this is an h1

this is an h2

Sun Mar 26 12:53:39 BRT 2023
Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Exportação para MPEs: como internacionalizar a sua empresa

Plataforma digital vai ajudar micro, pequenas e médias empresas a internacionalizar produtos e serviços.

· 23/03/2023 · Atualizado em 26/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você já pensou na possibilidade de internacionalizar sua empresa, ou seja, vender seus produtos e serviços em outros países, aí vai uma boa notícia. Está previsto para este primeiro semestre de 2023 o lançamento da Global Trade Hub, plataforma digital para ajudar micro, pequenas e médias empresas brasileiras a exportar. A plataforma digital está em fase de transferência tecnológica para a ApexBrasil, que será sua operadora. O acordo de governança para o funcionamento já foi assinado por todas as entidades gestoras, incluindo o Sebrae.  

A iniciativa começou a ser desenvolvida em 2020 com a intenção de impulsionar a internacionalização de empresas brasileiras que se encaixam no modelo de MPEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas). De acordo com Elizabetta Albernaz, diretora dos Programas de Facilitação de Comércio do UK Prosperity Programme no Brasil, os desafios para os pequenos negócios que desejam exportar já começam na fase de preparação.  

Afinal, os empresários precisam obter qualificação para as operações de exportação em si e para a promoção comercial, além de enfrentarem dificuldades por desconhecimento das práticas e das ferramentas de marketing internacional. A especialista lembrou ainda dos desafios relacionados à logística, à legislação e ao acesso a linhas de financiamento.  

Oportunidades no mercado virtual 

O objetivo do Global Trade Hub é ser um mercado virtual onde as MPEs brasileiras poderão identificar, comprar e consumir serviços voltados às exportações, como capacitação empresarial, inteligência de mercado e despachantes aduaneiros. A plataforma inclui ainda serviços necessários à internacionalização de empresas após o fechamento de contratos de exportação, como financiamento, seguro de crédito e logística. 

Com cerca de 20 milhões de MPEs, o Brasil tem enorme potencial de exportação e a plataforma Global Trade Hub será o ponto de encontro das empresas que têm dificuldades para ofertar seus serviços ao mercado externo e daquelas que não sabem como identificar custos e formar seus preços para exportação. 

A plataforma é mais um item na estratégia do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) desenvolvida pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) para incentivar o crescimento do comércio exterior.  

Então, pronto para usar essa nova ferramenta e levar sua marca a novas fronteiras?  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?