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Wed Aug 31 01:45:38 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Por que faço marketing digital e não vendo?

Veja como aumentar suas vendas, alinhando o marketing digital a outras ações estratégicas.

· Atualizado em 31/08/2022
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Por que mesmo aplicando estratégias de marketing digital, muitos empresários não aumentam suas vendas? É comum encontrar empreendedores que estudam e implementam ações de marketing digital, investindo tempo e dinheiro, mas que não alcançam os resultados esperados ou os seus objetivos. 

Por que isso acontece? Como resolver essa questão? O erro, muitas vezes, não está no marketing digital, mas antes mesmo dele. Listamos algumas ferramentas e estratégias importantes para os negócios e que devem ser trabalhadas antes mesmo de se pensar em ações de marketing digital. 

Posicionamento de marca (Branding)

O posicionamento da marca deve estar relacionado aos valores da empresa e alinhado com elementos como imagens, cores e tom de voz, por exemplo. É preciso estar atento à identidade visual do seu produto e pensar em campanhas de branding ou posicionamento da sua marca. Uma estratégia bem-sucedida de branding traz benefícios como: venda contínua, reconhecimento e visibilidade da marca, autoridade e credibilidade. 

Precificação de produto 

Um preço errado pode diminuir suas vendas e colocar seu negócio em risco. Isso porque a precificação é estratégica para posicionar seu produto no mercado, manter a atratividade, competitividade e lucratividade. Uma boa precificação leva em consideração aspectos como:

  • Valor do produto para o cliente e não para a empresa;
  • Tangibilidade do produto ou serviço. O cliente precisa sentir que está pagando o preço justo;
  • Diferenciação de preços;
  • Maneira como você comunica o preço influencia na percepção de valor do cliente.

De modo geral, é preciso estudar o mercado, a concorrência e o seu cliente. O empresário precisa considerar os custos envolvidos na produção e divulgação do produto e também a busca por competitividade. 

Não ter uma estratégia definida

Não definir sua estratégia também pode ser um empecilho para o crescimento das suas vendas. E esse é um erro comum, sair fazendo várias ações ao mesmo tempo sem um planejamento definido. 

Para definir sua estratégia, você precisa, antes de tudo, conhecer seu público-alvo, seus concorrentes e o mercado de atuação. Com isso, você traça objetivos, metas e ações mais assertivas. Também é no planejamento que você define seus indicadores de avaliação. Ter uma estratégia definida é traçar o rumo que sua empresa vai seguir e direcionar suas ações. A chance de alcançar o sucesso fica maior com essa ferramenta. 

Definição errada de persona

A persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Para defini-la, você precisa conhecer seus clientes. Isso porque a persona tem nome, sobrenome, profissão, interesses e dores. Ela é específica para que suas ações conversem com ela diretamente e criem conexão. 

Assim, se você definir uma persona que não tem relação com o seu negócio, você pode ter sérios prejuízos. Outro problema é você determinar várias personas e perder o foco da sua ação. Por isso, pesquise bem antes de criar a sua persona e não se esqueça das etapas do funil de vendas. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Identificar o nicho faz toda diferença para o seu negócio

E aproveite o curso do Sebrae:
Marketing digital para o empreendedor


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