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Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Invista em canais de atendimento ao cliente no e-commerce

Manter contato com a clientela satisfaz o consumidor. Iniciativa é fundamental para a sobrevivência de qualquer loja online.

· 28/07/2015 · Atualizado em 06/09/2023
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Estruturar os canais de atendimento de um site no comércio eletrônico é uma ação que deve estar prevista no planejamento do negócio. Inaugurar uma loja virtual sem ter essa preocupação é o mesmo que abrir uma loja física e não ter funcionários para esclarecer dúvidas.

Mais do que oferecer muitas ferramentas para manter o contato direto com o cliente, o maior desafio é fazer isso com eficiência e rapidez. Esses dois aspectos podem ser um diferencial diante da concorrência, que nesse setor é bastante acirrada.

Deixar clara a sua disponibilidade em prestar esclarecimentos, do início à finalização da compra, expondo todas as formas de contato disponíveis, pode influenciar a decisão do consumidor pela aquisição do produto.

A satisfação com o atendimento é algo essencial à sobrevivência da empresa. Um cliente satisfeito pode indicar outros usuários para conhecer o site de sua loja. De outro modo, uma experiência negativa pode reforçar a desistência da compra, provocar a perda de clientes e, com isso, impedir o aumento dos lucros.

Canais de atendimento

Pela própria natureza do negócio, um site de e-commerce deve priorizar canais eletrônicos de atendimento.

A pesquisa realizada pela LivePerson demonstrou que os clientes gostam de ter flexibilidade nos seus canais de comunicação com as marcas, e 87% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que gostam de interações por meio de voz e mensagens.

Mais de 95% dos consumidores do comércio eletrônico preferem utilizar e-mail, de acordo com a Primeira Pesquisa Nacional do Varejo Online, desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil em 2014.

Outros meios de comunicação devem ser explorados: chat on-line, mídias sociais e WhatsApp. O telefone, embora seja uma opção mais antiga, não deve ser abandonado, mas deve ser tão eficaz quanto as demais. Atendimento pessoal e por carta devem ser utilizados apenas em último caso. 

Um bom funcionamento desses canais exige treinamento adequado da equipe, pois a relação de diálogo com o consumidor deve ser personalizada, rápida e, sobretudo, eficaz. Independentemente da ferramenta, o importante é ser transparente e verdadeiro com o seu cliente.

Personalização

Forte tendência dos canais de atendimento ao cliente no e-commerce é a personalização. O empresário pode investir em ferramentas que identifiquem todo o histórico de compras do usuário.

Cada contato com o consumidor é oportunidade para extrair informações e dados que contribuam para traçar um perfil dele. Assim, é possível direcionar melhor cada atendimento.

Por meio de ações desse tipo, é possível também cruzar os dados coletados para identificar os motivos mais recorrentes de reclamação e municiar-se de estratégias para fidelizá-lo, gerando novas vendas.

A segurança do cliente em relação ao site de e-commerce só tende a aumentar quando ele percebe a preocupação em suprir suas necessidades; utilizar bem as ferramentas de comunicação faz toda diferença nesse momento.

Feedback

Quando o cliente utiliza um dos canais oferecidos pela loja on-line para esclarecer dúvidas ou fazer reclamações, ele espera que seus problemas sejam resolvidos no momento e local desejados.

O chat on-line é o serviço de atendimento que exige respostas mais imediatas. O consumidor espera, nesse caso, atenção e rapidez, como se estivesse conversando com o atendente pessoalmente.

Nas mídias sociais, o Facebook e o Twitter já são, reconhecidamente, canais para feedback. Os usuários esperam respostas em períodos que vão de duas horas até um dia.

O WhatsApp tem permitido às lojas virtuais a implementação de mais um canal, com forte tendência ao momento pós-venda. O atendimento por meio desse aplicativo é mais peculiar que os demais, por sua característica mais pessoal, além de permitir ligações e mensagens de voz e o envio de fotos ou vídeos.

Saiba mais

O blog Sebrae Mercados mantém seção específica e atualizada com conteúdos relacionados ao comércio eletrônico.

 

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