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Fri Feb 17 19:29:12 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Conheça as principais objeções de vendas

As objeções de vendas fazem parte de um processo de negociação que exige conhecimento do seu cliente e do seu produto ou serviço.

· Atualizado em 17/02/2023
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Fechar uma venda não é uma ação simples. Faz parte de um processo de descoberta, qualificação, prospecção, convencimento e tomada de decisão. As objeções de venda também fazem parte dessa jornada e são contra-argumentos do cliente à sua proposta de negócio. Ela pode parecer o fim da conversa, mas, na verdade, é uma oportunidade de você utilizar técnicas de venda para mudar a opinião do cliente.

Para reverter as objeções, antes de mais nada, é preciso conhecer sua empresa e produto ou serviço. Você também precisa compreender quatro principais discursos dos clientes:

Falta de necessidade: O cliente ainda não está consciente do seu problema ou não vê vantagem na sua solução.

Falta de urgência: Eles ainda não percebem o benefício do seu produto ou serviço. Entendem que têm um problema, mas não é uma prioridade resolvê-lo neste momento. 

Falta de confiança: O potencial cliente não acredita que a empresa ou o produto é a melhor opção para ele. 

Falta de dinheiro: O cliente sabe que tem um problema e que a sua empresa tem a solução. Mas, ele não tem recursos para fechar o negócio. 

E como contornar essas objeções? Veja alguns contra-argumentos comuns:

Não tenho dinheiro

Tire o foco da questão financeira. Mostre que o seu objetivo é resolver uma dor do seu cliente. Apresente os benefícios do seu produto ou serviço para que o cliente pense se é possível rever o orçamento para ter um problema resolvido.

O concorrente está com o melhor preço

Nesse caso, apresente o custo-benefício e o motivo para que o seu produto ou serviço tenha um valor maior que o do concorrente. 

“Estou satisfeito com o produto ou o serviço que utilizo atualmente”

Ofereça amostras grátis ou períodos de teste para que o cliente experimente e veja as qualidades e vantagens do seu produto ou serviço.

“Preciso de mais tempo para pensar”

Busque compreender as intenções do comprador. Se ele, realmente, necessita de um tempo, marque uma próxima conversa ou reunião para ter um prazo de resposta.

“Não sei se o setor responsável vai aprovar essa compra

Demonstre respeito pela decisão do cliente e aguarde um posicionamento para seguir a negociação. 

Nem sempre é possível concluir uma venda ou fechar um negócio. No entanto, toda experiência serve de aprendizado para o vendedor. Como trata-se de um processo, você pode ir conhecendo a jornada do seu cliente e ir aprendendo quais são as estratégias que dão certo e as que precisam ser ajustadas.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Frases de vendas: o que não dizer aos seus clientes

Como transformar a compra em uma experiência incrível?

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