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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Dicas de sucesso de Renata Pacheco

Renata Pacheco é CEO da Rede Renata Pacheco Hair Clinic em Belo Horizonte, referência na aplicação da técnica de alongamento capilar adesivado.

· 24/02/2023 · Atualizado em 25/08/2023
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Ela começou sua trajetória há 30 anos. No começo ela oferecia serviços de pé, mão, sobrancelha, corte e depilação por R $1,99. Hoje em dia ela é dona de duas clínicas de estética, salões de beleza e tem a sua própria fábrica de cabelos para alongamento. Ela se tornou uma referência no segmento de beleza atraindo muitos clientes tanto no Brasil como fora do país. Chegar ao sucesso e alcançar a reputação e o sucesso da Hair Clinic, não foi fácil, houveram muitos aprendizados e desafios e foi preciso muita persistência. 

A ideia de Renata entrar para o ramo de alongamento capilar surgiu quando ela tinha 13 anos e  ganhou um alongamento,  ela gostou tanto, que se apaixonou. Sua sensação foi tão boa que ficou com vontade de fazer as pessoas sentirem o mesmo.  Para entrar no segmento de negócios de alongamento era necessário que houvesse um investimento inicial que ela não possuía até então, mas isto não a intimidou. Renata fez suas pesquisas e descobriu uma nova técnica de aplicação e logo colocou sua ideia em prática chamando uma amiga para ser sua cobaia. Ao final da aplicação a amiga estava com aquele brilho nos olhos e foi então que ela soube qual era seu propósito de vida e começou a trabalhar na atividade que a tornaria conhecida.

Com base na sua carreira de sucesso, na sua busca constante pelo melhor para os seus clientes e  seus negócios e com uma trajetória de muitos aprendizados, Renata Pacheco apresenta algumas dicas para que as empreendedoras do segmento de beleza possam se inspirar:

1- Boa imagem é fundamental para o profissional e negócios de Beleza

A imagem é um item crucial para qualquer trabalho, principalmente no ramo da beleza, portanto, Renata tem uma rotina diária de beleza para que ela possa exibir uma aparência bem cuidada para seus clientes. Segundo Renata, o profissional de beleza deve exibir uma imagem na qual os clientes possam se espelhar, eles são uma referência importante nos seus negócios. Existe toda uma preocupação que o profissional deve ter com a imagem, as pessoas têm uma visão que é preconcebida sobre o profissional de beleza, então é necessário prestar atenção na forma de se vestir e  nos pequenos detalhes que  podem fazer com que as pessoas tenham determinado ideal sobre os empreendedores que assim como ela inspiram os clientes.  

2 - Atendimento humanizado, contato direto e muita conversa

É muito importante ter contato direto com o cliente, a humanização do atendimento é o ponto chave para o trabalho. Apesar de ser CEO do salão e mesmo possuindo uma equipe super qualificada para atender sua clientela, Renata tem apreço por trabalhar na operação diretamente com o cliente. Sua rotina diária inclui sempre atender alguns clientes, conversar com todos eles, para entender melhor o que está acontecendo com cada cliente  dentro do seu espaço de beleza. O relacionamento com o cliente é muito importante, e uma boa conversa pode fidelizá-los. Através desta conversa é possível ter feedbacks que podem ajudar no planejamento de novas estratégias e melhorar processos dentro da empresa e isto possibilita que o negócio possa crescer. 

3 - Toda mulher é única

Os valores e a missão de um negócio é fundamental. Renata Pacheco tem a convicção de que toda mulher é única, e para ela trabalhar com sentimento é muito delicado. Ela tem a percepção que é  impossível entender este cliente sem ter a conexão e proximidade com este. Para trazer esse sentimento delicado  ela faz questão de acompanhar os atendimento, pois entende que isto cria intimidade e isso traz, além do comprometimento com o cliente, a confiança deste no empreendimento e nos profissionais. 

4 -  Gestão do tempo

A gestão envolve processos operacionais. Renata sempre trabalhou na operação, mas devido ao crescimento do seu salão, percebeu que não conseguiria ficar 100% do tempo na operação, por isso ela começou a trabalhar a agenda dela para fazer uma boa gestão de seu tempo. Ela divide sua agenda em operação, contato com cliente, controle de qualidade, gestão e olhar para inovação. Assim, ela passa parte de seu tempo na operação, para ter mais contato com os clientes; ela  administra o controle de qualidade de sua fábrica, gestão dos seus empreendimentos  e fica de olho nas inovações do mercado da beleza. A agenda de Renata é montada em cima das necessidades do cliente e de suas necessidades, ela não deixa de incluir também aquilo que ela gosta de fazer.  Em relação às atividades e funções que ela não consegue executar, ela busca terceirizar com seus funcionários. 

5 - Administração de conflitos

Relacionamento e gestão de pessoas são fatores chaves. Renata Pacheco tem grande facilidade em administrar conflitos, ela diz: “o cliente pode não ter razão, mas a responsabilidade é minha”. Assim, ela busca sempre diferentes formas de sempre trazer a solução para o cliente. Hoje em dia ela acredita que é possível se destacar tanto no pré-venda, durante o procedimento e no pós-venda. Mas, no pós-venda é mais complicado, pois o cliente pode trazer a dor e a reclamação dele numa versão piorada, isto porque o problema não foi solucionado corretamente nas etapas anteriores. Renata trabalha com muita responsabilidade e sempre dá voz ativa para os clientes.  Para trazer soluções para o cliente, ela “esquece” o financeiro com o objetivo de dar uma melhor resolução do problema para o cliente. Ela acredita que se existir mais humanização no salão será muito mais fácil de resolver esses conflitos.

6 - Propósito e inovação

Renata Pacheco sempre trabalhou com propósito, todos os novos projetos são pensados com o objetivo de serem inovadores. Hoje em dia, a cada ano surgem novas inovações, não só falando no aspecto da parte de produtos de beleza, mas como um todo. Só é possível administrar seu tempo entre ser empreendedor e buscar inovações quando se tem um propósito. 

7 - Gestão da Qualidade

Renata montou uma fábrica para entregar produtos de qualidade para os seus clientes. Como empresária, ela passou por problemas com os fornecedores, no que diz respeito à gestão de qualidade dos produtos, por este motivo ela decidiu montar sua própria fábrica, assim ela pode selecionar as melhores extensões de cabelo para as suas clientes. Como ela sempre está ativa na parte da operação, então ela entende a necessidade dos clientes e consegue aplicar melhorias para a fabricação dos seus produtos. 

8 - Materializar valor através de uma “joia”, um presente para o cliente

Em seu salão, Renata sempre busca suprir as expectativas do cliente. Quando cada serviço realizado é finalizado, Renata entrega uma joia para o cliente para que quando ele se sentir para baixo, ele possa olhar para aquela joia e lembrar como ele é uma pessoa especial.  Esta joia é um presente, uma boa ferramenta de marketing para fidelizar os clientes, pois eles sabem que no salão eles vão receber um tratamento e serviços que vão além do esperado.

O Sebrae tem um artigo com informações sobre o mercado de Extensões capilares: mega hair, um mercado lucrativo em alta.

Saiba 10 fatores-chave para o sucesso em salões de beleza e as 10 dicas de sucesso para um Salão de Beleza.

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