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Wed Sep 06 12:28:52 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Padronize respostas no canal de atendimento ao cliente no e-commerce

No comércio eletrônico, a diversidade de meios de contato com o consumidor deve ser estratégica para conquistar a clientela de sua loja virtual.

· Atualizado em 06/09/2023
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O empresário do e-commerce deve estar atento à relação com o consumidor por meio dos canais de atendimento da loja on-line. Além do treinamento adequado da equipe da empresa para manter esse contato direto com o cliente, é necessário que isso seja feito de maneira personalizada, rápida e eficaz.

Quando o consumidor usa um dos canais disponíveis para esclarecer dúvidas ou fazer reclamações, por exemplo, ele espera que seus problemas sejam resolvidos na plataforma utilizada. Se for redirecionado, o ideal é que não precise repetir todas as informações das quais a empresa já tem conhecimento.

Para as lojas que oferecem um canal de atendimento ao cliente variado, é importante padronizar as respostas, com base em ferramentas satisfatórias, para que o cliente sinta-se confortável e seguro em relação à empresa.

Confira a seguir algumas dicas para você garantir que a relação com o cliente seja um diferencial para o seu negócio.

Atendimento multicanal

Embora não exista regra específica de como estruturar as equipes de atendimento (isso fica a critério do empresário), a padronização das informações em todos os canais é essencial para aprimorar a experiência do consumidor com o site de e-commerce.

O objetivo da empresa deve ser atender o cliente de maneira única. Além disso, essa é a oportunidade de aumentar o vínculo com o público-alvo, para conhecê-lo melhor.

Essa é a estratégia central do chamado atendimento multicanal, que permite várias possibilidades de contato entre clientes e empresas.

Esse tipo de atendimento pode ser feito por telefone, chat, e-mail, SMS e mídias sociais (Facebook, Instagram e Twitter, principalmente).

Uniformizar as práticas de relacionamento com o cliente tornou-se ação necessária para evitar ruídos na comunicação. Dessa forma, é mais fácil identificar as falhas e corrigi-las, sem gerar transtornos.

Integração

Para garantir que essa sistemática funcione, o empresário deve possuir uma ferramenta de CRM que integre todos os dados relacionados ao atendimento ao cliente nos diversos canais que possui.

Essas informações devem ser acessíveis às diversas equipes da loja virtual. Além de manter o padrão preestabelecido, essa plataforma possibilitará à empresa ter uma visão única do consumidor, acompanhando toda a trajetória dele na Central de Relacionamento.

Assim, será possível identificar suas necessidades, histórico de outros atendimentos e realizar um trabalho com mais qualidade, evitando falhas.

Satisfação

Além de utilizar os canais de atendimento para lidar melhor com o cliente, o empresário pode aproveitar informações relevantes para a criação de campanhas de marketing mais direcionadas. Isso tem impacto nas iniciativas de pós-venda.

Pesquisas apontam que, se comparados aos usuários que não enfrentaram nenhuma dificuldade, os clientes que tiveram problemas resolvidos tendem a se tornar fiéis à loja.

A experiência satisfatória do cliente com a Central de Relacionamento, no momento em que mais precisar de feedback da empresa, poderá assegurar essa fidelização.

Saiba mais

Confira nosso artigo Vendas e marketing no e-commerce e fique por dentro do assunto. 

Clique aqui e leia mais sobre atendimento e fidelização no e-commerce

Entenda por que o atendimento deve ser ágil no e-commerce.

Assista à série do Sebrae sobre 10 dicas para e-commerce, particularmente sobre padronização de respostas:

 

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