Saiba quais são os modelos existentes, inclusive, para quem não dispõe de muito capital para investir.

Tipos de franquia
Para expandir sua marca, o franqueador pode optar por diversos modelos de franquias, escolhendo o que melhor atenda à sua estratégia de crescimento. De acordo com os locais onde pretende atuar e as responsabilidades que pretende transferir, ele poderá eleger o tipo de contrato a ser firmado com os franqueados e o papel que estes terão na expansão da franquia.
Assim, podemos destacar algumas opções de franquia, como:
Franquia unitária
Cessão de direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador, como uma loja ou quiosque em um determinado shopping center, por exemplo. O mesmo franqueado pode adquirir outras franquias unitárias, dependendo de sua capacidade financeira, desempenho alcançado e plano de expansão do franqueador.
Master franquia
Modelo comumente utilizado nos planos de internacionalização de franquias e em países de grandes dimensões geográficas, como o Brasil. O master franqueado (ou subfranqueador) assina um contrato que lhe dá o direito de implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas em uma determinada região. Neste caso, os contratos serão assinados pelo master franqueado, e ele receberá parte do valor da taxa de franquia e dos royalties cobrados dos franqueados, responsabilizando-se pelo treinamento e suporte a eles.
Franquia de desenvolvimento de área (DA)
Cessão de direito para exploração de uma região específica, onde o franqueado abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo. Será firmado um contrato de franquia para cada unidade que ele abrir. O desenvolvedor de área também poderá vender unidades em sua região, recebendo parte do valor cobrado a título de taxa de franquia e royalties. Todos os contratos serão firmados com o franqueador.
Store in store
A franquia store in store, também chamada de business in, permite que o empresário instale uma unidade dentro do estabelecimento de um terceiro. Nestes casos, a ideia é comercializar produtos complementares aos que já são vendidos na loja. Por exemplo, uma loja de roupas que fica dentro de um hotel: tanto a loja quanto o hotel oferecem comodidade ao cliente, que poderá fazer suas compras onde está hospedado.
Franquia de conversão
A modalidade de franquia de conversão pode ser usada por empreendedores que já tenham algum negócio operando, mas que desejam transformá-lo em uma franquia, para elevar a sua competitividade. O principal benefício de ser um franqueado será poder contar com todas as vantagens que a parceria com um franqueador pode trazer, incluindo:
- Padronização dos produtos ou serviços;
- Escalabilidade da operação;
- Poder da marca;
- Capacitação.
Franquia combinada
Uma franquia combinada permite que o proprietário da empresa utilize um só ponto comercial para o estabelecimento de marcas distintas. Vale ressaltar, porém, que as condições para que esse tipo de franquia seja permitida ficam a cargo de cada um dos franqueadores.
Franquia social
A franquia social não tem como objetivo a busca da lucratividade. Ela é usada para distribuir serviços sociais sem fins lucrativos, sendo uma maneira de utilizar as técnicas e os procedimentos de franchising para o crescimento e a replicação de um projeto social. O foco será a sustentabilidade e o crescimento do projeto em questão.
Microfranquias
As microfranquias são caracterizadas por exigirem investimento de até três vezes o PIB anual per capita, segundo a referência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que, em valores de hoje, seria até 105 mil reais. Elas têm baixo custo operacional, operação simplificada, atividades que podem ser realizadas pelo próprio franqueado, e muitas vezes, não exigem um ponto comercial. Isso porque, geralmente, o franqueado pode operar a microfranquia de sua própria residência ou deslocar-se até o endereço do cliente para atendê-lo - nestes casos, ela é chamada de home-based.
Devido ao seu baixo custo, o retorno do capital aplicado ocorre mais rapidamente do que em franquias mais caras, mas o faturamento tende a ser compatível com o investimento feito.
Na compra de uma microfranquia, é importante observar se há exigência de um volume de compras mensais de produtos do franqueador e cobrança de taxas ou cumprimento de qualquer exigência se um determinado limite de faturamento for alcançado. Essas informações precisam estar discriminadas na Circular de Oferta de Franquia (COF), de modo que essas condições não comprometam a sustentabilidade do negócio.
As microfranquias também são regidas pela Lei 13.966/19 - Lei de Franquias. Todas as taxas a serem pagas precisam estar previstas em contrato e redigidas de forma clara na COF, para que o candidato a franqueado possa analisá-las antes do pagamento de qualquer valor.
Esse tipo de franquia pode significar uma boa oportunidade, especialmente para empreendedores iniciantes, sem experiência, com poucos recursos para investir e que desejam contar com o reconhecimento da marca e o apoio oferecido pelas franquias. Mas, como toda franquia, antes de efetuar a compra, é imprescindível que o candidato a franqueado analise alguns pontos: se o seu perfil enquadra-se nesse modelo, cuja operação requer a participação direta do franqueado no dia a dia da empresa, as condições da franquia quanto ao reconhecimento da marca, sua experiência de mercado, o suporte oferecido à rede, a satisfação dos franqueados e a viabilidade econômico-financeira do negócio.
A remuneração do sistema
Ao optar pelo franchising, inicialmente, o franqueador investe para que seu modelo de negócio seja formatado e comercializado como franquia. Com a venda das primeiras unidades franqueadas, ele começa a ser ressarcido por esse investimento.
A taxa de franquia é a primeira paga pelo franqueado. Ela tem um valor fixo, que é cobrado uma única vez quando o franqueado ingressa na rede. Essa taxa remunera o franqueador pelos treinamentos, elaboração dos manuais e todo tipo de assistência necessária à abertura de sua unidade. Durante a vigência do contrato, outras taxas serão cobradas mensalmente, como os royalties e o fundo de propaganda.
Os royalties costumam corresponder a um percentual sobre o faturamento bruto da unidade franqueada, girando em torno de 5% a 10% deste valor, mas também podem ter um valor fixo mensal estipulado, estar embutidos nos produtos fornecidos pelo franqueador ou, mais dificilmente, serem cobrados sobre as receitas líquidas. Os royalties ressarcem o franqueador pelo uso do sistema, direito de uso da marca e serviços prestados ao franqueado durante a vigência do contrato.
Já o fundo de propaganda, que corresponde ao valor pago mensalmente pelos franqueados para custear ações de marketing, não deve ser considerado como receita do franqueador, mas uma antecipação de despesas. A administração do fundo pode ser feita por ele, por um conselho de franqueados ou por um conselho de marketing. Os valores devem, preferencialmente, ser depositados em uma conta específica para esse fim, permitindo que sejam contabilizados à parte e que sua utilização seja divulgada de forma transparente para toda a rede. A lei não determina como deve ser feita essa prestação de contas nem exige a participação do franqueador para a sua composição.
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Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
April, 2025
Planejamento ajuda a aumentar as vendas na Páscoa
Por mais lucrativo que seja vender na Páscoa, pensar em estratégias em cima da hora não costuma dar certo. Planejamento é fundamental para aumentar as vendas pascoalinas com resultados significativos. É sempre bom lembrar que a falta de planejamento pode levaro seu negócio ao fracasso devido às alterações que ocorrem durante processos que não foram planejados. Se o seu foco for produtos alimentícios artesanais, isso é ainda mais importante, já que as encomendas devem ser feitas com antecedência para dar tempo suficiente de produzir para dar conta da demanda. Além disso, é importante ter uma postura criativa, pois a cada ano, novos formatos e sabores de ovos vão surgindo. Os ovos que estávamos acostumados a adquirir foram sendo substituídos gradualmente pelos gourmets. Então, se você quiser entrar na concorrência e sair na frente, é fundamental adequar-se a essa realidade. Na maioria das vezes, o sucesso de qualquer negócio depende de uma postura criativa e um planejamento bem executado. Portanto, nessa Páscoa invista em novas ideias e coloque-as em prática. Não se deve esquecer da divulgação dos produtos. Mas, um ponto que costuma ser esquecido é o cuidado com uma gestão financeira eficiente para não se perder no fluxo de caixa, giro de estoque e acompanhamento das vendas. Embora muitos empreendedores tenham dificuldade de gerir as finanças de sua empresa, não é tão complicado assim. Veja abaixo algumas dicas para ter em sua empresa uma gestão eficiente: Separe as despesas da pessoa física da pessoa jurídica: Misturar essas finanças pode gerar algo negativo para a sua empresa. Faça um planejamento financeiro e de crescimento da empresa anualmente: Organizando suas contas, para entender como está sendo distribuído cada valor inserido nela e onde a empresa pretende chegar. Atualize-se sobre o mercado: Quando há inovação por parte da empresa, ela começa a dar mais valor a seus produtos e serviços e consegue obter uma margem de lucro melhor. Colaboradores engajados: Colaboradores engajados movem uma empresa para a frente. Já colaboradores desmotivados e distantes da realidade da sua empresa, pelo contrário, podem trazer prejuízos. Organização dos tributos: A gestão tributária é muito importante para uma gestão eficiente. É preciso que as obrigações sejam pagas dentro do prazo estipulado para que seu empreendimento não tenha problemas futuros. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponível para ajudar empreendedores que desejam empreender com produtos de Páscoa. Entre os conteúdos disponíveis, está o curso on-line de gestão financeira. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
April, 2025
10 Ideias de posts para a sua confeitaria aumentar as vendas na Páscoa
A Páscoa está chegando e para o empreendedor do ramo de chocolates, confeitarias e doces é uma das melhores épocas do ano para aumentar as vendas. Em 2023, o faturamento na Páscoa aumentou cerca de 4,6% em comparação com o ano anterior. Com a retomada da economia, a expectativa é que o setor cresça ainda mais neste ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência para preparar seu estoque e suas ações de marketing digital. Criar conteúdo sobre a Páscoa pode preparar e motivar o consumidor a comprar o seu produto. Além disso, aumenta o seu alcance, sendo uma forma de divulgação do seu negócio. As redes sociais são excelentes canais para suas ações de marketing digital na Páscoa. Isso porque a maior parte dos consumidores está nessas plataformas e faz pesquisas diariamente nelas. Publicações sobre a Páscoa podem aumentar a visibilidade de confeitarias e empreendedores que fazem bolos e doces. É uma maneira de atrair novos seguidores e clientes. Além disso, é o momento para: Demonstrar seu conhecimento e a paixão pelo negócio e produtos, fortalecendo sua autoridade digital. Criar uma conexão emocional com os seus clientes e fidelizá-los. Melhorar o SEO do seu perfil e fazer com que novos consumidores encontrem o seu negócio por meio de pesquisas na internet. Interagir com o seu público, receber feedbacks para melhorar a experiência do cliente. Compartilhar promoções, descontos e ofertas especiais. Como você pode ver, a Páscoa é um momento excelente para alavancar seu negócio. Aproveite para disponibilizar um espaço de compartilhamento de histórias e tradições relacionadas à Páscoa. Essa é uma data que quase todos querem presentear chocolates e celebrar em família. Essas histórias podem gerar mais conexão do seu negócio com o seu cliente. Separamos mais dez dicas de temas para suas publicações no Instagram. Confira e utilize essas ideias na sua estratégia de marketing digital! Por fim, pense em alternativas para o famoso ovo de Páscoa. Claro que ele não pode faltar, mas pense em um mix de produtos, em outras opções de presentes de Páscoa, como bolos, biscoitos, doces, kits de confeitaria para as crianças. Enfim, use sua criatividade para conquistar seus clientes! Para saber mais, leia os textos a seguir: Ideias de como aproveitar a Páscoa para vender mais 5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa
April, 2025
Dicas para lucrar com ovos de Páscoa e chocolates artesanais
A Páscoa é uma das épocas mais promissoras para quem trabalha com confeitaria ou quer começar a produzir chocolates artesanais. Se você já vende ovos de Páscoa ou deseja aproveitar a data para ganhar uma renda extra, este é o momento perfeito para planejar suas ações e aumentar seus lucros. Com as estratégias certas, é possível transformar essa sazonalidade em um negócio lucrativo o ano todo. Confira nossas dicas práticas e comece já! Produzir ovos de chocolate na Páscoa é uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores. Além de ser uma fonte de renda extra, pode abrir portas para um trabalho contínuo e estável. Veja como se destacar: Busque capacitação: Invista em conhecimento para aprimorar suas técnicas e oferecer produtos de qualidade. Antecipe suas compras: Planeje-se para adquirir ingredientes com antecedência e garantir custos menores. Inove: Crie sabores e formatos únicos para atrair mais clientes. Capriche na apresentação: Embalagens atraentes valorizam seu produto. Invista na divulgação: Use redes sociais e outras estratégias para alcançar seu público. Atenda nichos variados: Ofereça opções como chocolates veganos, sem lactose ou personalizados. O mercado de ovos de Páscoa e chocolates artesanais em 2025 O interesse por chocolates artesanais cresce a cada ano, impulsionado pela busca por produtos exclusivos e de alta qualidade. Estudos do setor apontam que ovos de Páscoa caseiros podem gerar lucros entre 50% e 200%, dependendo dos ingredientes, da apresentação e da precificação estratégica. Tendências para 2025: Chocolates saudáveis: sem lactose, veganos, diet ou orgânicos ganham espaço. Personalização: ovos com nomes, fotos ou recheios exclusivos conquistam clientes. Kits presenteáveis: combine chocolates com itens temáticos para agregar valor. Embalagens sustentáveis: materiais ecológicos e sofisticados são um diferencial. Planejamento para vender mais ovos de Páscoa O sucesso nas vendas começa com um bom planejamento. Organize-se com antecedência para definir seu cardápio, calcular a produção e estruturar suas estratégias de venda. Gerencie seu estoque: Calcule os ingredientes necessários para evitar desperdícios ou faltas. Crie um cronograma: Estabeleça prazos claros para produção e entrega. Antecipe suas compras: Comprar insumos cedo garante melhores preços e qualidade. Como precificar ovos de Páscoa e chocolates artesanais Definir o preço ideal é um passo crucial para lucrar sem perder clientes. Veja o que considerar: Custo dos insumos: Some ingredientes, embalagens e mão de obra. Despesas fixas: Inclua energia, transporte e outros gastos indiretos. Margem de lucro: Estabeleça um percentual competitivo e justo. Concorrência: Pesquise preços no mercado para posicionar seu produto. Percepção de valor: Qualidade e apresentação podem justificar preços mais altos. Facilidade de pagamento: Ofereça PIX, parcelamento ou promoções para atrair mais vendas. Controle financeiro para pequenos negócios na Páscoa Manter as finanças em ordem é essencial para o sucesso do seu negócio, seja na Páscoa ou ao longo do ano. Use um fluxo de caixa para monitorar entradas e saídas, identificando onde economizar e como lucrar mais. Estratégias de marketing para vender mais chocolates Para se destacar na Páscoa, o marketing é seu maior aliado. Confira como atrair e fidelizar clientes: 1. Divulgação poderosa Use redes sociais com fotos profissionais e textos que despertem desejo. Invista em anúncios pagos ou parcerias com influenciadores locais. Crie urgência com promoções como “edições limitadas” ou “descontos para pedidos antecipados”. 2. Embalagens que encantam Aposte em designs bonitos e personalizados para valorizar seu produto. Use materiais sustentáveis para atrair consumidores conscientes. 3. Variedade para todos os gostos Ofereça opções como chocolates sem lactose, veganos ou diet. Crie edições exclusivas para gerar curiosidade. Disponibilize tamanhos variados, de mini ovos a ovos grandes. Transforme a Páscoa em lucro A Páscoa é a chance perfeita para alavancar seu negócio de chocolates artesanais. Com planejamento, preços bem calculados, finanças organizadas e marketing eficiente, você pode conquistar mais clientes e aumentar sua renda. Aproveite os cursos gratuitos do Sebrae para se capacitar e colocar essas dicas em prática. Boa Páscoa e ótimos lucros!
April, 2025
Como é o comportamento do consumidor da geração Z
A geração Z é formada pelas pessoas que nasceram entre 1995 e 2010 e, em um momento histórico, principalmente na América Latina, de recessão. Assim, são pessoas que, financeiramente, estão mais atentas. Ao contrário da geração seguinte, dos millenials, que tem como característica serem sonhadores e não se importarem tanto com dinheiro. A geração Z é 100% digital. São os primeiros nativos digitais. Eles não precisaram passar pela transição do analógico para o digital, como a geração X. Também é uma geração que entende e sabe que precisa lidar com problemas climáticos. Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena. Então, o pequeno empresário precisa investir em aspectos que melhorem a experiência do usuário. Uma loja de produtos cosméticos veganos, por exemplo, precisa mostrar que seu produto está realmente comprometido com a causa, além da qualidade e do preço. Gerações As gerações são recortes feitos pelo marketing a partir de fatos históricos que marcam a humanidade. Entende-se que esses momentos significaram uma ruptura e uma mudança de comportamento. Assim, é possível falar em baby boomers, geração X, geração Y ou millenials, geração Z e alpha. Geração Z A geração Z representa 20% dos brasileiros, sendo parte relevante da população economicamente ativa. Por isso, é importante conhecer os hábitos de consumo desses jovens consumidores para conseguir atendê-los. As principais características da geração Z são: Querem fazer a diferença no mundo A geração Z preza pela sustentabilidade e transparência. Estão engajados em causas sociais, ambientais e políticas. É tudo para ontem e cada vez mais rápido São nativos digitais e estão acostumados com a conectividade e o imediatismo. Então, é preciso proporcionar uma experiência do usuário fluida e sem barreiras, com velocidade de carregamento e navegação intuitiva, por exemplo. Querem comprar de marcas com as quais se identificam Os zoomers buscam empresas que tenham os mesmos propósitos e valores que eles. Então, querem saber a origem do produto e como foi o processo de produção. Querem ter experiências exclusivas e individualizadas Para a geração Z, as experiências são mais importantes do que os produtos ou serviços. Por isso, customizar produtos e atendimentos é essencial. Além disso, eles são exigentes e suas expectativas em relação à qualidade do atendimento e ao produto são altas. Compra por recomendações São muito bem informados e pesquisam avaliações e indicações. Geralmente, não compram por impulso porque valorizam a questão financeira. Investir em parcerias com influenciadores digitais e em gatilhos mentais de prova social, com depoimentos, pode ser uma alternativa interessante. Felicidade em primeiro lugar A geração Z preza pela qualidade de vida e pela sua felicidade. Então, se ela não está satisfeita, ela troca de produto, por exemplo. O importante é entender que se trata de uma geração exigente e pragmática. Investir na experiência do usuário é fundamental para ter sucesso com esse público. Para saber mais, assista ao vídeo a seguir:
February, 2025
O core business dos restaurantes, além de comida, deve ser comunicação
Diego Fabris, sócio fundador do Share Eat, deu diversas dicas de como os restaurantes podem aproximar-se dos clientes e desenvolver seu negócio. É sempre importante prestar atenção ao cliente e tentar aproximar sua comunicação com ele. Não deixe de se comunicar regularmente, seja por posts nas redes sociais ou mensagens pelo WhatsApp – avalie como e com que frequência seu cliente gostaria de receber suas informações. Seja criativo e veja, de acordo com a sua realidade, o que pode ser colocado em prática: 1. A empresa que tiver um bom relacionamento com o cliente, sairá na frente Trabalhe com o emocional dos consumidores, pense em propagandas que despertem sentimentos neles, como o desejo da comida que você oferece. 2. Venda pelo WhatsApp for Business Envie o seu cardápio para a sua base de clientes e aceite encomendas por lá, sendo mais um canal de venda possível. Deixe o seu cardápio mais enxuto, isso facilita para o cliente na hora de escolher, e para o restaurante na hora de preparar. Para que dê certo, a empresa deve ficar muito atenta aos pedidos e ao controle de entrega, assim, não correrá o risco de se perder nos pedidos e deixar clientes insatisfeitos. 3. Reveja seu cardápio Além do seu cardápio, avalie se pode adaptar pratos para o delivery: invista em pratos mais práticos e que terão um bom custo-benefício para o cliente. Oferecer pratos saudáveis também pode ser interessante, pensando naqueles consumidores que irão pedir delivery com maior constância e querem priorizar o bem-estar. 4. Crie kits, como kits de festa para poucas pessoas Estimule encontros! Jantares, almoços e bate-papo entre amigos estão em alta, então mostre como isso ficaria ainda melhor com um de seus produtos. 5. Faça promoções para serem usadas posteriormente Vouchers para serem usados futuramente são uma ótima opção. Eles podem ser uma maneira de ajudar no fluxo de caixa. 6. Higienização Mostre para os seus clientes, por meio de fotos e vídeos, como são as suas medidas de segurança do alimento e cuidados com a saúde. 7. Avalie a forma de delivery Atualmente, o delivery tem se consolidado como uma excelente alternativa para restaurantes, bares e outros estabelecimentos do ramo de alimentação. Muitos empresários ainda não utilizavam esse modelo de maneira estratégica, e alguns sequer haviam implementado esse meio de entrega. Com a crescente demanda por conveniência e praticidade, o delivery tem se expandido rapidamente, alcançando um número significativo de clientes e abrindo novas oportunidades para o setor. Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
January, 2025
Dicas para se posicionar bem nos aplicativos de delivery
Se você tem um estabelecimento no ramo de alimentação, provavelmente aumentou a sua atuação com delivery nos últimos anos. A atuação com delivery depende da tomada de uma série de decisões: vou me especializar em delivery ou atuar como um serviço adicional? Vou me cadastrar em várias plataformas ou tem uma em especial que me oferece mais vantagens? Entretanto, além desses pontos, é necessário pensar no posicionamento do seu negócio nos aplicativos. Eles apresentam uma oferta muito grande de restaurantes, como uma praça de alimentação ampliada. E, desta forma, é fundamental atrair a atenção do consumidor para o seu negócio e o seu diferencial. E como isso pode ser feito? Abaixo, o Sebrae reúne as principais dicas para um bom posicionamento nos aplicativos de delivery, confira: Preparação 1. A maneira como você configura a sua loja virtual é muito importante. Hoje, muitos aplicativos organizam os estabelecimentos em categorias como doces & bolos, saudável, pizza, marmita, entre outros. Defina corretamente qual é a categoria do estabelecimento de acordo com o aplicativo e ilustre com uma foto que represente seus produtos para que os usuários encontrem seu menu mais facilmente. 2. Determine a área de alcance para realizar as entregas do seu restaurante. Normalmente, você pode definir diferentes valores de entrega para esses locais de atendimento. 3. Repense seu cardápio, garantindo que seus produtos sejam adequados para delivery. Nem tudo “viaja bem”, assim, pode-se optar por alguns itens do cardápio irem para o delivery, enquanto outros não. A comida precisa chegar na casa do cliente do mesmo jeito que saiu do restaurante. Para isso, contar com embalagens adequadas também é fundamental. 4. Otimize seu menu on-line com fotos bonitas que chamem a atenção das pessoas! Fotos são sempre importantes, mas é fundamental que sejam próprias do alimento do seu restaurante, jamais pegue fotos da internet. Veja este e-book que o Sebrae/SP e a Cielo fizeram com dicas práticas de como fotografar produtos para vender on-line. Acesse o e-book e descubra como tirar fotos dos seus produtos 5. Veja se seus preços estão compatíveis com o mercado, mas atue de forma racional. É preciso considerar todos os seus custos e fazer uma precificação consciente. 6. Ofereça promoções, pois elas costumam aparecer na primeira página do app ou com algum destaque. Exemplo: “Compre um ganhe outro”, “Desconto na compra”, “Frete grátis”. 7. Coloque a descrição dos produtos de maneira clara e fácil de entender. Além disso, organize seu cardápio por categorias (promoções, pratos especiais, sobremesas), facilitando para o cliente na hora de decisão. Foque nos seus melhores e principais pratos, pois ter muitas opções pode deixar o cliente confuso e dificultar sua escolha. 8. Teste o tempo de preparo e entrega do produto e reduza esse intervalo ao máximo. É importante que esse período seja menor que uma hora. Assim, nesse quesito, você ficará competitivo com as outras opções presentes no aplicativo. Operação 1. Você já tem uma base de clientes? Então, comunique que você está nos aplicativos de entrega! Tanto nas mídias digitais quanto nas impressas, se for o caso. O boca a boca também funciona muito bem. 2. Ao receber pedidos, aceite-os o mais rápido que conseguir. Para isso, treine sua equipe, que precisa estar preparada para dias com muitos pedidos. Lembre-se que atrasos e falhas podem diminuir sua nota nos aplicativos. 3. Evite ao máximo cancelar os pedidos. Então, além da operação, foque no seu estoque! É frustrante para o cliente pedir um prato e depois descobrir que está em falta no restaurante. 4. Garanta que a entrega de fato ocorra dentro do tempo prometido. Assim, você proporciona uma boa experiência e avaliações positivas, fidelizando ainda mais seus clientes. E mais, isso fará com que seus pontos aumentem com o cliente e, consequentemente, com a plataforma. 5. Que tal enviar um mimo ou um bilhete junto com o pedido? Nele, você pode agradecer a preferência e ainda informar o telefone de contato e/ou o endereço de suas redes sociais. Dê ao cliente a oportunidade de que possíveis críticas sejam enviadas diretamente para o seu negócio. 6. Tenha certeza de que está enviando os pedidos corretos para os clientes. Que tal estabelecer uma dupla checagem? Um pedido errado abaixa muito sua nota no aplicativo, e é uma falha mais comum do que deveria. Se errar, tenha um plano de resolutividade ágil e efetivo para a substituição, e surpreenda o cliente com um “algo a mais”, acompanhado de um pedido sincero de desculpas. Agora que você já viu essas dicas, que tal colocá-las em prática? Tenha ainda mais sucesso em seus pedidos e entregas! Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae._Fontes: 99 Food, curso iFood e Conquer, epadoca, help.uber.com/restaurants/, deliverect.com, appinventiv.com
January, 2025
Confira dicas práticas e estratégicas para o Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira: Tenha um perfil comercial O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos. Capriche na foto de perfil A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio. Crie um nome de usuário fácil O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito. Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade. Faça uma bio completa A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço. Use o Linktree É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc. Foque no engajamento do seu cliente Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto. O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto! Crie um calendário editorial O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram. A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento. Exemplo: Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto. Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories. Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso. Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho. Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto. Aposte no poder das imagens As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário! Use sua criatividade para entreter seus seguidores! Feed do Instagram Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página. As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva. Stories do Instagram Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos. Crie destaques Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques! Criar Hashtags (#) É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio. Marque sempre a localização quando postar algo Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização. Faça sorteios Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens! Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço. Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.Foto de Lisa Fotios no Pexels.
January, 2025
Como fazer um plano de marketing
O primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing demanda estudo e planejamento. Antes de começar a criar perfis em redes sociais ou investir em anúncios, faça o seu plano de marketing. É a maneira ideal de direcionar suas ações com assertividade e alcançar bons resultados. Mas, o que é um plano de marketing? É um documento com todas as estratégias de marketing, objetivos e indicadores de análise para um período determinado. O plano de marketing pode ser para o setor ou para campanhas específicas, como o Natal. É ele que orienta as ações para o cumprimento dos objetivos de forma eficiente. Além disso, o plano de marketing está relacionado à gestão do negócio e ao planejamento estratégico da empresa. O plano de marketing pode trazer um impacto direto no crescimento da sua empresa. Algumas vantagens de um plano de marketing são: Conectar com os clientes certos, já que permite a análise de dados e pesquisas; Ter mais previsibilidade e trazer mais segurança na tomada de decisão; Economia de tempo e dinheiro, com a otimização dos investimentos; Alinhamento do trabalho em equipe, melhorando a integração e comunicação interna; Mais facilidade de gerenciar as ações, identificando oportunidades e riscos. Podemos dizer que o plano de marketing possui três momentos: Planejamento: quando é feita a análise de macro e microambientes, a definição das personas, a criação da marca e o mix de marketing. Implementação: é a execução do planejamento, a partir dos objetivos, metas e cronograma de ações. Avaliação: é o momento da verificação dos indicadores KPIs do negócio. Na avaliação, os feedbacks dos clientes são analisados com o objetivo de ajustar o plano de marketing. Abaixo, trouxemos cada uma das etapas de definição de um plano de marketing. Confira para adequar ao seu negócio e melhorar seus resultados! Para saber mais, leia o texto a seguir: Como elaborar um plano de marketing E aproveite o curso do Sebrae: Ganhe mercado com o plano de marketing
January, 2025
Por que exportar artesanato?
O portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, apresenta as principais vantagens da exportação para o segmento do artesanato. São elas: Promoção da entrada de moeda estrangeira para o Brasil A exportação atrai moeda estrangeira para o país. Na avaliação apresentada no portal, é apresentado um gráfico com os cinco países que mais compram o artesanato brasileiro: Estados Unidos, Holanda, Suíça, Argentina e Paraguai. Estímulo ao aumento do valor agregado dos produtos O fato de o mercado internacional valorizar produtos com inspiração étnica e com identidade local contribui positivamente para o aumento do valor agregado do produto artesanal brasileiro. Redução de dependência do artesão perante as variações dos ciclos econômicos internos Com a abertura de mercado fora do Brasil, caso haja uma redução das vendas dentro do país, em função das variações dos ciclos econômicos internos, o impacto causado pela baixa nas vendas é minimizado, e os artesãos continuam tendo oportunidade de inserção de seus produtos em outros mercados. Ampliação e diversificação do mercado A exportação amplia o público consumidor e, com isso, aumenta o tempo de vida dos produtos, pois um produto que já esteja com suas vendas em declínio em determinado mercado pode ser absorvido por outro. Promoção da cultura e de produtos brasileiros em outros países O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural e que mantém viva uma grande quantidade de técnicas artesanais. Essa combinação faz do produto artesanal um agente importante na promoção e na divulgação da nossa cultura. Estimulação da melhoria contínua da qualidade Mercados mais competitivos, exigentes e diversos obrigam o aprimoramento técnico e criativo dos artesãos, o que, consequentemente, colabora para o processo de melhoria contínua do artesanato brasileiro.
November, 2024
Tendências de mercado 2024: Como será o comportamento do consumidor
No cenário dinâmico dos negócios, compreender as tendências de mercado que influenciam o comportamento do consumidor em 2024 é mais do que uma vantagem competitiva - é uma necessidade para a sobrevivência dos pequenos negócios. De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey, divulgada em julho de 2023, sobre o consumidor brasileiro, as tendências de comportamento de consumo para 2024 revelam um cenário de otimismo em relação ao futuro, mas com uma postura cautelosa no presente. Esta mudança no panorama oferece oportunidades e desafios para os pequenos empreendedores se destacarem. Neste artigo, vamos explorar por que é crucial entender essas tendências, destacando as principais influências esperadas com dicas práticas para os micro e pequenos empreendedores aproveitarem ao máximo essas mudanças. Por que é importante compreender as tendências de mercado para 2024? O cenário de negócios está em constante evolução, e as tendências de mercado têm um impacto direto no comportamento do consumidor. Para os micro e pequenos empreendedores, entender essas mudanças é fundamental por várias razões: Antecipação de Demandas: Compreender as tendências permite que os empreendedores antecipem as demandas do mercado, ajustando seus produtos e serviços de acordo. Adaptação Proativa: Estar ciente das tendências possibilita uma adaptação proativa, tornando os negócios mais resilientes às mudanças no comportamento do consumidor. Diferenciação Competitiva: Empresas que se alinham às tendências têm uma vantagem competitiva, atraindo consumidores que buscam novidades e inovações.
November, 2024
Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2024, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.