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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Link Building: o que é e como usá-lo a favor do seu negócio

Veja para que serve o link building e como você pode usar essa estratégia a favor do seu site.

· 01/03/2023 · Atualizado em 31/03/2023
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Link Building é o conjunto de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que visa construir uma rede de links para uma página. Isso ajuda a direcionar tráfego e fortalece a autoridade do site para os mecanismos de busca. Significa que o site passa a ser encontrado com mais facilidade pelo usuário. 

Mas, como isso ocorre? O link building funciona como uma recomendação de um outro site para o seu. Quando você é citado e um outro site coloca um link para seu site, você ganha pontos nos mecanismos de busca, que entendem que sua página tem autoridade. 

Mas, não basta ter uma grande quantidade de links indicando para o seu site. É preciso qualidade. Ou seja, quanto mais autoridade tiver a página que está indicando a sua, maior o peso dessa recomendação para o Google. Também é preciso existir alguma relação entre o seu negócio e o site que está linkando para o seu site. 

Como os links são um dos fatores de classificação dos mecanismos de busca, eles influenciam no posicionamento do seu site. Por isso, ter uma estratégia de link building é tão importante para o SEO.

Além de serem naturais e virem de sites com boa reputação, os links precisam ser obtidos continuamente. Assim, eles ajudaram na visibilidade da sua página para o Google. 

Veja alguns critérios utilizados pelo Google para avaliar os links:

  1. Quantidade

A quantidade de links para um site demonstra sua popularidade e autoridade na internet, mas não é o único critério considerado. Os links precisam ser relevantes e de páginas confiáveis. 

  1. Diversidade

O Google entende que quanto mais pessoas indicarem seu site, mais reconhecimento e autoridade você tem. Por isso, a diversidade de links é importante para o buscador. 

  1. Contexto

O contexto diz respeito ao tema e à sua área de atuação. O Google compreende o contexto para identificar se o conteúdo é relevante para o usuário. Além disso, ele avalia as palavras que estão perto do link para perceber se elas fazem sentido com o contexto ou se o link foi colocado aleatoriamente. 

Outro fator importante é a posição do link na página. Se ele está na parte principal, o Google entende uma intenção editorial e mais valor, principalmente se estiver no início do texto.

  1. Texto âncora

É a parte clicável do link geralmente tem alguma palavra-chave ou descrição do que o usuário vai ler no site linkado. Então, o Google usa isso para indexar as páginas e percebe quando estão tentando enganar o algoritmo.

Quando usado muitas vezes, o Google acaba penalizando e não pontuando. Os textos-âncora tendem a ser diversificados e não repetitivos quando são conquistados naturalmente.

  1. Confiabilidade

Sites confiáveis ajudam a construir conteúdo relevante para o usuário. O Google considera, entre outros fatores, idade do domínio, certificados de segurança e qualidade de conteúdo para avaliar a confiabilidade do seu site. 

  1. Links de outras páginas para o seu site

Em uma estratégia de link building, você pode utilizar links internos e externos. Os backlinks ou os links externos acabam tendo mais valor porque são outras páginas indicando o seu conteúdo. 

  1. Links do seu site para as suas próprias páginas

Os links internos no seu próprio site não costumam ter tanto valor quanto os backlinks, mas ajudam a demonstrar a hierarquia das suas páginas.

  1. Links do seu site para outras páginas

Já os links que direcionam para sites externos costumam ter um peso no ranqueamento do Google. Mas, atenção, que o buscador avalia se você está linkando para sites confiáveis e com autoridade. 

Perceba que não são fatores isolados. A estratégia de link building abrange um conjunto de ações de SEO que constroem uma rede de links. A intenção, além de gerar tráfego orgânico, é fortalecer sua autoridade e aumentar sua visibilidade nos buscadores on-line.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

5 Dicas de Ouro para um Site de Sucesso

Como montar um site


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