this is an h1

this is an h2

Tue May 23 13:57:17 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Confira as oportunidades do mercado brasileiro de games

Hoje, o mercado brasileiro de games é o maior da América Latina e oferece oportunidades para quem deseja criar jogos ou tornar-se jogador profissional.

· Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil assumiu, em 2021, o posto de maior mercado de games na América Latina, superando o México, e a receita do setor em território nacional pode duplicar até 2026, segundo relatório sobre entretenimento e mídia da PwC 2022-2026.

Existem muitas oportunidades para profissionais que desejam atuar no mercado brasileiro de games e diversas empresas de tecnologia estão ampliando sua atuação em jogos. 

Em 2021, a indústria doméstica de jogos eletrônicos contabilizou receita de US$ 1,4 bilhão e poderá chegar até US$ 2,8 bilhões em 2026.

O país deve se tornar responsável por 47,4% da receita total da América Latina e a expectativa, de acordo com o levantamento da PwC, é que este mercado tenha uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 15,2%. 

Games não representam apenas entretenimento. Também têm sido aplicados na educação, saúde e treinamentos. E o celular dispara como plataforma favorita dos usuários. Dispositivos móveis também são a plataforma que os jogadores brasileiros utilizam com mais frequência: 30,5% jogam todos os dias em seus celulares.  

Apesar disso, é nos consoles e computadores que as sessões mais longas acontecem: jogar de 1 a 3 horas é comum para 38% dos gamers de consoles e para 32,9% dos jogadores de computadores, ao passo que 31,1% dos gamers de smartphones jogam nesta mesma duração. 

A evolução no modelo de negócios 

A Pesquisa Game Brasil (PGB) entrevistou 14.825 pessoas no Brasil em janeiro de 2023 e constatou que 58,3% dos gamers acreditam que o setor de jogos eletrônicos oferece boas oportunidades de carreira no país. 

De acordo com o estudo, 12,9% dos brasileiros afirmaram ter gastado mais de R$ 1 mil em jogos em 2022. Outros 39% dos gamers preferiram baixar apenas jogos gratuitos.

O público gamer brasileiro também dedica parte de seus gastos com outros formatos de conteúdo pago dos jogos, como moedas virtuais (31,2%); expansões de jogos (29,6%) e itens de melhoria (27,5%). 

Vale destacar que o ambiente de games inclui, ainda, os esportes eletrônicos (e-sports), em que jogadores individuais ou equipes competem em diferentes modalidades de jogos on-line, como jogos de tiro, de estratégia e luta.  

Jogadores profissionais de e-sports costumam ser patrocinados e recebem suporte financeiro, treinamento e recursos para melhorar suas habilidades e competir em torneios locais, regionais e internacionais, transmitidos ao vivo pela internet, reunindo grande audiência.

As empresas também estão investindo cada vez mais em patrocínios e publicidade nos e-sports, à medida que percebem o potencial de alcance dessa forma de entretenimento. 

Muito além do entretenimento, os games e e-sports tornaram-se opção relevante de carreira e formação no Brasil.

Dentre as áreas de trabalho que os jogadores são mais otimistas com oportunidades de emprego, destacam-se criação de conteúdo de jogos (68,3%); publicação ou marketing com jogos (68%); programação de jogos (66%); efeitos visuais para jogos (65,7%); e arte, ilustração ou animação de jogos (65%), segundo o estudo PGB. 

A natureza exportadora do mercado de games também impulsiona o setor: seu formato digital facilita a distribuição de serviços e produtos. Hoje, a mão de obra brasileira é bastante qualificada e nossos produtos e serviços estão presentes em 95% do globo. 

Outro ponto positivo é a ligação com o metaverso, já que muitos games costumam criar realidades virtuais com o apoio da tecnologia. Com um grande potencial para o desenvolvimento de jogos eletrônicos, o Brasil pode se tornar um dos principais atores criativos do metaverso num futuro próximo. 

De acordo com a Pesquisa Game Brasil, as mulheres já são maioria no nicho de jogos para dispositivos móveis. Este é um dos aspectos que mostra que a indústria brasileira de games está em constante processo de reinvenção, tornando-se terreno fértil para muita criatividade e experimentação. 

Segundo os especialistas, apesar dos desafios, o setor é acessível ao pequeno empreendedor, mas é preciso estudar antes de se lançar no mercado. Também é importante construir uma rede de contatos com outros profissionais e reagir rápido quando uma ideia não estiver funcionando. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?