this is an h1

this is an h2

Thu Mar 16 23:21:58 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Experiência do cliente na prática

Descomplique este grande diferencial do momento e aprenda na prática a experiência do cliente.

· Atualizado em 16/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A experiência do cliente diz respeito a toda interação que o consumidor tem com a empresa em sua jornada de compra. Desde sua pesquisa sobre o produto na internet, procura no site ou redes sociais da empresa, contato físico até o pós-venda – todos estes pontos de contato devem ser observados para aprimorar as interações com a marca. O passo a passo completo da interação do consumidor com a empresa precisa seguir um fluxo horizontal, de forma que o atendimento, a aquisição de um produto ou serviço, o suporte oferecido e o momento de pós-venda trabalhem conjuntamente para entregar a melhor experiência possível.

Todas as ações e estratégias devem começar, passar e terminar no cliente. Estas interações geram impressões racionais, físicas e emocionais. E estes sentimentos evocam a percepção, o juízo de valor que o consumidor fará da empresa. A definição de experiência do cliente é a sensação e o sentimento despertados no cliente depois do contato com a empresa.

A experiência do cliente é considerada o grande diferencial do momento. As pesquisas apontam que 73% das empresas que têm notas acima da média para experiência do cliente conseguem um faturamento 44% melhor. Além disso, 59% dos consumidores afirmam que não retornam a negociar com empresas onde não foram bem atendidos. Por isso, é fundamental investir na experiência do cliente.

Este artigo, inspirado em uma entrevista de Fred Alecrim para o canal do Sebrae Espírito Santo, traz dicas importantes e práticas sobre a experiência do cliente para você aproveitar na sua empresa. Veja a seguir algumas considerações deste grande especialista no assunto.

Por que que o site da empresa é tão organizado para vender e a loja, não é? Quando você organiza a loja, os produtos e as ofertas, você aumenta as possibilidades de o consumidor comprar mais. Não é que o consumidor não entenda, muitas vezes, ele entende até mais dos produtos do que quem está vendendo. É uma questão muito mais de poupar tempo. Tempo é vida. Então, se você poupar o tempo das pessoas, se for mais ágil, mais organizado e o seu processo for mais simples e fácil, os clientes irão adorar comprar com você.

Então, a questão central é organizar. E os sites têm muito disso, porque você tem disponível comparação de produtos, e toda esta experiência pode ser replicada no presencial - não exatamente igual, mas como modelo mental: como organizo, a novidade do dia, os favoritos, as ofertas, os mais vendidos.

Estas são questões que vemos muito em restaurantes. Quando vamos em um restaurante pela primeira vez, é muito comum perguntarmos para o garçom qual o prato mais vendido, “o que sai mais”. Mas, isso poderia estar no cardápio! Não se trata de imprimir um cardápio novo cada vez que este ranking mudar. Existem maneiras mais simples e dinâmicas de passar esta informação. Você pode colar umas estrelinhas adesivas no prato que mais sai. Quando ele deixar de sair tanto, você tira as estrelinhas. Desta forma, você não mexe no cardápio e otimiza o tempo do cliente e seu – afinal, ele ocupará uma mesa no seu restaurante. É importante informar ao cliente como a dinâmica deste código de estrelinhas funciona. E isso se o seu cardápio não for o QR Code, cada vez mais comum hoje em dia. 

Mas, atenção! É fundamental observar o momento do cliente. Por exemplo, durante a semana no período de trabalho, o cliente não tem tempo para ir em uma loja para passar muito tempo. Então, muitas vezes, o cliente vai preferir ligar ou passar WhatsApp ou comprar pelo e-commerce e receber em casa ou no trabalho. Mas, no final de semana, o cliente está com mais tempo, pode ir com a família, mais disposto a ter uma experiência um pouquinho mais longa - desde que seja prazerosa!

É muito importante o empreendedor entender que o mesmo cliente tem demandas diferentes de acordo com o seu momento de vida. Por exemplo, voltando ao exemplo do restaurante, no intervalo de almoço, quando o cliente precisa voltar rapidamente para o trabalho, ele está mais preocupado com a agilidade do prato. Desta forma, ele pensa no tempo que dispõe e no local onde pode solucionar seu problema, no caso, almoçar e ainda conseguir descansar. Diferente do que quando ele vai com a família e pode demorar mais.

Por isso, pense sempre no momento de vida do cliente e ofereça a experiência mais adequada para solucionar o problema em questão. Você pode ter inclusive dois tipos de experiência que é a coisa que o cliente mais deseja - viver uma experiência diferente. O mais importante não é ser diferente, mas fazer a diferença. Se o negócio não soma, ele some. Mais do que vender um produto ou serviço, é fundamental vender uma melhoria por meio do seu produto ou serviço. Mais do que uma transação comercial, uma transformação ao comprar seu produto ou serviço. É fazer o cliente perceber que a vida melhorou em alguma coisa.

Muitas vezes, estas soluções são simples e nem sempre necessitam de inovação e tecnologia. Também não precisa custar caro. Por exemplo, na organização de roupas em um móvel com manequim vestido com uma calça e uma blusa, as blusas e calças dispostas ao redor devem combinar com o look exposto no manequim. Desta forma, você organizará as ideias: o mix de produtos remete à combinação principal e ajuda o cliente a aproveitar as peças de forma prática e econômica.

O varejo está sempre em movimento. Tem um mantra que diz que “o movimento gera movimento”. Você não sabe que resposta vai ter do seu movimento, mas se você não tiver movimento nada vai acontecer.

Aproveite para acessar estes conteúdos que separamos para você:

Comunicação e relacionamento com seus clientes.

Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados coma adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. (Curso) 

Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.

Existem muitas ferramentas para implementar uma experiência de qualidade para o cliente. O Sebrae tem muitos artigos, vídeos e dicas para te orientar.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?