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Sat Jan 14 14:24:30 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Plano de marketing: conquiste o público da terceira idade

Conheça o potencial de compra dos idosos, elabore um plano de marketing para conquistar esse público e aumente suas vendas.

· 11/11/2022 · Atualizado em 14/01/2023
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Empreender não consiste apenas em vender seu produto ou serviço, mas em pensar como vender usando as melhores estratégias para atrair os potenciais clientes. Muitas vezes, quando o seu público possui faixas etárias diferentes, vale a pena elaborar formatos exclusivos para divulgar a sua empresa ou prestar atendimento.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, o Brasil passou a ter cerca de 10% da população formada por idosos com 65 anos. 

Como esse grupo representa uma parcela importante da economia no país, vamos te explicar as melhores estratégias para atrair a terceira idade para consumir no seu comércio.

A importância do mercado sênior

Para conquistar o público da terceira idade, a sua empresa precisa investir em ferramentas de comunicação, transparência e credibilidade. Geralmente, as pessoas mais velhas são um pouco mais criteriosas antes do consumo, o que traz muitos benefícios.

O Mapa de inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil, feito pelo Serasa, mostra que os registros mais recentes de brasileiros com dívidas correspondem ao perfil de pessoas de 26 a 40 anos. O índice de idosos com mais de 60 anos que estão inadimplentes, segundo o mapa de junho, é de 17,5%, ficando atrás apenas dos jovens de até 25 anos, cujo percentual é de 12,5%.

Isso ocorre porque a maioria dos idosos tem o hábito de realizar compras à vista, evitando parcelamentos e eventuais dívidas. Essa consciência de poupar, comprar o necessário e ter controle financeiro é uma grande vantagem para a sua empresa.

Confira algumas sugestões para montar o seu plano de marketing para atrair e fidelizar esse público:

  • Qualidade no atendimento: um dos principais aspectos que levam idosos a se tornarem clientes fiéis de um estabelecimento é a forma como ele é tratado. Com isso em mente, treine a sua equipe para atender as pessoas mais velhas com atenção, educação e paciência.

Busque sempre compreender a necessidade de compra do seu cliente para apresentar a ele as melhores opções da sua loja e/ou empresa. O idoso precisa sentir que está tendo a autonomia da compra, e não que está sendo induzido a algo. Além disso, a conduta ética dos atendentes deve ser sempre respeitosa.

  • Exclusividade: lojas muito cheias e a possibilidade de enfrentamento de grandes filas são fatores que afastam os clientes da terceira idade. Como boa parte desse público já não possui a mesma resistência física de anos atrás, disponibilize formatos exclusivos de atendimento e de acessibilidade aos idosos.

Confira alguns exemplos do que pode ser feito no seu negócio: caixas especiais de atendimento com exclusividade para pessoas com mais de 60 anos, opção gratuita de entrega em domicílio, vagas de estacionamento e, em casos de empresas com dois ou mais andares, elevadores ou opção de atendimento no térreo.

  • Comunicação visual e oral: nem todos os idosos possuem a mesma capacidade de compreensão ou leitura, logo, para que todos sejam alcançados pelo marketing da empresa, é importante investir em elementos visuais e em uma boa comunicação. 

Placas coloridas de tamanho razoável, com preços em destaque, são uma alternativa. 

Associar o produto a uma imagem positiva também pode ser algo bem proveitoso. 

Uma equipe capacitada para atender, esclarecer dúvidas e manter o contato com o idoso após a compra também faz toda a diferença. O atendimento personalizado para a melhor idade é uma ferramenta estratégica muito eficaz. 

Potencial de compra

Jamais subestime a compreensão do seu cliente, pelo contrário, seja cauteloso e se mostre interessado em passar as informações da melhor forma possível. Com a pandemia, uma pesquisa realizada pela empresa Kantar Ibope mostrou que 40% das pessoas acima de 55 anos desenvolveram ou aumentaram suas compras on-line.

No que diz respeito aos produtos mais procurados, 80% do público comprou itens de limpeza, 75% fizeram compras de supermercado e 74% compraram remédios. Assim, quando pensar em marketing digital, lembre-se de que o mercado sênior também pode consumir aquele conteúdo.  

Dicas de ouro para atender bem todo o seu público:

- Faça um levantamento da faixa etária do público da sua empresa.

- Conheça os hábitos e o perfil dos seus clientes.

- Analise os formatos de atendimento físico e virtual do seu negócio.

- Elabore um plano de marketing e venda segmentado para o seu tipo de público.

Dito isso, conheça o potencial de mercado da terceira idade e acesse o Portal do Sebrae para obter mais orientações sobre como conduzir sua empresa de forma efetiva e potencializar seus resultados. 

Sebrae: o maior parceiro das micro e pequenas empresas.


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