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Sat Nov 05 20:03:45 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Estratégias de marketing digital para zerar estoque nas liquidações

Aproveite as dicas de marketing digital para otimizar suas vendas ao máximo durante as liquidações de fim de ano.

· Atualizado em 05/11/2022
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Depois da Black Friday, Natal e Ano Novo, sempre sobra alguma parte do estoque. Então, o trabalho do início do ano passa a ser esvaziar o estoque para dar lugar às novas coleções. Muitos consumidores esperam, justamente, essa queima de estoque para comprar nas famosas liquidações e conseguir grandes descontos.

O planejamento estratégico é fundamental tanto para divulgação quanto para o aumento das vendas nesse período. O primeiro passo é definir os produtos que serão liquidados. Priorize os produtos que estão sobrando ou que ficarão ultrapassados em breve. Mas, evite os produtos recém-lançados porque o seu cliente não vai querer pagar mais caro depois da liquidação. 

Para zerar o estoque e ter sucesso nesse período, separamos algumas estratégias e dicas que você pode aplicar no seu negócio.

Tenha uma meta

Estabeleça metas claras e específicas, como quantidade de vendas ou de lucro. Para isso, veja qual a margem de descontos que você pretende aplicar e tenha como parâmetro as liquidações passadas. Não se esqueça de levar em consideração os gastos com operações, impostos e logística, por exemplo. 

Defina sua oferta com diferentes tipos de descontos

Para que sua queima de estoque seja efetiva, é preciso que o desconto seja alto para atrair o cliente. Não se limite ao modelo promocional de 50% em toda loja. Você pode oferecer outras vantagens ou falar de outra maneira, como “Compre um e leve dois”.

Você também pode montar kits de produtos, ou seja, seu cliente compra vários produtos e recebe um bom desconto. Ainda tem como opção os descontos progressivos e os brindes. 

Prepare suas páginas de destino

Direcione o seu cliente para a página de liquidação da sua loja on-line ou site. Se ele chegar até o seu estabelecimento por um anúncio ou pela rede social, ele precisa visualizar a liquidação logo no primeiro clique. Essa estratégia faz parte da experiência positiva do usuário. Isso porque ele foi atraído pela promoção, então, deve ter acesso a ela antes de qualquer outra parte do site ou loja on-line. 

Defina um prazo 

Definir um prazo e deixá-lo claro é usar os gatilhos mentais de urgência e de escassez. Você precisa determinar um fim para a sua liquidação para que o cliente não fique com a sensação de que não vale a pena a compra, já que o preço permanecerá baixo por mais tempo. 

Aumente a exposição dos produtos

Aproveite as redes sociais, que são ótimos canais para criar conteúdos dinâmicos, divertidos e diários. O custo também é menor que o do anúncio pago. Você pode utilizar a identidade visual, com cores de liquidação nos seus perfis. Pode fazer posts, stories e reels sobre os produtos que entraram na queima de estoque.

Faça anúncios pagos

Os anúncios pagos trazem resultados de curto prazo, justo o que uma liquidação busca. Por isso, capriche nos anúncios para que seus clientes saibam que está ocorrendo uma liquidação na sua loja. Tenha cuidado para não transmitir informações incorretas para não incorrer em propaganda enganosa.

Reforce o atendimento on-line

Como a tendência é que a procura e as vendas aumentem nesse período, reforce o seu atendimento via WhatsApp, site, e-mail, telefone e pelas redes sociais. Dê diferentes opções para que o seu cliente encontre seu produto, possa tirar dúvidas e comprar. Não se esqueça de avisar aos seus clientes via e-mail marketing ou WhatsApp que a liquidação irá começar. 

Um bom planejamento e preparação para o período das liquidações é fundamental, não apenas para aumentar o lucro, mas para renovar os produtos e atrair novos clientes. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Potencialize as vendas por meio de promoções e ofertas

Boas práticas para atendimento online


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