this is an h1

this is an h2

Tue Jan 17 18:02:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Copy para vendas de moda: como usar a escrita de forma atrativa

Entenda a importância da escrita para aumentar a taxa de retenção e a conversão de vendas da sua loja.

· 11/01/2023 · Atualizado em 17/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma das principais estratégias usadas para levar o consumidor à conversão é o copy para vendas, ou seja, a produção de textos com conteúdo relevante e atraente que tem por objetivo captar a atenção do público e fazer com que ele interaja com a sua marca. No entanto, para converter leads em clientes, além de um conteúdo de qualidade e bem escrito, é fundamental utilizar técnicas de escrita específicas e modelos cuidadosamente estudados e aplicados há tempos para auxiliar os responsáveis pelos materiais de venda.

Além disso, é necessário entender alguns conceitos importantes:

  • Copywriting: técnica de escrita focada em persuasão e conversão.
  • Copywriter: profissional que cria textos e conteúdos voltados para o marketing digital.
  • Copy de vendas: texto que tem a intenção de criar uma comunicação focada na persona, na última etapa do funil de vendas, incentivando o consumidor a tomar uma decisão de compra.

Um copy de vendas eficaz deve focar o problema do cliente (persona), compreendendo suas necessidades e desejos. É para ele que você deve apresentar uma proposta de valor, por isso é essencial explicar como a sua solução pode resolver a necessidade que ele tem. Procure evidenciar, portanto, os benefícios – mais do que as características – que a sua proposta oferece na prática.

Outra importante técnica de persuasão é apostar nos gatilhos mentais, sobretudo os de autoridade (mostre que a marca é uma referência no mercado), de urgência (defina um prazo para a oferta acabar) e de escassez (estipule um número limitado de unidades de um produto). Lembre-se ainda de que os textos devem ser objetivos e diretos e de que verbos no imperativo, verbos de ação e o uso da voz ativa (sujeito praticando a ação) auxiliam na concisão e na clareza da linguagem. 

Ainda em se tratando de linguagem, esta não deve ser muito impessoal, então use “você” sempre que possível, pense em palavras-chave e tenha muito cuidado para não deixar passar erros, fazendo uma cuidadosa revisão, pois isso também interfere na credibilidade da marca.

Modelos de copy

Algumas técnicas e modelos de copy oferecem mais chances de prender a atenção do consumidor, levando-o à conversão. Veja quais são eles:

  • AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação: chame a atenção com uma proposta cativante, mostre os seus benefícios, desperte o desejo do cliente evidenciando o seu diferencial e faça uma chamada para a ação (clicar, cadastrar, entre outras).
  • FAB – Features (Características), Advantages (Vantagens) e Benefits (Benefícios): depois de descrever o produto ou o serviço ressaltando o seu diferencial, aborde as vantagens de adquirir o que está sendo oferecido, mostrando os impactos que isso vai trazer para o cliente.
  • BAB – Before (Antes), After (Depois) e Bridge (Ponte): mostre o problema ou o desejo que o cliente possui, levando-o a imaginar uma maneira de resolvê-lo facilmente. Na sequência, apresente a solução, conectando-a ao antes e ao depois.
  • PAS – Problema, Agitação do Problema e Solução: fale sobre o problema do cliente, reforce os impactos negativos gerados a partir dele e mostre a solução.
  • 4 Us – Útil , Urgente, Único, Ultraespecífico: as palavras revelam os objetivos que você deve ter em relação ao cliente, isto é, como ser útil, como criar um senso de urgência, como mostrar um benefício que seja único e como ser objetivo e prático, indo direto ao ponto, ou seja, ser ultraespecífico.

É possível enriquecer ainda mais os seus conhecimentos acessando os conteúdos produzidos pelo Sebrae sobre o copy, que é, evidentemente, uma estratégia de escrita poderosa para você utilizar no marketing digital da sua empresa. Aproveite também para fazer o nosso curso sobre criatividade.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?