this is an h1

this is an h2

Tue May 23 23:45:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Nem tudo são flores: vantagens e desvantagens de vender pela Amazon

O maior Marketplace do mundo tem alguns pontos que merecem atenção.

· Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você está procurando uma forma de melhorar o desempenho de seu e-commerce, saiba que existem diversas vantagens em vender no marketplace Amazon, seja você um fabricante e vendedor ou, então, um revendedor de produtos.

Ao optar por vender na Amazon, você conta com a credibilidade da marca, visibilidade de um site com milhões de visitas diárias, facilidades em termos de logística e pagamentos, além de uma estrutura completa para o gerenciamento da sua loja virtual com o Seller Central.

Principais vantagens de vender no marketplace Amazon

  1. Contar com a credibilidade da marca Amazon

A Amazon é referência mundial quando o assunto é vendas de e-commerce. Através dela, você terá a oportunidade de expor seus produtos para milhares de clientes, até mesmo de outros países.

Com uma base consolidada de usuários, uma das vantagens de vender no marketplace Amazon é que já existe um relacionamento de confiança com o cliente.

Outro motivo importante é que acontece um investimento diário na experiência do usuário nas compras da Amazon. É realizado um trabalho contínuo para entender as demandas dos consumidores e atendê-las através de uma interface rápida e de fácil uso, oferecendo agilidade na entrega e suporte ao cliente - antes, durante e depois da venda.

2. Variedade de nichos de mercado

São muitos os nichos de mercado vendidos na Amazon, que abrangem os principais segmentos procurados por quem faz compras on-line.

A lista de categorias e subcategorias vendidas na Amazon foi pensada para acompanhar as tendências de mercado e de busca, para que o consumidor possa encontrar tudo o que precisa em um mesmo lugar.

Do ponto de vista de quem vende, essa variedade de categorias só traz benefícios. É possível vender desde produtos de fabricação própria, até praticar a revenda.

  1. Escolher o plano de vendas que tem a ver com seu negócio

Ao vender no marketplace Amazon, você pode optar por dois planos de vendas diferentes, o individual ou o profissional. Cada um com custos e benefícios particulares, pensados para atender os diferentes tipos de vendedores.

Cabe a você analisar o que mais se adequa às necessidades da sua loja virtual, mas, não se preocupe, é possível optar por um plano e depois trocá-lo sem burocracia.

  • Plano de vendas individual

O cadastro no plano de vendas individual tem mensalidade gratuita, você irá pagar R$2,00 por item disponibilizado na loja, mais o valor da comissão por cada venda. Este plano é recomendado para quem pretende vender até 10 produtos por mês.

Benefícios do plano individual:

  • Adicionar novos produtos no catálogo da Amazon;
  • Usar a página de ajuda na Seller Central;
  • Acesso aos treinamentos de vendas e da plataforma através da Amazon Seller University;
  • Apoio da equipe de suporte ao vendedor;
  • Receber à vista pelas compras parceladas;
  • Plano de vendas profissional.

O plano de vendas profissional inclui uma mensalidade de R$19,00, mas não é preciso pagar a tarifa por item, somente a comissão por cada venda realizada. É um modelo que foi pensado para indivíduos, pequenas e grandes empresas, que planejam vender mais que 10 produtos por mês.

Benefícios do plano de vendas profissional:

  • Todos os recursos oferecidos no plano individual;
  • Upload em massa de produtos;
  • Gerenciar o inventário por relatórios disponibilizados pela Amazon;
  • Espaço para ganhar a oferta em destaque;
  • Configurar o frete da maneira que você opera;
  • Adicionar vários gerenciadores para cuidarem da mesma conta.

É possível mudar de plano a qualquer momento, sendo que o plano profissional conta com 3 meses gratuitos para teste.

  1. Gerenciamento da loja em um só lugar

A Seller Central é a ferramenta de gerenciamento de sua loja virtual dentro da Amazon. A partir dela, é possível fazer o cadastro de produtos, organizar seu catálogo, responder mensagens de clientes, acompanhar os dados de inventário e analisar todos os relatórios referentes à performance da sua loja.

  1. Customizar os tipos de fretes oferecidos na sua loja

O valor do frete faz toda diferença na experiência de compra do cliente on-line. É um fator decisivo para fechar vendas e criar estratégias mais efetivas.

O frete na loja Amazon já é pré-definido, oferecendo uma sugestão para o vendedor, com base nos custos do produto e demais taxas relacionadas à logística e entrega. Oferecer o custo de frete é uma das grandes vantagens de vender no marketplace Amazon, pois essa é uma dúvida muito comum entre os vendedores.

  1. Precificação automática

Outra vantagem competitiva que a Amazon oferece para seus distribuidores e sellers é a possibilidade de precificação automática.

Ao fazer o cadastro de um produto na loja Amazon, você pode incluir a informação de preço mínimo e preço máximo de cada um dos itens do seu inventário.

Essa é uma ótima opção pois a ferramenta vai analisar os preços oferecidos por sua concorrência e, caso o seu não esteja competitivo o suficiente, irá alterá-lo automaticamente, respeitando os valores que você indicar.

Mas, como nem tudo são flores, ao optar por essa modalidade de vendas, é importante ter em atenção alguns pontos nem tão positivos:

  • Alta competição

Disso você provavelmente já sabia. Por isso, é preciso ter uma estratégia de longo prazo, caso contrário, você se encontrará refém na corrida por preços. Se você está vendendo exatamente o mesmo produto que outros vendedores, então você estará competindo com eles pela Amazon Buy Box

Ao contrário do Google Shopping, que organiza as páginas de produtos de acordo com vendedores, as páginas de produtos da Amazon são ordenadas pelos produtos.

Assim, quando vários vendedores têm o mesmo produto à venda, a Amazon decidirá qual vendedor é a melhor resposta. Quando um cliente clica no botão Adicionar ao Carrinho de Compras, os itens do vendedor em destaque serão adicionados ao seu carrinho de compras.

  • Comissões

A Amazon cobra aos varejistas comissões volumosas por cada produto vendido através dela. Enquanto em outros canais de compras você paga por cada clique, independentemente se o clique converte ou não, na Amazon você paga uma porcentagem de cada venda. Assim, você precisa garantir que as suas margens sejam altas o suficiente para que tenha êxito. Dependendo da categoria, as taxas de custo por aquisição (CPA) da Amazon variam de 8% a 15%.

  • Gestão de pedidos

Se você está vendendo o seu catálogo em diversos mercados, a sincronização de pedidos é uma das primeiras coisas a se pensar. Você precisa garantir que os pedidos feitos na Amazon sejam trazidos diretamente ao seu sistema a fim de estabelecer um sistema de gestão central de pedidos que esteja sempre em dia.

Felizmente, há diversas ferramentas no mercado que o ajudarão, garantindo que o número de itens disponíveis em seu carrinho de compras esteja sempre atualizado.

Saiba mais

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do Portal Sebrae MS

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?