A construção civil é um dos setores mais importantes para a economia do país. Entre as obras que ela engloba, estão as residenciais, comerciais e industriais, as de infraestrutura, as reformas e as revitalizações. Além disso, ela também compreende a prestação de serviços de alvenaria, carpintaria, armação, pintura, demolição, instalação elétrica e hidráulica, revestimento, entre outros. Por último, não podemos deixar de citar o gerenciamento, a fiscalização, a assessoria e a supervisão de obras – que estimulam o setor econômico e empregam uma força de trabalho significativa.
Mas, com a crise causada pela pandemia da Covid-19, a construção civil também precisa refletir sobre a condução das empresas, rever processos e sistemáticas e concluir se pode ser mais ágil. É tempo, ainda, de rever o posicionamento da empresa, pensar de forma coletiva, aprimorar e consolidar parcerias e atuar em cadeia. Tudo isso, independentemente do segmento da companhia, são sugestões que devem ser consideradas em momentos de crise.
A mobilização, no sentido de ajudar os pequenos negócios, continua. E o Sebrae, por meio dos seus produtos, que incluem conteúdos, capacitações, dicas, orientações e boas práticas, pode apoiá-lo na impulsão do seu empreendimento. Fique sempre atento e busque informações.
O #todospelaconstrução foi um movimento autônomo, sem fins lucrativos, criado por pessoas, instituições e empresas do setor da construção civil que tinham a mesma meta: alcançar a renovação; a preparação e a promoção de conhecimento; e a inovação para todos os profissionais ou interessados por assuntos do setor da construção.
O movimento foi articulado a partir de março, logo no início da pandemia da Covid-19, e uniu o Sebrae, a Construliga, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Ethos Soluções para produzir e disseminar informações propositivas para o enfrentamento da crise. O objetivo foi, sobretudo, preparar as empresas e os negócios para o período pós-coronavírus. Foram realizados sete webinars sobre os mais diversos temas, como “Construção civil em tempos de Covid e perspectivas pós-Covid”, “Inovação na construção” e “BIM”. Estes e os outros podem ser acessados pelo link ou pelo canal do YouTube #todospelaconstrucao.
Os webinars foram importantes para conectar diversos atores e lideranças da cadeia de valor. Foram 26 expositores participantes, ligados a importantes agentes da construção, tais quais Sinduscons (MG e RJ), Federação das Indústrias, construtoras da China e Itália, associações (ABCP, Abesc, Anamaco, Asbea, Juntos Somos Mais), ABNT, Ministério da Ciência e Tecnologia, CAIXA Econômica Federal, FGV-Ibre, Poli-USP, dirigentes, especialistas e empresários da Rede Casa de Material de Construção, Aceplan, Saint-Gobain, Arcelor Mittal, Vitacon, Método Engenharia e gestores do Sistema Sebrae.
No âmbito desse movimento, também foram ofertados 100 cursos gratuitos on-line, com uma hora de duração, via webinar, que discutiram medidas que podem ser adotadas no período de crise (negociação financeira e tributária, crédito, capital de giro, questões trabalhistas etc.). Propôs-se repensar a retomada e a necessidade de reinvenção do setor com a imprescindível preservação da cadeia produtiva e dos empregos e lançar um novo olhar sobre as oportunidades de melhoria no ambiente dos pequenos negócios, no intuito de elevar a produtividade.
E, vale lembrar: mesmo com a pandemia e o mercado diferente de seu ritmo normal, as lojas de material de construção permanecem abertas na maior parte do país. Com a mudança de comportamento da sociedade – por exemplo, com o home office incorporado à rotina profissional de milhões de pessoas – aumentou a necessidade de reformas, o que, consequentemente, contribuiu para o incremento da demanda pelo setor de construção civil. Por isso, oriente sua equipe e prepare sua loja, seu caixa e a área administrativa de sua empresa. Ah, e não se esqueça de esbanjar talento no atendimento: informação e tranquilidade garantem ótimos negócios!
Confira as dicas de como os pequenos negócios da cadeia produtiva da construção civil podem cortar custos, renegociar dívidas e obter créditos para se recuperarem no cenário atual.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?