Influências indígena e portuguesa marcam a produção de artesanato local, que tem como base as matérias-primas regionais

O artesanato da região Norte do Brasil é fortemente marcado pela mescla de influências indígenas e dos colonizadores portugueses. A atividade constitui a principal fonte de renda para várias comunidades do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, estados que compõem a região Norte.
Este tipo de artesanato tem como base as matérias-primas locais: látex, argila para cerâmica, couro, sementes e fibras.
Conheça alguns destaques do artesanato regional, que é muito apreciado por turistas e colecionadores do Brasil e do exterior, e pode gerar ótimos negócios para o empreendedor.
O látex, matéria-prima para a produção de borracha, é extraído da seringueira – abundante em toda a Amazônia. E foi responsável pela era de ouro da economia regional, nas primeiras décadas do século XX.
Hoje, substituído pela borracha sintética e enfrentando a concorrência de outros países, o látex se destaca no artesanato regional – produção de calçados, acessórios, bijuterias, peças de decoração e, também, na fabricação de moldes para diversas finalidades.
A argila, de excelente qualidade, é outra matéria-prima importante na região Norte. Em especial, com a cerâmica marajoara, que floresceu a partir da tradição indígena na Ilha de Marajó, no Pará, e tem grande mercado nas principais metrópoles brasileiras e no exterior.
Já o artesanato em madeira, é comum em toda a região Norte, por conta da abundância e diversidade dessa matéria-prima. Entre os destaques nessa especialidade, estão a marchetaria do Acre e a produção de utilidades domésticas e objetos decorativos pelos descendentes da etnia baré, no Amazonas.
Sementes e fibras: marcas de originalidade
Um dos elementos que tornam o artesanato da região Norte único, são as sementes – muito variadas, refletindo a biodiversidade amazônica. Sementes de jarina, olho-de-boi, paxiubão e buriti, entre muitas outras, são utilizadas na produção de biojoias e objetos de decoração em várias localidades.
A grande variedade de fibras vegetais é outra característica do artesanato regional. O empreendedor encontrará à disposição muitas peças – cestos, vasos, balaios, peneiras – feitas de fibra de coco, bananeira e cipó.
A presença de uma forte atividade pecuária na região Norte também deixou suas marcas sobre a produção artesanal, na forma de peças de vestuário e acessórios feitos principalmente de couro de boi. Mas, também, podem ser feitos de outros animais.
Como você vê, há inúmeras possibilidades de desenvolver bons negócios a partir do artesanato da região Norte. Que tal agora conhecer alguns materiais que o Sebrae coloca à sua disposição sobre o assunto?
O Sebrae apoia o artesanato brasileiro com o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, um espaço físico e virtual que funciona como uma vitrine que revela a importância cultural, social e econômica do artesanato, promovendo o aumento do seu valor de mercado e transformando essa arte em objeto de desejo com o reposicionamento estratégico de sua cadeia produtiva. Você que empreende na área de artesanato ou pretende entrar nessa onda, precisa conhecer.
Foi um prazer te ajudar :)