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Mercado e Vendas | MARKETING
Diferença entre indicadores de marketing e indicadores de negócios

Conheça os indicadores de marketing digital e os de negócios para avaliar suas ações e manter o crescimento da sua empresa.

· 16/11/2022 · Atualizado em 21/11/2022
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Planejamento e monitoramento dos dados e das ações são essenciais em qualquer negócio. Uma grande quantidade de informações deve ser coletada, analisada e utilizada para realizar ajustes, adequações e melhorar os resultados de um negócio. Para isso, existem os indicadores de marketing e os de negócios. 

No marketing digital, temos alguns indicadores que precisam ser observados com frequência para avaliação do sucesso de uma campanha, de um canal de comunicação, de um público ou de uma promoção específica. O monitoramento destes indicadores torna possível saber, por exemplo, qual anúncio tem performado melhor, ou qual canal está trazendo um melhor resultado, com menor custo de aquisição ou maior retorno do investimento, por exemplo.

Alguns desses indicadores de marketing digital são:

Alcance: mede quantas pessoas estão recebendo o conteúdo divulgado nas mídias sociais.

Impressões: apresenta quantas vezes as publicações foram exibidas para os usuários.

Visualizações e retenção de vídeo: visualização mostra quantas pessoas acessaram o seu vídeo. E a retenção, quanto tempo elas assistiram ao seu vídeo.

Acessos ao site: todo acesso ou visita ao seu site.

Leads: são os visitantes do seu site ou blog que demonstraram interesse pelo seu conteúdo, preenchendo um cadastro e fornecendo dados de contato.

Custo: podemos falar em CPC ou custo por clique, que mostra o valor médio investido para cada clique recebido em um anúncio. Outro indicador é o CPA ou custo por aquisição, que identifica o valor pago para a conversão do seu público.

Conversões: mostra a quantidade de visitantes que se tornaram leads ou fecharam negócio por meio das landing pages, por exemplo.

ROAS: return on advertising spend ou retorno sobre gasto com anúncios.

ROI: return on investment apresenta a quantidade de dinheiro que a sua empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais.

No entanto, esses indicadores não são suficientes para analisar o sucesso do seu negócio. Nesse caso, temos os indicadores de negócio, que são dados que vão determinar o lucro, o crescimento de longo prazo e como orientar decisões estratégicas em um nível superior ao de campanhas de marketing. Vejamos alguns indicadores de negócios:

LTV - lifetime value

Trata-se do valor que uma única pessoa gera para o negócio ao longo de todo o seu "tempo de vida" como cliente. Um serviço por assinatura, como a Netflix, por exemplo, considera a projeção de tempo médio que um usuário permanece na plataforma e não, apenas, a venda da assinatura.

Lead time

É o tempo gasto desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao consumidor final. Monitorar esse tempo pode fazer diferença para a experiência do consumidor.

Ticket médio

Mostra o valor médio gasto em uma única compra, a partir do valor total do faturamento dividido pelo número total de vendas realizadas. Esse indicador pode ser muito útil para determinar quanto você pode gastar na aquisição de clientes, ou mesmo embasar decisões como frete grátis a partir de um determinado valor, visando puxar o valor médio das vendas para cima.

Turnover

É a taxa de rotatividade dos seus colaboradores. Quanto tempo, em média, um funcionário permanece na sua empresa? Se houver uma alta rotatividade na sua empresa, você pode sobrecarregar ou precisar de mais pessoas do que o que realmente seria necessário para manter sua operação.

Churn rate

Esse é um indicador que demonstra o quanto sua empresa perdeu em receita ou clientes. Se você todo mês traz dez novos clientes, mas na outra ponta dez clientes antigos saem, há um grande esforço sendo gasto apenas para manter-se no mesmo lugar. Crescer pode tornar-se um desafio árduo nesse cenário.

Taxa de conversão

A cada cem pessoas que acessam seu e-commerce, quantas fecham negócio? Essa é sua taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas você precisa trazer para que uma venda aconteça.

Custo por aquisição (CPA)

Quanto você precisa investir para gerar uma venda. Digamos que seu orçamento de comunicação seja de R$ 10 mil, e esse investimento resulte em dez vendas no mês. Isso significa que seu CPA é R$ 1 mil. Se você estiver vendendo carros de alto valor, pode ser um CPA muito bom, mas se você vende camisetas de valor baixo, esse indicador não é bom. 

Índice de inadimplência

Para conseguir planejar-se, é ideal saber qual é o seu índice médio de inadimplência nos últimos meses e projetar isso no seu caixa futuro. Assim, você pode evitar surpresas, comprometendo-se com despesas futuras e contando com o volume total de recebimentos, que podem não ocorrer.

Satisfação dos clientes

Medir a satisfação dos clientes usando alguma metodologia, como o Net Promoter Score (NPS) vai te dar a oportunidade de rever processos internos, aperfeiçoar seu atendimento, produto, entrega ou outros pontos negativos, melhorando a satisfação de seus clientes e, consequentemente, sua permanência e suas indicações.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR, Comunidade Sebrae: Métricas da Vaidade: indicadores de Marketing x Indicadores de Negócios

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