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Wed Jun 07 01:22:10 BRT 2023
Mercado e Vendas | RELACIONAMENTOS COM CLIENTE - CRM
Entenda o processo de gestão do relacionamento com o cliente

Com a ferramenta CRM (Customer Relationship Management) seu negócio pode ganhar destaque, com aumento das vendas e melhora na gestão do cliente.

· Atualizado em 07/06/2023
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Oferecer o melhor produto não é a única estratégia que garante o retorno do cliente à loja. Atendimento diferenciado e comunicação moderna com os clientes podem elevar as vendas e atrair público maior e com preferências variadas.

O software conhecido como CRM (Customer Relationship Management) é considerado ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente, ou seja, para entender as reais necessidades e expectativas dos clientes potenciais e identificar a abrangência do negócio e dos produtos comercializados.

Além disso, ao gerenciar os contatos, o CRM contribui para identificação do posicionamento do negócio no mercado.

Conheça agora as quatro fases do sistema de relacionamento CRM, que são os pontos essenciais para a sua implementação.

Identificação e objetivos

Para que a ferramenta CRM tenha sucesso, um dos primeiros passos é responder à seguinte pergunta: “Quem é o meu cliente?”

Partindo do conceito de que cliente é o indivíduo que troca valores com pessoas ou grupos, podemos dizer também que os funcionários, fornecedores, vendedores e compradores são clientes.

Depois dessa identificação, é necessário traçar os objetivos da utilização da ferramenta, que são:

  • proposição de valor: significa ampliar o número de clientes, aumentar as vendas e a satisfação deles, reduzir o tempo utilizado para resolver problemas com a clientela e atender aos objetivos da empresa;
  • cases e medidas: para que o CRM tenha sucesso e contribua para o alcance de metas da empresa, é necessário estudar a situação atual do negócio e prever as melhores alternativas para aumentar o seu desempenho e ampliar o retorno positivo do investimento.

Estratégias

Para que o investimento em CRM tenha resultados satisfatórios, algumas estratégias devem ser levadas em conta:

  • envolver as partes interessadas (acionistas, funcionários, parceiros etc.);
  • aprimorar os processos empresariais;
  • avaliar os riscos;
  • examinar as mudanças culturais;
  • investir em novos sistemas de informação e em tecnologia que suporte a ferramenta CRM;
  • escolher os fornecedores certos e pacotes de serviços mais adequados ao perfil do negócio.

Implementação

A implementação do CRM no seu negócio é considerada a fase que precisa de maior investimento financeiro, apresentando três opções:

  • implementação interna;
  • implementação por serviços profissionais do fornecedor;
  • implementação por integradores.

Saiba mais:

Acesse a publicação Os 4 ases do CRM e entenda os pontos essenciais do programa de gestão do relacionamento com o cliente.

As mídias sociais são altamente importantes para seu relacionamento com os clientes, então consulte também o artigo TikTok para pequenos negócios

 

 

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