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Sat Jan 28 10:56:40 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Customer acquisition cost (CAC): quanto você gasta com seu cliente

Conhecer o customer acquisition cost permite calcular se o que você investiu em marketing e vendas está trazendo lucro para a sua empresa.

· 16/01/2023 · Atualizado em 28/01/2023
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Do inglês customer acquisition cost (CAC), pode ser traduzido como custo de aquisição do cliente. Ele permite saber quanto uma empresa investe em média para conquistar um cliente. A métrica envolve investimentos em marketing e vendas, sendo que os montantes e porcentagens variam de acordo com o segmento e o mercado.

Para qualquer empreendedor, ainda mais para quem trabalha com e-commerce, o cliente é o elemento mais importante do seu negócio. É pela vontade do cliente e pela relação mantida com ele que será possível construir um negócio próspero e com resultados financeiros eficientes.

Por isso, é necessário conhecer bem esse cliente, fazendo com que ele traga lucro e não prejuízo para o seu negócio. E, para tanto, o empreendedor precisa conhecer o custo de seus clientes. Inclusive para poder conquistar mais consumidores para seus produtos. É aí que entra o CAC, uma métrica criada para medir o custo do cliente.

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Como calcular esta métrica?

Fórmula para calcular o CAC – custo de aquisição de clientes

CAC (R$) = (investimentos em marketing + investimentos em

vendas)/número de novos clientes

Onde:

  • Investimentos em marketing – realizados em mídias pagas, campanhas, anúncios.
  • Investimentos em vendas – salários de vendedores, comissões, viagens e hospedagens ou todos os gastos com infraestrutura da área de vendas;
  • Número de novos clientes – Quantidade de novos clientes conquistados no mesmo período dos gastos.

O resultado do CAC deve ser interpretado de acordo com o modelo de negócio. Se as vendas forem pontuais, o CAC deve ter um valor abaixo do ticket médio da empresa. Já em um modelo de negócio baseado em venda recorrente, como por exemplo a venda por assinatura, o ideal é que ele seja menor que o LTV (lifetime value) ou ciclo de vida do cliente.

Vamos a um exemplo prático

Natanael tem uma loja de equipamentos de pesca “Pesque Bem”, e, no mês passado, fez uma série de ações de marketing para anunciar todos os seus produtos. As ações tiveram efeito, pois ele não só teve um aumento de faturamento como também conquistou novos clientes. Feito isso, Natanael resolveu calcular qual foi o custo de conquistar esses novos clientes, e quanto ele terá de investir no futuro para continuar aumentando a clientela.

  • Investimentos em marketing: R$ 5.250,00.
  • Investimentos em vendas: R$ 2.250,00.
  • Novos clientes conquistados 30.

Então, ele fez os cálculos:

CAC (R$) = (Investimentos em marketing + investimentos em vendas) / número de novos clientes

CAC (R$) = (R$ 5.250 + R$ 2.250)/30

CAC (R$) = (R$ 7.500)/30

CAC (R$) = R$ 250

Ou seja, para conquistar 30 novos clientes, Natanael precisou investir R$ 7.500, e o custo dessa carteira foi de R$ 250, valor que está abaixo do ticket médio do seu negócio (R$ 400).

Conclusão

Quando o empreendedor utiliza o CAC, ele usufrui de uma série de vantagens, obtendo uma visão mais ampla de sua clientela e de sua relação com ela. Está métrica permite identificar os gargalos e as dificuldades da empresa, indicando alternativas a serem adotadas para solucioná-los.

Por isso, se tiver dúvidas sobre como calcular, procure o Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!

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