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Fri Mar 17 02:01:01 BRT 2023
Mercado e Vendas | GESTÃO DE VENDA
Fidelização na academia: aprenda dicas para o sucesso do seu negócio

Aprenda seis dicas para aumentar o fator de sucesso e fidelização de sua academia.

· Atualizado em 17/03/2023
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A taxa de evasão dos alunos nas academias é provavelmente um dos grandes desafios do empreendedor do ramo... Cada desistência carrega consigo o peso do investimento sem o retorno esperado. É fundamental entender que o êxito nos objetivos dos alunos está diretamente ligado à permanência deles na academia. Por isso, você deve estar atento à frequência dos clientes, já que este é o primeiro passo para alcançarem suas metas.

Elaboramos este artigo, inspirado no post do Varejo Mais - Sebrae Minas, para te ajudar a identificar estratégias e ações que podem aumentar o fator de sucesso do seu cliente e sua consequente fidelização. Desenvolvemos também outros artigos sobre planos e promoções de academias que podem auxiliar na captação de novos alunos, mas também devem estimular a renovação de matrícula dos antigos! Vale a pena conferir, clique no link e aproveite!

No Brasil, o mercado de academias é formado em sua maioria por micro e pequenas empresas (47,5%). Para o sucesso da academia, o gestor nem sempre conta com grandes recursos, e, por isso, é fundamental ser criativo.

Inicialmente, a relação entre o sucesso do cliente e o sucesso do seu negócio deve estar clara. O monitoramento é, antes de qualquer coisa, o ponto primordial. Habitue-se a transformar as informações de sua academia em dados - e isso serve para toda a sua operação. Os dados devem ser coerentes e seguros. Hoje, no mercado, é possível encontrar vários softwares acessíveis para monitorar as principais taxas e índices.

Dica1: acompanhe os alunos

Aproveite seu desejo inicial de entrar em forma ou buscar uma vida saudável e direcione-o para ações introdutórias que demonstrem o quanto a atividade pode ser mais agradável do que ele imagina. Monte treinos especiais, incentive a participação em aulas coletivas. Concilie atividades de entretenimento, como caminhadas externas ou aula na praça. Estas ações de integração estimulam o sentimento de pertencimento a um grupo e são grandes oportunidades para fidelizar o aluno.

Gerencie os resultados dos alunos por meio de avaliações físicas frequentes, utilize tabelas e gráficos para mostrar a evolução dele, sempre esclarecendo onde pode melhorar para atingir os objetivos desejados. Isto ajuda o aluno a manter-se motivado e esperançoso com as mudanças que virão, graças a práticas de atividades físicas regulares.

Dica 2: digitização dos processos e treinos

Não se trata de digitalização, mas sim de digitização. A palavra parece estar errada, mas se trata de um processo ainda mais atual que a digitalização. Trata-se de ações que nascem digitais e que não sofrem uma transformação a partir de um modelo físico. Traz relações mais profundas com os consumidores que estão cada vez mais centrados nas mudanças das cadeias de valor de produtos e serviços. Desta forma, o usuário pode carregar todo o seu histórico de evolução na palma de sua mão.

Dica 3: preocupe-se com o ambiente

Invista no marketing sensorial, estimulando diferentes sentidos para conquistar a atenção do seu cliente. Cheiro, tato e visão são sentidos que podem ser muito estimulantes na experiência desse cliente. Ofereça um local o mais prazeroso possível: equipamentos adequados, principais práticas, playlists motivadoras e condizentes com as modalidades oferecidas em cada espaço e ambiente climatizado adequadamente são alguns desses exemplos. Um espaço de convivência, loja, pequena lanchonete e outros locais de consumo favorecem outras fontes de receita que contribuem para setorizar as atividades em sua academia.

Dica 4: seja multidisciplinar

Faça parcerias com profissionais autônomos ou outros pequenos empresários. Ofereça ou indique de forma complementar um acompanhamento nutricional, fisioterápico e outras atividades correlatas que possam oferecer uma experiência e suporte aos seus clientes.

Dica 5: capacite a sua equipe

Os professores ou instrutores são o elo mais forte entre a academia e o aluno. Cortesia, eficiência, conhecimento, atenção e respeito são fundamentais para um atendimento de qualidade e o estreitamento da relação aluno-academia. É muito importante enfatizar que a atividade física é sinônimo de qualidade de vida em qualquer época do ano e da vida. Demonstre quais resultados o cliente alcançará, caso seja fisicamente ativo. O senso de comunidade e pertencimento devem fazer parte da equipe e ser visível para os alunos.

Dica 6: gamefique a prática de exercícios

Essa dica é para quem quer definitivamente virar o jogo na retenção de seus alunos. As práticas gameficadas dão uma motivação a mais, são lúdicas e descontraídas. Elas são formadas por uma soma de pequenos objetivos instantâneos que, juntos, podem gerar grandes resultados a longo prazo, como diversão e distração. Além de ser uma tendência muito inovadora, promove mudanças de hábitos que contribuem para a saúde física e mental dos praticantes. Enxergue além e ofereça o que a concorrência ainda não oferece, ou identifique as tendências de prestação de serviços desse segmento e antecipe-as. Conquiste a confiança de seus clientes, encante-os e motive-os!

Estas dicas são importantes estratégias para fidelizar os clientes, mas é fundamental você conhecer o seu diferencial, aquilo que sua academia tem de melhor, para conquistar e fidelizar clientes. Não se trata aqui dos melhores aparelhos ou aquela tecnologia que nenhum concorrente possui. Mas do ambiente, das conexões formadas entre a equipe e que transbordam para os clientes. Esta atmosfera acolhedora, onde os alunos se sentem à vontade, é o motivo pelo qual seu negócio se diferencia.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima. 

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