Num mercado cada vez mais competitivo, as agências de viagens precisam buscar estratégias para se destacar e aumentar suas vendas; marketing digital é uma delas

Apesar de a internet permitir que os usuários encontrem, por conta própria, passeios, passagens e hospedagem, muitos viajantes preferem fazer suas pesquisas e compras em uma agência de viagens. Seja porque valorizam o conhecimento e a expertise do profissional e se sentem mais seguros, porque estão sem tempo ou até porque não têm habilidades para pesquisar. Por isso, se você é dono de uma agência, investir em marketing digital pode turbinar seu negócio!
Um dos principais diferenciais de uma agência de viagem é o empenho em conhecer a fundo o perfil do seu cliente, de modo a oferecer as melhores opções de viagem. Um cliente que prefere experiências mais radicais e aventureiras dificilmente vai querer uma viagem sem adrenalina, certo?
Contudo, a competição está cada vez mais acirrada, e as agências de viagens precisam buscar estratégias para destacar-se neste mercado em constante expansão e aumentar suas vendas. Investir em marketing digital é uma boa oportunidade de mostrar seu diferencial.
Por que o marketing digital é uma ótima estratégia de venda no turismo?
- Permite identificar seu cliente ideal;
- Atrai novos clientes;
- Possibilita oferecer uma boa experiência ao turista desde antes do início da viagem;
- Possibilita destacar-se frente à concorrência.
Existem estratégias de marketing e vendas das mais simples de serem implementadas até as mais elaboradas. Aqui vão algumas dicas que você pode aplicar em sua agência de viagens para turbinar suas vendas:
1) Automação de marketing: muito do que é feito manualmente pode ser automatizado, e cada ferramenta de automação oferece diferentes funcionalidades e benefícios, contribuindo para uma atuação comercial mais inteligente e assertiva. O objetivo de investir em automação do marketing é tornar mais eficiente a captação de clientes e vendas, e reduzir tarefas manuais, preparando a empresa para atuar de forma mais personalizada e escalável com o internauta nos diversos canais on-line da sua agência.
2) Criar um blog: em um blog, você pode criar um grande catálogo de conteúdos exclusivos e relevantes. Diferente do site, que tem por objetivo principal mostrar a sua marca, ofertas e levar o seu cliente a efetuar a compra de fato, a proposta do blog é atrair, encantar, educar, ajudar e só depois orientar os visitantes a comprar. E como conseguir um blog de sucesso? Criando conteúdos relevantes!
3) Ofereça promoções: promoções são um grande chamariz para as vendas e, no turismo, não poderia ser diferente. Ofereça diferentes formas de parcelamento; ofereça serviços vip que possam ser desfrutados na baixa temporada ou datas comemorativas; faça ações exclusivas com data limite e divulgue-as o máximo possível, por exemplo.
4) Conteúdo visual: ter um conteúdo bastante visual com fotos e vídeos é fundamental para atrair clientes, pois gera mais engajamento do que texto. Isso, para uma agência de viagens, é muito mais atrativo e relativamente mais fácil de executar. Publique no seu site, blog e nas redes sociais fotos de destinos, experiências e viagens em geral.
5) Invista em copywriting: um método de escrita em que você consegue criar mensagens poderosas que certamente irão impactar as pessoas que acompanham seus canais digitais.
6) Marketing e vendas trabalhando juntos: atualmente, principalmente nas pequenas empresas, esses dois setores estão cada vez mais integrados. Lembrando que marketing é tudo o que você faz para gerar o interesse e trazer o contato para a equipe de vendas, que deve dar continuidade a partir do momento que o interesse da compra é gerado.
Estas são só algumas das estratégias de marketing e vendas que você pode implementar na sua agência de viagens. Aplique-as e veja como podem trazer ótimos resultados para o seu negócio.
Saiba mais:
O Sebrae oferece um curso on-line sobre como turbinar suas vendas. Para acessar, clique aqui. Pelo WhatsApp, o curso O que preciso saber sobre marketing e vendas? te dá respostas sobre como se comunicar de forma estratégica com o mercado e com os seus clientes.
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