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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
7 vantagens para convencê-lo a começar a vender na Amazon

Que tal começar ou recomeçar uma trajetória promissora no e-commerce em um dos marketplaces mais conhecidos e aprovados em todo o mundo?

· 01/07/2022 · Atualizado em 04/07/2022
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Muitos empreendedores ainda não conhecem o potencial do marketplace para dar aquela “turbinada” no seu faturamento. Aliás, você sabe o que é marketplace, e consegue se lembrar de algum?

Explicando de uma forma bem simples, o marketplace é uma das modalidades de e-commerce (comércio virtual), em que você, conhecido como seller (vendedor) pode expor seus produtos em uma plataforma (site), geralmente bastante popular e robusta, e acompanhar o desempenho das suas vendas.

Entre as suas vantagens em comparação com um site próprio estão custo vantajoso, mais visibilidade dos seus produtos, do seu marketing e da sua publicidade, meios de pagamento, responsividade e suporte técnico (inclusive para os consumidores). Por isso, se você é microempreendedor e achava que o marketplace não era para você, saiba que é exatamente o contrário!

E agora, já consegue se lembrar de alguma grande marca que abriga milhares de parceiros fornecedores de variados tipos de bens? Sim, a Amazon é uma referência em nível global quando se trata de vendas de e-commerce.  

Quais as vantagens de vender na Amazon?

  1. Credibilidade

Quando você quer comprar um aparelho ou até mesmo marcar um serviço de saúde, não se sente muito mais seguro quando tem a indicação de um amigo ou parente? Pois é, a confiança é um valor muito importante para quem compra e quem vende. A Amazon é uma marca reconhecida como referência mundial em e-commerce, pois estuda a jornada de compra dos consumidores para investir em qualidade na experiência do usuário, desde a busca no site até a entrega.

  1. Variedade

Se o marketplace é um “lugar de comprar”, imagine a Amazon com um grande shopping! Afinal, ela comporta muitos nichos de mercado, que abrangem os principais segmentos procurados por quem faz compras on-line. Seu produto é importante para o consumidor de hoje? Então certamente você encontrará uma categoria ideal para publicar seus anúncios. Ah, você é um vendedor diversificado? Não tem problema, na Amazon você pode comercializar em várias categorias.

  1. Planos de vendas

Para usar o marketplace da Amazon, você pode se cadastrar em um dos dois planos de vendas disponíveis. Conheça quais são e as suas características:  

Plano Individual:

  • Mensalidade gratuita;
  • Pagamento de R$2,00 por item disponibilizado, mais comissão por venda;
  • Recomendado para quem pretende vender até dez produtos por mês.

Benefícios:

  • Adicionar novos produtos no catálogo da Amazon;
  • Usar a página de ajuda na Seller Central;
  • Ter acesso aos treinamentos de vendas e da plataforma por meio da Amazon Seller University;
  • Ter apoio da equipe de suporte ao vendedor;
  • Receber à vista pelas compras parceladas.

Plano Profissional:

  • Mensalidade de R$ 19,00;
  • Sem tarifa por item, apenas a comissão por venda confirmada;
  • Ideal para pessoas físicas e pequenas e grandes empresas com metas mensais de mais de dez vendas.

Benefícios:

  • Ter acesso a todos os recursos oferecidos no plano individual;
  • Fazer upload em massa de produtos;
  • Gerenciar o inventário por relatórios disponibilizados pela Amazon;
  • Ter espaço para ganhar a oferta em destaque;
  • Configurar o frete conforme o empreendedor opera;
  • Adicionar vários gerenciadores para a mesma conta;
  • Mudança de plano a qualquer momento;
  • Ter 3 meses gratuitosde mensalidade.
  1. Um lugar só para gerenciar tudo

Como vendedor parceiro da Amazon, você usará a Seller Central, ferramenta de gerenciamento de sua loja virtual. A partir dela, é possível:

  • Analisar relatórios referentes à performance da sua loja;
  • Acompanhar os dados de inventário;
  • Fazer o cadastro de produtos;
  • Organizar o catálogo de produtos;
  • Responder mensagens de clientes.
  1. Customizar os tipos de fretes

Além do preço e do prazo de entrega, um dos fatores mais levados em conta pelo consumidor no e-commerce (e nos marketplaces) é o valor do frete.

Por isso, para apoiar o empreendedor no fechamento de vendas e na criação de estratégias mais efetivas, a Amazon trabalha com o frete pré-definido, quando o vendedor recebe uma sugestão baseada nos custos do produto e nas demais taxas relacionadas à logística e entrega.

Assim, oferecer o custo de frete é uma das grandes vantagens de vender na Amazon. Essa é, inclusive, uma dúvida muito comum entre os vendedores, que gastam um tempo considerável para chegar ao resultado da conta.

A Seller Central também permite determinar o valor de frete de acordo com a região ou sub-região do Brasil. A personalização é uma ótima estratégia para melhorar a competitividade do seu produto. Que tal oferecer valores mais atrativos para as regiões que dão mais retorno para seu negócio?

E se você quiser oferecer entrega grátis anunciando na Amazon, é possível? Sim! O empreendedor pode arcar com esses custos .

  1. Sem taxas de transferência

 Um dos diferenciais ante outros marketplaces, na Amazon você não precisa pagar taxa de transferência bancária ao receber pelas vendas.

Cada ciclo de pagamento é quinzenal e você pode acompanhar o valor em data na Seller Central. Você recebe depósitos na conta informada e vinculada ao seu CPF ou CNPJ. Vendeu a prazo? Não tem problema, você receberá à vista, sem custo adicional. Seu fluxo de caixa agradece!

  1. Precificação automática

Outra vantagem competitiva da Amazon é a possibilidade da precificação automática. Na prática, o vendedor informa um valor mínimo e um máximo. Quando o seu preço não estiver sendo competitivo, o sistema o altera de forma automática – claro, respeitando limites pré-determinados.

Por fim, vale ressaltar que, como o marketplace é uma forma de e-commerce, é fundamental lançar mão de boas práticas para uma administração impecável, que conquiste clientes e mitigue problemas operacionais.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) dá algumas dicas de gestão do seu e-commerce:

Gostou do artigo? Ele foi inspirado na própria página da Amazon sobre o assunto.

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