendo assim, é fundamental que os empresários pensem também na experiência do cliente que compra online.

Para criar experiências online que impactem positivamente o cliente, é preciso investir nestas quatro estratégias:

  1. Conheça o seu cliente online

Na internet, as pessoas deixam rastros de comportamento o tempo todo. Isso é chamado de poeira digital, o principal elemento para entender seu cliente. Com os dados certos em mãos, crie estratégias que atendam às expectativas da clientela neste Natal. Preocupe-se em entender as intenções de compra, quando compram e por que, visando oferecer os melhores produtos e serviços.

  1. Invista em boas imagens do seu produto

O apelo visual é uma das principais partes do processo de compra. Por isso, além da qualidade da imagem, quanto mais detalhes e ângulos você puder mostrar o produto, melhor. Também é fundamental manter as imagens sempre atualizadas.

  1. Priorize a usabilidade do site de vendas

De acordo com o Google, mais da metade dos visitantes abandonam os sites mobile que levam mais de três segundos para carregar a página. Por isso, prepare o site do seu comércio eletrônico para receber um grande volume de clientes e acessos.

É indispensável investir em usabilidade para não perder vendas e proporcionar a melhor experiência de compra para seu cliente.

Com todas essas dicas, você poderá aumentar as suas vendas natalinas, mas pode ir além fazendo o curso gratuito do Sebrae sobre Comunicação e relacionamento com seus clientes e assim compreender as possibilidades da sua empresa alcançar melhores resultados. 

Ver detalhes do curso comunicação e relacionamento com seus clientes


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