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Pessoas | CAPITAL HUMANO
Invista na avaliação de desempenho e aumente a produtividade do time

A avaliação de desempenho ajuda a tomar decisões em relação às pessoas com base em números, oferecendo um parâmetro mais concreto ao gestor.

· 24/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
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As pessoas que trabalham em uma empresa são as principais responsáveis pelo sucesso do empreendimento. Por isso, avaliar o desempenho de cada um, oferecendo feedbacks sobre o que fazem de melhor e os pontos a melhorar, é uma prática importante para garantir o crescimento, tanto das pessoas quanto do negócio. Pequenos negócios, porém, raramente fazem avaliação de pessoas com indicadores e critérios objetivos, Ao invés disso, se valem da opinião pessoal do dono, parente, gerente ou pessoa de confiança para saber o quanto um funcionário é “bom” ou “ruim” e, consequentemente, se seu desempenho é “bom” ou “ruim". 

Se você tem um pequeno negócio, tenha em mente que a avaliação de desempenho ajuda a tomar decisões em relação às pessoas (promoções, demissões, avaliação de produtividade geral) com base em números. Com dados concretos, as suas decisões vão superar critérios subjetivos como “gostar ou não gostar” ou mesmo achar que o colaborador “não tem jeito para o tipo de trabalho”. Com base em números, será possível mensurar o quanto, de fato, o funcionário agrega valor à organização.

Saiba como montar um modelo de avaliação de desempenho

Parece complicado? Nem tanto. Neste artigo vamos apresentar um modelo simples para estabelecer informações comparativas quando houver a necessidade de avaliar o desempenho dos colaboradores. A fórmula é especialmente útil quando for preciso escolher entre duas pessoas para definir uma promoção ou até mesmo demitir algum dos seus gerentes.  

O primeiro passo é escrever o nome do colaborador que será avaliado em um arquivo ou folha em branco. Em seguida, escolha cinco competências que serão avaliadas. Para ter mais certeza sobre a escolha dos itens, acompanhe nossas dicas nos artigos abaixo. 

Quem não tem competência não se estabelece. Mas o que isso significa?

Quais são  os perfis dos cargos da sua empresa?

Algumas competências desejadas pela maioria dos recrutadores estão listadas abaixo, mas é importante que você defina os critérios de acordo com sua necessidade:

  • Organização;
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança;
  • Criatividade;
  • Proatividade;
  • Comprometimento;
  • Inteligência emocional.

Depois de estabelecer a lista de competências a serem avaliadas, atribua uma nota de 1 a 5 para cada uma delas em relação ao colaborador avaliado. Considere as seguintes medidas para essa escala: 

  1. Não possui competência ou apresenta níveis muito baixos;
  2. Apresenta a competência mal desenvolvida;
  3. Apresenta nível comum da competência;
  4. Apresenta nível de competência acima da média;
  5. Apresenta excelente nível de competência. 

Faça a soma de todas, o que deve totalizar no máximo 25 pontos. 

Em seguida, escreva 2 indicadores objetivos que podem ser observados. Esses indicadores devem estar ligados ao resultado do negócio. Pode ser, por exemplo, volume de vendas que aquele colaborador obteve no último mês ou período de vendas, número de pessoas que atendeu, projetos que apresentou, quantos dias trabalhou sem faltar, assiduidade e participação em reuniões. 

Com esses indicadores registrados, faça uma avaliação em uma escala de 1 a 5, da mesma forma como fez com as competências, considerando o desempenho daquela pessoa em relação a cada indicador com base nas notas abaixo:  

  1. Desempenho muito abaixo do esperado;
  2. Desempenho abaixo do esperado;
  3. Desempenho esperado;
  4. Desempenho acima do esperado;
  5. Desempenho muito acima do esperado. 

Faça a soma do nível dos dois indicadores, que deve totalizar no máximo 10 pontos.

Some agora o resultado das competências com o dos indicadores. O máximo deve ser 35 pontos.

Divida o resultado por 35 e multiplique por 100. Este será o percentual de desempenho atual daquele colaborador.

Competência (defina 5 competências) Nota (avalie de 1 a 5 de acordo com a escala apresentada)
Competência 1 Nota (1 a 5)
Competência 2 Nota (1 a 5)
Competência 3 Nota (1 a 5)
Competência 4 Nota (1 a 5)
Competência 5 Nota (1 a 5)
Soma das competências Some todas as notas. Máximo 25
Indicadores de Desempenho Pessoal Nota (avalie de 1 a 5 de acordo com a escala apresentada)
Indicador de Desempenho 1 Nota (1 a 5)
Indicador de Desempenho 2 Nota (1 a 5)
Soma dos Indicadores de desempenho Some todas a notas. Máximo 10
Total da Avaliação Some a nota final das competências e a nota final do desempenho (máximo 35). Depois dívida esse valor por 35 e multiplique por 100. Este é o resultado percentual da avaliação de desempenho desse colaborador.

O modelo sugerido acima é uma fórmula básica para oferecer um parâmetro concreto para avaliação de desempenho dos colaboradores. É claro que a nota atribuída não é um resultado absoluto, mas apenas um retrato do momento da avaliação. Tal nota, portanto, pode aumentar ou diminuir conforme o colaborador se dedica ou não ao trabalho e seu desenvolvimento profissional. 

Lembre-se: a nota da avaliação de desempenho não é absoluta, mas deve servir como uma referência complementar a tudo o que o empreendedor já sabe sobre o colaborador. É uma ferramenta importante para ajudá-lo com a tomada de decisão em relação às pessoas, tornando seu julgamento mais racional e justo.

Saiba mais:

Avaliação de desempenho para MPE - ferramenta - caderno de gestão  

Como ferramentas tecnológicas podem impulsionar sua produtividade 

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