Veja o que o Sebrae oferece em cada região:
Faça login ou cadastre-se
Entre com sua conta Sebrae e tenha uma melhor experiência.
Entrar
Confira o que o Sebrae do seu Estado tem para você.
A construção civil é um dos setores mais importantes para a economia do país. Entre as obras que ela engloba, estão as residenciais, comerciais e industriais, as de infraestrutura, as reformas e as revitalizações. Além disso, ela também compreende a prestação de serviços de alvenaria, carpintaria, armação, pintura, demolição, instalação elétrica e hidráulica, revestimento, entre outros. Por último, não podemos deixar de citar o gerenciamento, a fiscalização, a assessoria e a supervisão de obras – que estimulam o setor econômico e empregam uma força de trabalho significativa.
Mas, com a crise causada pela pandemia da Covid-19, a construção civil também precisa refletir sobre a condução das empresas, rever processos e sistemáticas e concluir se pode ser mais ágil. É tempo, ainda, de rever o posicionamento da empresa, pensar de forma coletiva, aprimorar e consolidar parcerias e atuar em cadeia. Tudo isso, independentemente do segmento da companhia, são sugestões que devem ser consideradas em momentos de crise.
A mobilização, no sentido de ajudar os pequenos negócios, continua. E o Sebrae, por meio dos seus produtos, que incluem conteúdos, capacitações, dicas, orientações e boas práticas, pode apoiá-lo na impulsão do seu empreendimento. Fique sempre atento e busque informações.
O #todospelaconstrução foi um movimento autônomo, sem fins lucrativos, criado por pessoas, instituições e empresas do setor da construção civil que tinham a mesma meta: alcançar a renovação; a preparação e a promoção de conhecimento; e a inovação para todos os profissionais ou interessados por assuntos do setor da construção.
O movimento foi articulado a partir de março, logo no início da pandemia da Covid-19, e uniu o Sebrae, a Construliga, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Ethos Soluções para produzir e disseminar informações propositivas para o enfrentamento da crise. O objetivo foi, sobretudo, preparar as empresas e os negócios para o período pós-coronavírus. Foram realizados sete webinars sobre os mais diversos temas, como “Construção civil em tempos de Covid e perspectivas pós-Covid”, “Inovação na construção” e “BIM”. Estes e os outros podem ser acessados pelo link ou pelo canal do YouTube #todospelaconstrucao.
Os webinars foram importantes para conectar diversos atores e lideranças da cadeia de valor. Foram 26 expositores participantes, ligados a importantes agentes da construção, tais quais Sinduscons (MG e RJ), Federação das Indústrias, construtoras da China e Itália, associações (ABCP, Abesc, Anamaco, Asbea, Juntos Somos Mais), ABNT, Ministério da Ciência e Tecnologia, CAIXA Econômica Federal, FGV-Ibre, Poli-USP, dirigentes, especialistas e empresários da Rede Casa de Material de Construção, Aceplan, Saint-Gobain, Arcelor Mittal, Vitacon, Método Engenharia e gestores do Sistema Sebrae.
No âmbito desse movimento, também foram ofertados 100 cursos gratuitos on-line, com uma hora de duração, via webinar, que discutiram medidas que podem ser adotadas no período de crise (negociação financeira e tributária, crédito, capital de giro, questões trabalhistas etc.). Propôs-se repensar a retomada e a necessidade de reinvenção do setor com a imprescindível preservação da cadeia produtiva e dos empregos e lançar um novo olhar sobre as oportunidades de melhoria no ambiente dos pequenos negócios, no intuito de elevar a produtividade.
E, vale lembrar: mesmo com a pandemia e o mercado diferente de seu ritmo normal, as lojas de material de construção permanecem abertas na maior parte do país. Com a mudança de comportamento da sociedade – por exemplo, com o home office incorporado à rotina profissional de milhões de pessoas – aumentou a necessidade de reformas, o que, consequentemente, contribuiu para o incremento da demanda pelo setor de construção civil. Por isso, oriente sua equipe e prepare sua loja, seu caixa e a área administrativa de sua empresa. Ah, e não se esqueça de esbanjar talento no atendimento: informação e tranquilidade garantem ótimos negócios!
Confira as dicas de como os pequenos negócios da cadeia produtiva da construção civil podem cortar custos, renegociar dívidas e obter créditos para se recuperarem no cenário atual.
Você já fez uma análise dos custos que você ainda pode cortar ou diminuir? Nela, você pode descobrir despesas que não são prioritárias neste momento.
Conversar com seus fornecedores, formar redes, articular parcerias e, talvez, repensar o seu modelo de negócios são ações essenciais para agora.
Você pode incorporar novas práticas, tais como: melhoria e racionalização nos processos para evitar desperdícios; gestão de resíduos e reciclagem; melhoria na gestão dos projetos; revisão de condições de suprimentos; negociações com seus fornecedores; assim como a agregação de novos materiais e de valor às obras por meio de soluções inovadoras. Você pode avaliar, também, a incorporação de outras práticas, como a adesão ao lean construction – construção enxuta –, por exemplo, por questões de economia e produtividade, além de aspectos de segurança do trabalho e redução de riscos nas obras.
Acesse sites especializados, como os da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do seu estado e de entidades de classe do setor.
Fique de olho em tudo que pode ajudar você neste momento. Acompanhe tanto as medidas que estão sendo adotadas quanto as que ainda serão implementadas pelo governo. Pode ser que algumas possam se aplicar ao seu negócio.
A CAIXA Econômica Federal e o Sebrae assinaram um convênio com objetivo de facilitar o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas, assim como aos microempreendedores individuais (MEI). A parceria visa a reduzir o impacto provocado pela crise do coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil.
Ela utiliza as linhas de crédito disponibilizadas pela CAIXA, tendo as garantias complementares concedidas pelo Sebrae por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), disponibilizado nos bancos conveniados. O fundo concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios. Quando um empreendimento não dispõe de todas as garantias necessárias para obter o benefício, é o Fampe que as complementa. O Fampe pode garantir, de forma complementar, até 80% de uma operação de crédito contratada – a depender do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento. Saiba mais sobre a parceria.
Você sabia que bancos públicos e privados estão prorrogando o pagamento das dívidas de crédito de seus clientes em até 60 dias?
Em março de 2020, o Conselho Monetário Nacional autorizou a renegociação de dívidas para facilitar a situação financeira de famílias e empresas de todo o país. De acordo com nota publicada pelo Banco Central (BC), estima-se que aproximadamente R$ 3,2 trilhões de créditos possam beneficiar os interessados.
Verifique com o seu banco. E lembre-se de que não se trata do cancelamento da parcela da dívida, mas sim de sua prorrogação. Fique atento ao seu fluxo de caixa para saber o que é mais viável: prorrogar ou pagar suas dívidas.
Essa linha de crédito visa ao financiamento das despesas relativas ao pagamento do salário dos empregados e à compra tanto de matérias-primas como de insumos necessários ao funcionamento da empresa.
O Proger é um programa do governo federal cujo objetivo é promover a geração de renda por meio da oferta de linhas de crédito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no investimento de longo prazo a pequenos negócios, cooperativas e associações de produção.
A Resolução nº 850 instituiu a Linha de Crédito Proger Urbano Capital de Giro para atender as empresas durante a crise do coronavírus. Confira um resumo das finalidades e respectivos capitais de giro previstos na medida:
Foi prorrogado o prazo para pagamento dos tributos apurados no Simples Nacional e no Simei para os períodos de apuração (PA) de março a maio de 2021. O Comitê Gestor do Simples Nacional editou a Resolução CGSN 158/2021, que permite que o pagamento seja efetuado em até duas quotas, conforme abaixo:
Périodo de Apuração (PA) | Vencimento Original | Vencimento Prorrogado | Vencimento Prorrogado |
---|---|---|---|
1º Quota | 2º Quota | ||
03/2021 | 20/04/2021 | 20/07/2021 | 20/08/2021 |
04/2021 | 20/05/2021 | 20/09/2021 | 20/10/2021 |
05/2021 | 21/06/2021 | 21/11/2021 | 20/12/2021 |
Boletim Setorial Construção Civil: acesse as edições e veja os impactos da Covid-19 nos pequenos negócios.
A crise causada pela pandemia de Covid-19 exige do empreendedor um esforço maior para minimizar os prejuízos e manter a saúde financeira do negócio. Listamos vídeos com informações, orientações e dicas de especialistas do segmento de construção civil para te ajudar a lidar com os desafios deste momento conturbado.
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?