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Sat Aug 20 02:35:40 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Evite erros básicos que podem prejudicar seu negócio digital

Confusão com a vida pessoal ou mesmo na gestão podem impedir o crescimento dos negócios digitais.

· Atualizado em 20/08/2022
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Empreendedores digitais estão ganhando espaço e alcançando inúmeros resultados positivos. No entanto, sem planejamento e estratégia, da mesma maneira rápida que cresceram, os negócios digitais podem despencar. Por isso, o ideal é manter-se atualizado e em constante avaliação. 

Alguns erros, que parecem básicos, podem passar despercebidos, mas impactar no seu negócio digital. E, o primeiro deles é confundir vida pessoal com profissional. Confira algumas dicas para desviar desse problema na esfera pessoal:

Defina horários de trabalho

Mesmo trabalhando em casa, separe o seu local e horário de trabalho. Avise parentes e amigos que você está no seu momento de trabalho.

Aproveite para criar um cronograma. Assim, você mantém a organização e visualiza sua rotina de maneira mais fácil. 

Trace metas diárias

Coloque metas para serem cumpridas no dia. Isso ajuda na execução do seu cronograma, e você consegue perceber o fluxo de atividades diárias. Não se esqueça de avaliar o cumprimento ou não da sua meta no fim do dia. 

Além desses obstáculos pessoais, existem os erros na gestão dos negócios digitais. Você precisa ter muita atenção para incorrer em ações ou omissões que podem prejudicar o seu negócio. 

Com relação à gestão dos negócios digitais, não cometa os seguintes erros:

Falta de humanização  

Humanize seu atendimento e busque se conectar com o seu cliente. A maior parte dos negócios digitais está nas redes sociais. Conheça seu público e mantenha um relacionamento com ele por meio desses canais.  Aproveite para mostrar os bastidores do seu empreendimento.

No atendimento, seja cordial e busque a personalização, chamando o cliente pelo nome. Um sistema de CRM (Customer Relationship Management) ajuda nesse ponto, já que você organiza o cadastro dos seus clientes e, na hora em que eles entram em contato, você pode saber com quem está falando. 

Não se preocupar com o pós-venda

A jornada do seu cliente não acaba com o fim da negociação. Depois dessa etapa, você precisa se atentar à entrega e à avaliação do seu serviço ou produto. Procure saber se deu tudo certo com a encomenda feita pelo seu cliente. Monitore o tempo de entrega do produto e transmita profissionalismo e confiança. 

Não interagir com o cliente

Sempre responda aos comentários, avaliações e, principalmente, às dúvidas do seu público. Essa é uma forma de interagir e manter a conexão com sua audiência. Também transmite credibilidade e confiança. 

Não acreditar nas redes sociais

As redes sociais são canais estratégicos de marketing digital. Escolha as plataformas que tenham relação com o seu negócio e o seu cliente. Produza conteúdo de qualidade e mantenha a frequência de publicações. A constância é um ponto forte para o algoritmo mostrar o seu conteúdo para o público.

Lembre-se que as redes sociais têm como foco os relacionamentos e não as vendas. Postar somente produtos para venda e esquecer das conexões pode trazer prejuízos para o seu negócio digital. 

Definir somente métricas de vaidade 

Avaliar constantemente é fundamental para uma estratégia de marketing digital. Mas, você não deve focar apenas na quantidade de curtidas ou de seguidores. Essas são as métricas de vaidade. Não que elas não sejam importantes, mas você deve observar e analisar todo o conjunto de métricas, como o engajamento, as conversões, visualizações, visitas ao seu site, e tantas outras que podem fazer diferença no seu negócio digital.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Planilhas para encarar sua gestão sem medo

Vender na internet: 10 dicas para o seu sucesso  


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