this is an h1

this is an h2

Thu Aug 24 13:39:33 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Dicas para criar pacotes de serviços lucrativos no salão de beleza

Para criar pacotes lucrativos para seu salão de beleza é preciso fazer um bom planejamento e gestão.

· Atualizado em 24/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A empresária do segmento de beleza Dani Venâncio, Doutora em Administração, vendeu seu primeiro pacote de serviços (quando a cliente paga adiantado vários atendimentos do mesmo serviço de uma vez) em 2003.  Vinte anos depois, essa estratégia ainda é utilizada pela empreendedora nos dois salões de beleza e na barbearia onde é proprietária em Florianópolis (SC). Ela diz que ama essa estratégia porque, nas entrelinhas, o cliente está dizendo que vai voltar e, quanto mais ele volta, mais se torna fiel e aumenta a chance de ele comprar outros serviços.

Veja a seguir as dicas dela para criar pacotes e aumentar o faturamento do seu salão de beleza:

1- Identificar os serviços mais vendidos

Para fidelizar o cliente, o cliente deve perceber o valor do pacote adquirido. 

De acordo com Dani Venâncio, o primeiro passo para criar pacotes de serviços lucrativos para salões de beleza é identificar quais os serviços mais vendidos no seu estabelecimento. “Por exemplo, aqui no meu salão os serviços mais vendidos são o de manicure, pedicure, tratamento capilar e escova. Então, nós oferecemos pacotes desses serviços e também de sobrancelhas, terapia capilar e de corte e barba na barbearia”, conta a expert.

Segundo pesquisa da ABSB-Associação Brasileira de Salões de Beleza, realizada em setembro de 2022, os percentuais dos serviços mais procurados em que os salões de beleza, são: corte (29%), manicure (24%), coloração (24%), e escova (13%).

2 - Calcular a margem de  lucro obtido por cada serviço

Na sequência, a empresária orienta verificar quanto o seu salão de beleza lucra com cada serviço. “Se você não souber o quanto lucra ou descobrir que não lucra, não pode utilizar a estratégia de fazer pacotes. Resolva esta situação, primeiro! Para isso, é preciso aumentar preços, cortar custos e depois criar os pacotes”, ensina.

3 - Defina a média de desconto

O terceiro passo exige definir a média de desconto de cada serviço que faz parte do pacote. “A média de desconto que oferecemos por cada serviço vai de 10% a 15%, pois estamos comprando do cliente a garantia de que ele virá novamente”, acrescenta.

4 - Escolha a quantidade do serviço disponível no pacote

Depois, é preciso pensar na quantidade do serviço em cada pacote: se será de quatro, seis, oito ou até 12 atendimentos. “O mais comum aqui no meu salão é o pacote que dá direito a quatro atendimentos do mesmo serviço”, exemplifica Dani Venâncio.

5 - Crie regras para o pacote

Segundo a expert, não existem regras ideais, e criá-las depende do que você está buscando para sua empresa. “Há salões de beleza que adotam a regra de que é preciso fazer os serviços do pacote em um período de até 60 dias. Há outros salões que determinam que o cliente só pode agendar os serviços em dias determinados, como quarta, quinta ou sexta-feira”, explica. “Outra regra comum é explicar que o pacote é intransferível, ou seja, não dá para comprar o pacote e dividir os serviços dele com outra pessoa, pois sempre aparece cliente que compra o pacote para ele, faz o serviço e agenda os outros para a filha, por exemplo”, alerta.  Dani Venâncio lembra que é muito importante que o cliente seja informado sobre as regras antes de realizar o pagamento para não gerar problemas para o seu salão de beleza. 

6 - Tenha um controle manual e/ou automatizado

Desde que implantou a estratégia de pacote, a empreendedora aprendeu a manter um controle manual para cada cliente que compra um pacote em seus dois salões de beleza ou na barbearia. “Além do sistema digital, onde lançamos todas as informações sobre as compras de pacote, nós mantemos um controle manual, pois era comum casos de clientes que adquiriram o pacote com quatro atendimentos e quando realizavam o quarto, negavam que era o último”, explica Dani Venâncio.  “Não é nem o caso da cliente querer se aproveitar, é que o tempo passa rápido e às vezes a pessoa não lembra a data que pagou o pacote, então, para evitar isso, adotamos o controle manual, onde a cliente assina cada vez que realiza um serviço”, acrescenta.

7 - Compartilhe e decida junto aos profissionais 

Para finalizar, a empresária enfatiza que é preciso conversar individualmente com cada membro da equipe de profissionais do seu salão para falar sobre a importância do cliente voltar mais vezes. “Quando oferecemos o desconto de 10% a 15%, isso significa que o profissional vai lucrar 10% a 15% menos. Então, você precisa fazê-lo entender que, apesar de estar lucrando menos, a princípio, a agenda dele estará mais estável”, ressalta. 

O salão também deve pensar nos meios de pagamento e na  facilidade do pagamento do pacote e em tornar a experiência do cliente com o pacote adquirido valiosa, pois além de preço é importante que o cliente tenha a percepção de valor do pacote adquirido.

O Portal do Sebrae Beleza no traz dicas e informações sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?