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Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Tornar a experiência no salão mais agradável pode fidelizar o cliente

Investir na melhor experiência possível para o cliente no salão de beleza, oferecendo atendimento personalizado, favorece a tão desejada fidelização.

· 25/10/2022 · Atualizado em 16/11/2022
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Para seu salão de beleza ganhar destaque no mercado, um dos principais pilares em que você deve investir é a experiência do cliente. Um atendimento de excelência faz com que o consumidor volte, proporcionando a tão desejada fidelização.

Para oferecer uma experiência inesquecível, sempre respeite o cliente e o seu jeitinho: alguns são mais quietos e reservados, outros mais extrovertidos. Para os que gostam de conversar e conhecer as novidades do mundo da beleza, fale sobre tendências e orientações técnicas dos produtos que você costuma usar no seu salão. 

O atendimento personalizado também envolve soluções de beleza únicas. Assim, clientes com cabelos crespos recebem tratamento com produtos mais adequados para o seu tipo de cabelo, enquanto clientes com as madeixas loiras ganham outro tipo de tratamento. A percepção de estar sendo tratado com o produto ideal para o seu tipo de cabelo ou unha tem ganhado cada vez mais espaço no mundo da beleza.

Esteja aberto para atender o cliente com excelência, mesmo os mais exigentes e nervosos, pois o cliente é a razão de ser do salão. Todas as vezes que você colocar o cliente como o principal fator do seu negócio, tudo será mais fácil. Adotando essa visão, é possível entender melhor o cliente e manter uma comunicação mais eficiente e próxima.

Para garantir uma boa experiência, aposte em:

  1. Ambiente agradável, organizado e bonito.
  2. Agendamento eficiente, com uso de softwares e aplicativos para facilitar o controle de agenda, porque o cliente não gosta de esperar.
  3. Serviço de qualidade: nada melhor que um serviço bem feito para deixar o cliente feliz.
  4. Tratamento atencioso, gentil e profissional: ir ao salão é uma experiência, ser bem tratado por gente educada e alegre é muito bom e todos gostam.
  5. Atendimento personalizado: atender às expectativas de cada cliente, pois cada um tem seu jeito pessoal de ser. 

Vale lembrar que potencializar a experiência do cliente com foco em resultados positivos é uma forma de estreitar ainda mais os vínculos com quem frequenta o seu salão de beleza. Isso significa uma agenda sempre cheia em qualquer época do ano, sem contar o marketing orgânico que as pessoas podem fazer ao falar do seu negócio de um jeito natural e eficaz.

Aqui vão algumas dicas para potencializar a experiência do cliente. Primeiro de tudo: seja simpático. Receba os clientes com um sorriso no rosto. A simpatia é a melhor forma de conquistar o cliente logo de cara. 

Também seja sempre pontual: trabalhar com pontualidade é essencial para ganhar respeito e reconhecimento do cliente.

Ofereça um atendimento personalizado: não há cliente que não aprecie receber a atenção exclusiva do profissional. Ao fazer o atendimento, demonstre interesse pelo o que o cliente deseja e explique sobre o procedimento e expectativa do resultado. Faça do seu salão uma referência em consulta de cor e estilo.

Ofereça bebidas e comidinhas para seus clientes e procure sempre realizar eventos no seu salão. Também mantenha um espaço de espera confortável e agradável para aquele cliente que chega sem hora marcada. Capriche no sofá, tenha sempre água, café, suco, bolachas ou balas. É recomendável manter uma TV ligada num programa divertido, oferecer acesso ao WI-FI e revistas atualizadas. 

Seja profissional e ético: independentemente do tipo de relação que você mantém com seu cliente, a postura profissional é fundamental. Seja ético: nunca fale mal de colegas, chefe e de outros clientes em um ambiente de trabalho.

Crie programas de fidelização. Nada melhor para o cliente do que se sentir bem tratado, certo? Então, crie o quanto antes maneiras de presentear sua clientela com um bom desconto ou algum serviço ou produto gratuito no salão.

Por último, dê atenção aos pequenos detalhes: seja um expert sobre os produtos que indica, converse com o cliente antes de realizar o procedimento e proporcione uma experiência sensorial no lavatório. 

Criar uma experiência de consumo agradável para os clientes em salões de beleza é tão importante quanto a qualidade do serviço prestado. Mesmo que de forma simples, invista em alternativas que proporcionem um tempo de espera confortável. 

Neste curso, o Sebrae te ensina, passo a passo, como manter a qualidade no atendimento ao cliente. Invista nessa capacitação on-line gratuita e surpreenda e retenha clientes com uma experiência de consumo agradável em seu salão de beleza.

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