Que tal começar ou recomeçar uma trajetória promissora no e-commerce em um dos marketplaces mais conhecidos e aprovados em todo o mundo?
Muitos empreendedores ainda não conhecem o potencial do marketplace para dar aquela “turbinada” no seu faturamento. Aliás, você sabe o que é marketplace, e consegue se lembrar de algum?
Explicando de uma forma bem simples, o marketplace é uma das modalidades de e-commerce (comércio virtual), em que você, conhecido como seller (vendedor) pode expor seus produtos em uma plataforma (site), geralmente bastante popular e robusta, e acompanhar o desempenho das suas vendas.
Entre as suas vantagens em comparação com um site próprio estão custo vantajoso, mais visibilidade dos seus produtos, do seu marketing e da sua publicidade, meios de pagamento, responsividade e suporte técnico (inclusive para os consumidores). Por isso, se você é microempreendedor e achava que o marketplace não era para você, saiba que é exatamente o contrário!
E agora, já consegue se lembrar de alguma grande marca que abriga milhares de parceiros fornecedores de variados tipos de bens? Sim, a Amazon é uma referência em nível global quando se trata de vendas de e-commerce.
Quais as vantagens de vender na Amazon?
-
Credibilidade
Quando você quer comprar um aparelho ou até mesmo marcar um serviço de saúde, não se sente muito mais seguro quando tem a indicação de um amigo ou parente? Pois é, a confiança é um valor muito importante para quem compra e quem vende. A Amazon é uma marca reconhecida como referência mundial em e-commerce, pois estuda a jornada de compra dos consumidores para investir em qualidade na experiência do usuário, desde a busca no site até a entrega.
-
Variedade
Se o marketplace é um “lugar de comprar”, imagine a Amazon com um grande shopping! Afinal, ela comporta muitos nichos de mercado, que abrangem os principais segmentos procurados por quem faz compras on-line. Seu produto é importante para o consumidor de hoje? Então certamente você encontrará uma categoria ideal para publicar seus anúncios. Ah, você é um vendedor diversificado? Não tem problema, na Amazon você pode comercializar em várias categorias.
-
Planos de vendas
Para usar o marketplace da Amazon, você pode se cadastrar em um dos dois planos de vendas disponíveis. Conheça quais são e as suas características:
Plano Individual:
- Mensalidade gratuita;
- Pagamento de R$2,00 por item disponibilizado, mais comissão por venda;
- Recomendado para quem pretende vender até dez produtos por mês.
Benefícios:
- Adicionar novos produtos no catálogo da Amazon;
- Usar a página de ajuda na Seller Central;
- Ter acesso aos treinamentos de vendas e da plataforma por meio da Amazon Seller University;
- Ter apoio da equipe de suporte ao vendedor;
- Receber à vista pelas compras parceladas.
Plano Profissional:
- Mensalidade de R$ 19,00;
- Sem tarifa por item, apenas a comissão por venda confirmada;
- Ideal para pessoas físicas e pequenas e grandes empresas com metas mensais de mais de dez vendas.
Benefícios:
- Ter acesso a todos os recursos oferecidos no plano individual;
- Fazer upload em massa de produtos;
- Gerenciar o inventário por relatórios disponibilizados pela Amazon;
- Ter espaço para ganhar a oferta em destaque;
- Configurar o frete conforme o empreendedor opera;
- Adicionar vários gerenciadores para a mesma conta;
- Mudança de plano a qualquer momento;
- Ter 3 meses gratuitosde mensalidade.
-
Um lugar só para gerenciar tudo
Como vendedor parceiro da Amazon, você usará a Seller Central, ferramenta de gerenciamento de sua loja virtual. A partir dela, é possível:
- Analisar relatórios referentes à performance da sua loja;
- Acompanhar os dados de inventário;
- Fazer o cadastro de produtos;
- Organizar o catálogo de produtos;
- Responder mensagens de clientes.
-
Customizar os tipos de fretes
Além do preço e do prazo de entrega, um dos fatores mais levados em conta pelo consumidor no e-commerce (e nos marketplaces) é o valor do frete.
Por isso, para apoiar o empreendedor no fechamento de vendas e na criação de estratégias mais efetivas, a Amazon trabalha com o frete pré-definido, quando o vendedor recebe uma sugestão baseada nos custos do produto e nas demais taxas relacionadas à logística e entrega.
Assim, oferecer o custo de frete é uma das grandes vantagens de vender na Amazon. Essa é, inclusive, uma dúvida muito comum entre os vendedores, que gastam um tempo considerável para chegar ao resultado da conta.
A Seller Central também permite determinar o valor de frete de acordo com a região ou sub-região do Brasil. A personalização é uma ótima estratégia para melhorar a competitividade do seu produto. Que tal oferecer valores mais atrativos para as regiões que dão mais retorno para seu negócio?
E se você quiser oferecer entrega grátis anunciando na Amazon, é possível? Sim! O empreendedor pode arcar com esses custos .
-
Sem taxas de transferência
Um dos diferenciais ante outros marketplaces, na Amazon você não precisa pagar taxa de transferência bancária ao receber pelas vendas.
Cada ciclo de pagamento é quinzenal e você pode acompanhar o valor em data na Seller Central. Você recebe depósitos na conta informada e vinculada ao seu CPF ou CNPJ. Vendeu a prazo? Não tem problema, você receberá à vista, sem custo adicional. Seu fluxo de caixa agradece!
-
Precificação automática
Outra vantagem competitiva da Amazon é a possibilidade da precificação automática. Na prática, o vendedor informa um valor mínimo e um máximo. Quando o seu preço não estiver sendo competitivo, o sistema o altera de forma automática – claro, respeitando limites pré-determinados.
Por fim, vale ressaltar que, como o marketplace é uma forma de e-commerce, é fundamental lançar mão de boas práticas para uma administração impecável, que conquiste clientes e mitigue problemas operacionais.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) dá algumas dicas de gestão do seu e-commerce:
Gostou do artigo? Ele foi inspirado na própria página da Amazon sobre o assunto.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo? Acesse o nosso canal do Telegram.
Canal voltado para compartilhar dicas e ideias sobre as novidades do marketing digital para pequenos negócios.
Foi um prazer te ajudar :)