this is an h1

this is an h2

Fri Apr 14 01:15:05 BRT 2023
Inovação | RECURSO TECNOLÓGICO
Ferramenta MRP traz benefícios para a gestão das empresas de IBT

Do inglês manufacturing resource planning, MRP auxilia as empresas de indústria de base tecnológica integrado ao ERP, também um sistema de gestão empresarial.

· Atualizado em 14/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já ouviu falar em MRP? As três letras da sigla significam manufacturing resource planning (planejamento de recursos de produção) também é conhecido no Brasil como gestão de estoques. Ou seja, o MRP é um sistema que mede indicadores industriais como a capacidade de trabalho de uma máquina, quantidade de matéria-prima necessária para fabricar algo, tempo de produção. Também realiza cálculos para melhorar o controle das quantidades de todos os componentes necessários para fazer os produtos de uma empresa. 

O objetivo do MRP é garantir que uma quantidade de produtos seja fabricada em um tempo determinado, otimizando recursos e cumprindo o prazo de entrega acordado com o cliente. Os responsáveis por fazer esse gerenciamento, em geral, são os líderes dos setores de produção das indústrias. 

O conceito do MRP surgiu nos anos 1960 e vem sendo atualizado nas últimas décadas com o avanço da tecnologia. Seja em um pequeno comércio, escritório de advocacia de médio porte ou em uma grande indústria, a tecnologia se mostra cada vez mais presente, e a partir disso, utilizá-la para destacar-se é uma questão de prioridade. 

E uma das tendências tecnológicas que mais se mostram viáveis são os softwares de gestão. Os softwares de gestão, como é o caso do MRP, trazem uma série de benefícios em todas as áreas e empresas, especialmente para as indústrias, promovendo um maior controle geral do negócio e contribuindo com o planejamento, organização e tomadas de decisões. 

Com funcionamento relativamente simples, o sistema MRP utiliza três princípios básicos aplicados nas etapas de produção das indústrias. 1 - Demanda: quantidade de itens que devem ser produzidos em determinado tempo. 2 - Saldo de estoque: quantidade de matéria-prima que a empresa tem disponível. 3 - Lista de materiais: uma relação com todos os recursos necessários para a produção. 

Entre os benefícios do MRP estão as melhorias no planejamento de produção, a confiabilidade das informações, as melhorias no desempenho de produção e a redução de custos. O resultado fica ainda melhor com a integração indicada de outro software de gestão, o ERP. 

Softwares de gestão integrados: MRP e ERP 

O ERP é uma abreviação em inglês para enterprise resource planning, que pode ser traduzida como planejamento de recursos empresariais. Um dos softwares de gestão mais utilizados para cuidar das operações que acontecem em uma empresa, o ERP tem como vantagens a maior visibilidade, além de também proporcionar eficiência e eficácia em todos os aspectos de uma indústria. 

O Sebrae Respostas explica o que é ERP e como utilizá-lo melhor e também qual é a importância dos softwares de gestão 

A integração de MRP e ERP é indicada por suas vantagens somadas. Quando o MRP é incorporado a um sistema ERP, as vantagens vão além do gerenciamento eficiente e do tempo de inventário. Da entrada do pedido até o processo de fabricação e contabilidade, o ERP tem o banco de dados centralizado e fornece os dados necessários para o MRP ajudar efetivamente a planejar a produção, compras e seu inventário disponível.   

Vale destacar ainda a importância do MRP, tecnologia bem estruturada, para as empresas da indústria de base tecnológica (IBT) pois ele ajuda a controlar os processos da cadeia de fabricação. 

MRP na fábrica: ajuda a gerenciar os recursos da fábrica, tanto internos quanto externos, permitindo acessar informações sobre os produtos e materiais necessários para a fabricação. 

MRP na logística: ajuda a organizar seus processos, assim, maximiza a eficiência e reduz custos, ajudando a diminuir o tempo entre o pedido e a entrega, pois fornece uma visão global dos estoques e das necessidades de produção. 

MRP na administração: sistema de planejamento de recursos de produção ajuda as empresas a gerenciarem seus estoques e fabricarem produtos de acordo com as demandas dos clientes, e permite monitorar a produção em andamento, para garantir que todos os elementos necessários estejam disponíveis quando necessário. 

 

Veja mais sobre o assunto: 

Confira 5 ERPs gratuitos para utilizar no seu negócio

Ferramentas - Gestão de estoques

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?